Comer carne de peixe é um dos hábitos alimentares mais saudáveis que você pode adicionar à sua rotina. Mas por que a carne de peixe é considerada tão saudável assim?

carne de peixe - corte

O que posso chamar de carne de peixe?

De maneira geral a carne de peixe, ou pescado, é derivada de todos os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos, de água doce ou salgada, que são utilizados na alimentação humana.

Quais são as principais características nutricionais desses alimentos?

Os pescados contam com muitas características nutricionais que são interessantes para a manutenção da nossa saúde:

Fonte de proteína de alto valor biológico

As carnes, de maneira geral, são uma fonte rica de proteínas de alto valor biológico – aquelas que são mais facilmente absorvidas e utilizadas pelo organismo humano. Por isso, a carne de peixe pode ser considerada uma importante fonte de proteína para a nossa alimentação.

Oferece gorduras que fazem bem para a saúde

Você provavelmente já sabe que alguns tipos de gorduras encontradas em alimentos podem ser essenciais para viver uma vida saudável, não é mesmo?

Os pescados são boas fontes dessas gorduras, que melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico e até a nossa produção hormonal.

Boa opção de vitaminas e minerais

A carne de pescado também é uma excelente opção para aumentar a ingestão de algumas vitaminas e minerais.

Nutrientes como o ferro, zinco, cálcio, magnésio, selênio, fósforo, cobre, vitamina B e vitamina C são facilmente encontrados em sua composição nutricional.

Valor calórico relativamente baixo

Apesar de serem alimentos com alto teor de gordura e proteínas, as carnes de peixe apresentam, de maneira geral, um valor calórico relativamente baixo.

Um pedaço de 100g de um peixe pode ter, em média, entre 80 a 150kcal – valor que varia de acordo com cada espécie.

Carne de peixe e gordura ômega tem relação?

O pescado é um alimento que se tornou mais popular por conta de uma característica nutricional específica: a sua grande concentração de gorduras ômega na composição.

O ômega 3 e ômega 6 são óleos poli-insaturados considerados essenciais para a nossa saúde, visto que não conseguimos produzi-los a partir de outros nutrientes da nossa alimentação. As carnes de peixe são fonte do ômega 3, que se dividem em dois tipos: o EPA e o DHA.

Esses dois óleos são essenciais para a formação de nossas estruturas neurológicas, oculares, para garantir o funcionamento da musculatura e também para fortalecer nossa resposta imunológica.

A maioria dos peixes conta com boa concentração de ômega 3 em sua composição, porém as espécies de águas frias e profundas (como o Salmão, o Atum e a Truta) são conhecidas por suas maiores taxas desse nutriente. Outras espécies, como a sardinha, a anchova e o bonito também tem se apresentado como boa alternativa para aumentar a ingestão desse ácido graxo essencial.

carne de peixe - ômega 3

Adicionar a carne de peixe na sua alimentação diária é uma ótima opção para garantir saúde e, é claro, sabor para o seu prato. Você tem o hábito de comer peixe? Qual é a sua espécie favorita? Conte para a gente!