Ingredientes
- 160 g de arroz arbóreo
- 140 g de presunto cru (fatias de 2 a 3 mm)
- 35 g de manteiga gelada
- 40 g de queijo parmesão
- ½ cebola picada finamente
- 60 ml de vinho branco seco
- 1 L de caldo de galinha quente
- Folhas de sálvia picadas
- Sal a gosto
- 120 g de queijo parmesão de boa qualidade ralado fino.
Modo de preparo do risoto
Primeiramente, aqueça uma panela funda em fogo médio, acrescente uma colher de sobremesa de manteiga e refogue a cebola até ela ficar transparente. Junte o arroz arbóreo e mexa bem. Em seguida, despeje o vinho no arroz e misture bem novamente, até secar.
Depois, ponha uma concha de caldo de galinha quente e misture – vá vertendo o caldo aos poucos, sempre que começar a secar. Repita esse processo, mexendo sempre até que o arroz esteja al dente. Junte o queijo parmesão e as fatias de presunto cru fatiadas grosseiramente com as mãos e misture bem o risoto, tomando cuidado para não quebrar os grãos de arroz.
Por fim, adicione mais uma concha de caldo, misture até ficar homogêneo e salpique as folhas de sálvia. Desligue o fogo, coloque a manteiga gelada restante no arroz e misture bem.
Modo de preparo da cesta de parmesão
Rale o queijo bem fino e divida-o em 2 partes. Reserve. Em seguida, forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe o queijo ralado, formando dois círculos de aproximadamente 20 cm de diâmetro.
Leve ao forno médio (180°C a 200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que o queijo derreta e comece a borbulhar. Retire do forno e deixe amornar por 3 minutos.
Solte os discos de queijo com uma espátula e coloque-os sobre tigelas individuais emborcados. Com uma pequena pressão, dê o formato de cestinhas nas laterais do refratário e deixe esfriar completamente.
Na hora de servir, tire a cestinha da forma e coloque o risoto de parma dentro. Para decorar, você pode fazer um crispy de presunto cru: é só separar duas fatias do presunto do risoto e colocá-las esticados sobre papel manteiga em uma forma.
Pincele um pouco de azeite sobre elas, leve ao forno alto por 5 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno, reserve sobre papel toalha e espere esfriar para servir.
Confira outras deliciosas receitas que já publicamos aqui no blog!
junho 7, 2020
Parabéns pelas dicas e receitas👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍
junho 8, 2020
Obrigada, Maria!
junho 8, 2020
Tudo no pão fica gostoso,no pão de açúcar
junho 9, 2020
🙂
junho 8, 2020
Receitas,com as guloseimas do pão de açúcar
junho 9, 2020
😛
junho 8, 2020
Muito maravilhosas essas receitas👏👏👏👏
junho 9, 2020
Elas são uma delícia mesmo, Anne 🙂