É raro encontrar alguém no mundo que não goste nem um pouquinho de chocolate. Mesmo que seja somente o hábito de saborear esse doce como ingrediente de alguma combinação ou receita – calda de bolos, misturado em um copo de leite ou harmonizado com uma taça de vinho –, é difícil afirmar que as pessoas não se sentem melhor ao consumir um tiquinho desse alimento por dia.
Além disso, o chocolate é considerado um ingrediente poderoso graças à sua concentração de cacau. Você sabia?
Basicamente, de acordo com a definição publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), só pode ser classificado como chocolate o produto preparado com cacau e açúcar, com adição ou não de outros componentes alimentares.
Existem várias receitas diferentes de bons chocolates. Entretanto, são três os tipos de chocolate tradicionais: branco, ao leite e amargo. Você conhece as principais características e diferenças entre cada um deles?
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite é uma preparação que leva massa de cacau – em proporções menores a 50% da composição da receita –, manteiga, leite (em pó ou natural) e açúcar. Essa mistura garante a esse tipo de chocolate uma coloração marrom mais clara, textura cremosa e um sabor mais adocicado, que agrada boa parte dos paladares.
No aspecto nutricional, o chocolate ao leite é uma receita com maior teor de gordura e açúcar, ingredientes necessários para produzir seu sabor e características visuais. O menor teor de cacau pode influenciar na também menor concentração de nutrientes e fitoquímicos – compostos antioxidantes que combatem os radicais livres – que são benéficos para a nossa saúde.
Chocolate branco
O chocolate branco é um dos tipos de chocolate que, apesar de não ter a coloração característica do cacau, também pode ser classificado nesse grupo alimentar pela ANVISA por levar em sua receita a manteiga de cacau (ao invés da massa da fruta). Ele é preparado também com leite e açúcar, características que elevam sua concentração de gordura e valor calórico.
Apesar disso, é o tipo de chocolate com sabor mais suave e agradável, se tornando um dos favoritos de quem valoriza o paladar mais adocicado. Sua textura também costuma ser mais cremosa do que a encontrada nas opções ao leite.
Chocolate amargo
O chocolate amargo pode variar bastante de sabor, cor e aroma de acordo com a concentração de cacau em sua receita.
Por definição, todo chocolate que utiliza um volume acima de 50% de massa de cacau em sua receita pode ser classificado como amargo. Entretanto, é possível encontrar diferentes variações dessa concentração em chocolates no mercado, com características únicas e que agradam vários tipos de paladares. Além disso, os amargos geralmente levam pouca – ou nenhuma – adição de leite e têm baixos teores de açúcar.
Os chocolates com 50% a 75% de massa de cacau são classificados pela indústria como amargos, enquanto aqueles que trabalham com 76 a 85% de cacau em sua composição são chamados de extra amargos. É possível encontrar também receitas com teores que chegam a 99% de cacau em sua composição, com a adição mínima de outros ingredientes.
Todos têm como sua principal característica a coloração escura e o amargor no paladar – que aumenta de acordo com a concentração do cacau.
Exatamente por utilizarem um volume alto da fruta em suas receitas, os chocolates amargos são considerados mais nutritivos do que os outros tipos por apresentarem maior teor de fitoquímicos e outros nutrientes em sua composição, além de menor teor de gordura e açúcar.
–
A partir desses três tipos de chocolate tradicionais, é possível criar e descobrir novas receitas ainda mais saborosas desse alimento. Quais são seus tipos de chocolate favoritos? Confira também outros posts sobre chocolate que já publicamos aqui no Blog do Pão!
abril 10, 2017
Meu paladar para chocolates é para amargos e extra amargos. Concentração maxima possível de cacau. De 75 por cento até 99 por cento na composição da massa . Amo o sabor do chocolate noir . Amo o sabor amargo do chocolate . E tem que ter qualidade. Obrigada, abraços.
abril 12, 2017
Os chocolates mais amargos tem seu charme, não é mesmo Clauci? Obrigado por comentar! <3
abril 11, 2017
Excelentes dicas. Bem bolado e com boas explicações.
abril 12, 2017
Obrigado, Dini! 😉
abril 13, 2017
N sou mto amiga de chocolate amargo, mas o único c 70% q comi e gostei (me surpreendi c isso rs), foi um c “sabor framboesa” da Kopenhagen, q tira um pco do amargo q me desagrada… gosto bastante rs
Mas o q mais gostei ateh hj foi um há alguns meses c 56% e gostei bastante de outro q tinha pco 64% (provei várias %s, em “mini-tabletes” rs em uma loja de chocolate, a Cacau Show se n me engano), se for analisah dentro das porcentagens q foram dadas seria classificado como amargo, mas achei na minha cabeça estava como “ao leite”, pois parecia um ao leite um pco mais saboroso, por ser suave… por n ter aquele amargo q sentimos às vezes ateh nos tabletes “meio-amargo comuns”… Seriam classificados como amargos msm???
Fiquei curiosa, pois sou uma super-chocólatra… rsrsrs
Obrigada pela atenção!!! ^-^
Bjsss!!
abril 13, 2017
Ei, Tábata!
Todo chocolate com mais de 50% de cacau já pode ser classificado como amargo pelo produtor. Alguns podem parecer mais suaves por causa da concentração de outros ingredientes, mas é a concentração que cacau que determina se ele é amargo ou não. Tiramos sua dúvida? 😉
outubro 18, 2017
Meu paladar e pro chocolate ao leite,pois o sabor desse chocolate é divino
outubro 19, 2017
É irresistível mesmo, Samuel!
novembro 23, 2017
Chocolate Branco pisa em todos
novembro 23, 2017
A gente também não resiste a um pedacinho! 😉
abril 20, 2019
De uns tempos para cá eu optei pelo chocolate com mais cacau do que os outros.
abril 22, 2019
É uma delícia, né Marcus?
maio 2, 2019
Não falaram dos maravilhosos “compounds” – alguns também o denominam “chocolate hidrogenado”.
julho 12, 2019
Acabei de voltar do Equador com uma serie de barras de chocolate das mais diversas concentrações, até 100% (neste caso em pó e orgânico).
O que me surpreendeu foi haver chocolates com a mesma concentração e com sabores diferentes não por conta de adições mas pela região onde o cacau foi plantado/colhido. Tons de cítrico, amadeirado ou de floral tal como em vinhos. Não achava que o “terroir” influenciasse também essa delicia!
julho 15, 2019
Pois é, Nestor! O mundo do chocolate vai muito além do que a gente possa imaginar. Não tem como não gostar, né? <3
julho 12, 2019
Bom, eu amo chocate, so q ultimamamente tenho dado preferência para os meio amargo e amargo, pois contém menos acucar, e concentração maior de cacau q e a Fonte da juventude. Por ser rico em polifenol super importante para a organismo rejuvenescedor tbem.
julho 15, 2019
É isso aí, Simone! Eles são mais “saudáveis” mesmo 🙂
julho 7, 2020
Ótimas explicações 👍
De algum tempo para cá optei por chocolate 70% e acostumei com o sabor.
Hoje acho muito gostoso. Além de ser mais saudável também.
julho 8, 2020
Oi, Solange! Chocolates 70% têm 70% de cacau em sua composição, por isso o sabor mais amargo! Que bom que gostou e conseguiu adaptar o seu paladar 🙂