Provas de corrida são uma delícia. As de revezamento, além de igualmente prazerosas, têm um toque a mais de emoção. Basta lembrar das tradicionais disputas olímpicas, com os integrantes correndo em busca da troca mais rápida de bastão.

Para participar da sua própria corrida de revezamento, entretanto, não é preciso ser um atleta de ponta – ou ir para uma olimpíada. Existem muitos eventos feitos para os participantes correrem em equipe, com cada integrante do time percorrendo um trecho da prova.

Mas, como escolher as pessoas certas para montar a sua equipe de revezamento? Algumas dicas do treinador Nelson Evêncio podem ajudar você a encontrar os companheiros perfeitos para cada parte da corrida!

montar uma equipe de corrida - perfil

Defina o perfil da sua equipe de revezamento

O primeiro passo para definir a sua equipe é encontrar o perfil que você procura: um time competitivo ou participativo. Por isso, é importante alinhar com todos os participantes qual é o objetivo ao fazer a prova: conquistar a melhor posição possível ou apenas completar o percurso se divertindo e dando o melhor de si?

Antes de sair convidando os colegas, procure aqueles que você acredita ter objetivos parecidos com o que você deseja alcançar.

Tente criar um time equilibrado

Definida a meta da equipe, é importante encontrar pessoas que tenham perfis similares e que possam caminhar facilmente no objetivo de alcançá-las. Por isso, foque em participantes com o mesmo nível de corrida – ou que pelo menos tenham propósitos semelhantes. Dessa maneira, você evita cobranças e frustrações desnecessárias entre os membros de um mesmo time.

montar uma equipe de corrida - estratégia

Times competitivos começam com o mais rápido

Para quem está montando um time para competir o melhor lugar do pódio, a dica é sobre estratégia: comece sempre a prova com seu corredor mais rápido e forte. Ele será o responsável por abrir vantagem sobre as outras equipes e deixar seus colegas de time em situação mais confortável para o resto do trajeto.

Conheça bem o percurso

Corrida de revezamento é também uma atividade de planejamento. Por isso, todo o time deve conhecer bem o percurso da prova e desenvolver junto a melhor maneira de completá-lo, usando as características de cada participante.

Deixe as subidas para os corredores mais resistentes, os trechos planos para os mais rápidos, os mais fáceis para os menos preparados e os trechos com sombra para quem sofre mais com o calor.

A corrida de revezamento é, antes de qualquer coisa, uma ótima oportunidade de se reunir com pessoas queridas e se divertir praticando uma atividade que faz muito bem para a saúde.

Que tal fazer a sua primeira prova em equipe no Circuito de Corridas Pão de Açúcar? Acesse paodeacucar.com/corridas e faça sua inscrição!