Alguns vegetais podem ter características muito parecidas, como seu formato ou coloração. Por isso, são divididas em grupos que ajudam a classificá-las de acordo com seus principais aspectos visuais e nutricionais.

As hortaliças brássicas, apesar do nome não tradicional, estão mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos. Não sabe o que são elas? Aprenda um pouco mais sobre por que elas devem sempre aparecer no seu prato!

vegetais brássicos - texto

Quais são as hortaliças brássicas?

As hortaliças brássicas são também informalmente chamadas de “vegetais florais”, por conta de suas características físicas muito semelhantes a um buquê de flor. Fazem parte desse grupo vegetais como:

Quais as principais características desses vegetais?

Todos esses vegetais com formato mais floral contam com características interessantes, tanto para seu uso na cozinha, como para nossa saúde.

De maneira geral, hortaliças brássicas são resistentes a grandes oscilações de temperatura e, por isso, se dão bem com calor e frio. Elas também têm um tempo de desenvolvimento maior nas plantações, por conta de suas estruturas mais rígidas e resistentes.

No aspecto nutricional, elas são vegetais ricos em fibras alimentares, ferro, cálcio e vitamina C. Além disso, contam com compostos bioativos específicos que podem ajudar a fortalecer o organismo contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer (como o de esôfago, cólon e pulmão).

Como usar as hortaliças brássicas no meu cardápio?

Usar esses tipos de hortaliças no cardápio é muito simples, visto que a grande maioria delas conta com uma grande versatilidade de preparo. Podem ser cozidas, utilizadas como ingredientes de receitas e até mesmo consumidas cruas.

Vegetais como o brócolis, a couve-flor, o rabanete, nabo e a couve de Bruxelas são ótimas opções para preparar no vapor, gratinadas ou cozidas na água, para servir como guarnição ou acompanhamento de vários pratos.

A rúcula e o agrião são ótimos para se consumir frescos em saladas ou pratos frios, mas também funcionam bem quando utilizadas para preparar molhos, sopas e cremes. Elas, junto com a couve o repolho, também vão muito bem no recheio de carnes, tornas e massas.

vegetais brássicos - texto 2

Com qual frequência esses vegetais com formato de flores aparecem no seu cardápio? E qual é a sua hortaliça brássica favorita? Conte para a gente! Confira também outras dicas de alimentação saudável para aplicar no seu dia a dia!