Mais Mu dormir melhorO sono é um fator muito importante para a saúde. Quando uma pessoa não tem noites de sono bem dormidas durante muitos dias, por exemplo, é possível que alguns distúrbios possam afetar o bem-estar e a qualidade de vida. Então que tal descobrir algumas dicas de como dormir melhor e os benefícios ao organismo?

dormir bem escuro

Quais os benefícios de uma boa noite de sono para o organismo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 40% dos brasileiros têm insônia. Isso significa que quase metade da população do país sofre com alguma dificuldade para adormecer ou continuar dormindo.

É importante saber que uma boa noite de sono, além de contribuir para o bem-estar e melhor qualidade de vida, pode oferecer alguns benefícios ao seu organismo, como:

  • Melhora do humor;
  • Aumento da disposição;
  • Diminuição do estresse;
  • Bom funcionamento metabólico, ajudando a favorecer o emagrecimento;
  • Fortalecimento do sistema imunológico.

dormir melhor acordando

Como dormir melhor e ter um sono de qualidade?

Durante o sono, o organismo continua trabalhando e realizando funções essenciais para o seu bom funcionamento, como renovação da visão, descanso dos rins, produção de hormônios e regeneração da pele.

Quando se tem uma noite de sono ruim, por exemplo, o corpo não consegue descansar e se recompor para o próximo dia. Por isso, para que essa situação não se repita com frequência, existem algumas dicas que podem ajudar a evitá-la e, consequentemente, contribuir para um sono de qualidade!

Prefira alimentos leves antes de deitar

Ter uma alimentação leve perto da hora de dormir é muito importante para melhorar o sono.

Se você sabe que vai jantar algum alimento mais pesado ou que tem uma digestão difícil, como carboidratos ou aqueles com alto índice glicêmico, prefira consumi-los algumas horas antes de ir para a cama.

dormir melhor frutas

Evite aparelhos eletrônicos e garanta que o ambiente esteja escuro

Durante a noite, em ambientes mais escuros, o corpo é responsável por produzir melatonina, um hormônio essencial para o sono. No entanto, esse processo pode ser reduzido ou sofrer algum tipo de interferência com a presença de luz.

Por isso, para uma boa noite de sono, o ambiente deve estar com as lâmpadas apagadas, as janelas fechadas e sem a iluminação de aparelhos eletrônicos. Ou seja, mexer no celular antes de dormir pode ser um dos motivos de o seu sono não ter a melhor qualidade.

dormir melhor eletrônico

Reserve um tempo para relaxar antes de dormir

Nos tempos atuais, é cada vez mais difícil se afastar de eletrônicos. Sendo assim, uma boa ideia para colaborar a evitar o seu uso antes de dormir pode ser reservar um tempo para aproveitar os benefícios da meditação e, consequentemente, relaxar.

Caso você ainda não seja adepto dessa prática, vale fazer o teste! Meia hora antes de deitar, comece a meditar. Desligue todos os eletrônicos, respire fundo, relaxe o corpo e pense nos momentos positivos que aconteceram durante o seu dia.

dormir melhor meditação

Utilize suplementos que ajudem a estimular o sono

Para quem tem muita dificuldade de ter um bom sono, o uso de suplementação é uma opção para ajudar a dormir melhor. Entretanto, lembre-se de consultar um profissional da saúde antes de incluí-la na sua rotina.

Embora possa ser encontrado em alguns alimentos, como aveia, leguminosas, ovos, peixes, entre outros, vale saber que um dos suplementos mais recomendados é o triptofano. Afinal, ele é um aminoácido que exerce uma função essencial para o organismo, já que é utilizado pelo corpo para produzir serotonina.

A serotonina, por sua vez, é um neurotransmissor indispensável para o bom funcionamento do corpo e da mente, uma vez que ele, entre outros benefícios, ajuda a equilibrar o sono e o humor.

dormir melhor suplemento

E então, pronto para ter uma boa noite de sono? Agora que você já descobriu como dormir melhor, assim como sua importância e benefícios, que tal colocar as dicas em prática? Confira também outros posts sobre saúde que já fizemos aqui no Blog do Pão!

“A Mais Mu tem a missão de mostrar que ninguém precisa ser bitolado pra ser saudável, e pra isso trabalhamos com alimentos gostosos e saudáveis, nessa ordem sempre! Conhecida por conquistar seus consumidores como o #wheydagarrafinha, hoje a empresa entrega diferentes snacks proteicos e saudáveis, como chocolates, pronto para beber e cremes. Além disso, também tem a opção de produtos para aqueles que querem arrasar no treino, como whey protein, proteína vegetal e suplementos, e também para quem busca cuidados pessoais.”