Uma das técnicas mais tradicionais de conservação de alimentos é seu armazenamento em baixas temperaturas – ou congelamento e refrigeração.

É claro que você sabe que alguns alimentos não podem – e nem devem – passar por um processo de congelamento, entretanto, vai se surpreender com os produtos que tem em casa e que podem ser armazenados no seu freezer ou congelador. Veja nossa lista de alimentos congelados que você pode produzir na sua cozinha!

alimentos congelados - produtos

Verduras e legumes

As verduras e legumes são os alimentos mais fáceis de congelar, pois sua textura e características nutricionais são favoráveis a esse tipo de conservação. Para congelar seus vegetais você pode picá-los para que fiquem prontos para uso após o descongelamento e, em seguida, colocá-los em uma sacolinha que pode ser fechada a vácuo, para evitar o contato com ar ou água.

Os vegetais e legumes congelados podem ser usados diretamente em molhos, refogados, cozidos e outros pratos quentes.

Pães

Os pães tem um tempo de validade muito curto, não é mesmo? Especialmente se você mora sozinho e não consegue comer um pacote inteiro durante o período em que ele está íntegro. Por isso, a melhor maneira de fazê-lo durar mais e minimizar o desperdício é congelar esse alimento.

Você pode usar a mesma sacola fechada a vácuo para guardar e, na hora de comer, levá-lo diretamente para o forno para fazer sua torrada!

Ovos

Nenhum alimento vencido é tão perigoso quanto um ovo estragado. Por isso, esse alimento que é extremamente perecível e frágil, precisa passar por um poderoso processo de conservação – e o congelamento é uma excelente pedida para garantir a segurança necessária.

Para congelar seus ovos é preciso, inicialmente, fazer uma mistura da clara e da gema, como se você fosse fazer um omelete, e colocar no mesmo tipo de saco a vácuo, evitando contato com o ar. Você pode congelar mais de um ovo no mesmo recipiente, mas lembre-se de anotar (em uma etiqueta, por exemplo) a quantidade que foi armazenada para não errar no volume na hora de usá-los.

alimentos congelados - legumes

Nozes e castanhas

Você sabia que pode congelar suas nozes e outras oleaginosas favoritas, para usar em receitas ou montar lanchinhos? Basta colocá-las no saquinho, fechar a vácuo e levar para o congelador. Ao consumir, basta deixá-las um tempo fora do refrigerador para descongelar e já usar nas receitas ou como petisco para o meio do seu dia.

Leite

Congele o leite que você não vai conseguir consumir ou usar para aproveitá-lo em outra oportunidade. Opte por uma garrafa de vidro ou plástico, encha ¾ da mesma (para que ela não estoure com tanta pressão) e leve para o congelador. Quando for consumir, descongele e use o conteúdo imediatamente para ele não perder sabor e aroma.

Queijos

Tem queijo sobrando em casa e não vai conseguir consumir tudo antes de vencer? Leve-os para o congelador! Use o saquinho que pode ser fechado a vácuo e aumente a validade de todos os tipos de queijo.

Vale lembrar que os queijos mais cremosos e macios podem sofrer um pouquinho de alteração na textura e, por isso, podem ficar melhor como ingredientes de receita do que consumidos puros após o congelamento.

Frutas

As frutas são ótimos exemplos de alimentos congelados de sucesso, especialmente porque esse tipo de conservação pode ajudar a melhorar a utilização desses produtos em receitas, vitaminas e sucos.

Você pode optar por congelar todas elas inteiras ou em pedaços, lembrando sempre de que, na segunda opção, é melhor retirar a casca e o caroço das mesmas.

Feijão

Ao cozinhar uma panela de feijão, você não precisa refogar e servir todo o conteúdo se não pretende consumi-lo todo de uma vez. Guarde uma parte de um feijão não temperado em um recipiente que pode ir para o congelador e deixe armazenado lá por até um mês. Lembre-se que ao descongelar um pote para refogar, ele não poderá voltar ao congelador, ok?

Café

Um café fresquinho e passado na hora é uma delícia, mas o que fazer com o conteúdo que sobrou? Nada de requentar! Leve o conteúdo para preencher formas de gelo e congele para usar, futuramente, em receitas e bebidas geladas.

Carne

Carnes são pratos que podem ser congelados tranquilamente – e você sabe muito bem disso. Opte por congelar as carnes ainda frescas – de preferência cruas – e, caso você degele uma peça não cozida, lembre-se de só refrigerá-la novamente depois de prepará-la. Nunca leve ao congelamento uma carne crua que já foi degelada, já que ela pode se deteriorar nesse processo.

Use sacos plásticos para congelar a carne e evite dobrá-la no processo de refrigeração.

alimentos congelados - carne

Como você pode observar, a grande maioria dos alimentos pode ser congelada tranquilamente, desde que você tenha atenção com a embalagem usada e em minimizar o contato dos produtos com o ar. Vale sempre lembrar também que qualquer alimento que passou por processo de degelo jamais deve ser levado ao congelador de novo, para evitar contaminações indesejadas.

Quais alimentos congelados você sempre tem em casa? E quais não tem? Conte para a gente!