O churrasco é o evento que é a cara do brasileiro: pessoas queridas reunidas em torno de uma boa carne no fogo, muita música, diversão e é claro, boas bebidas.
Naturalmente quando pensamos em churrasco, lembramos de cerveja, certo? Mas e para quem não gosta dessa bebida, qual seria a alternativa? Além dos clássicos e refrescantes drinks e bebidas não alcoólicas, há quem prefira o vinho para acompanhamento das carnes que são servidas.
Mas afinal, vinho e churrasco combinam?
Bebidas perfeitas para acompanhar carnes
A resposta para essa pergunta é: sim! Vinho e churrasco combinam muito, visto que muitas uvas que desenvolvem belas bebidas são perfeitas para harmonizar com diferentes tipos de carne.
Para as carnes vermelhas preparadas na brasa, com bastante sabor de gordura e sal, os vinhos com taninos bem presentes – e com leve toque de madeira – são acompanhamentos perfeitos para complementar essa experiência de consumo.
Por isso, vinhos feitos com uvas Tannat, Malbec, Syrah ou Cabernet são opções certeiras para complementar o seu churrasco!
Não se esqueça de levar espumantes
Você talvez já imaginasse que alguns tipos de vinhos tintos iriam ser boas opções de bebida para o seu churrasco, certo? Mas não se esqueça que os vinhos brancos e espumantes também são alternativas muito interessantes para quem não quer beber cerveja no churrasco.
Os espumantes do tipo brut, mais secos, ajudam a equilibrar o sabor de gordura das carnes, limpando seu paladar para o próximo pedaço. Nesse sentido, vinhos brancos mais ácidos e bem gelados também podem ajudar a trazer mais frescor para o paladar.
Vinho pode – e deve – gelar igual cerveja
Você deve estar pensando que ficar no calor da churrasqueira – ou de um dia de sol – tomando vinho para acompanhar a carne pode não ser uma boa ideia, não é mesmo? Especialmente se você optou por uma garrafa de vinho tinto.
Para combater essa característica do clima brasileiro, a melhor alternativa é colocar as suas garrafas de vinho em um balde com gelo (ou para refrescar na geladeira). Cuidado apenas para não gelar demais, visto que uma boa temperatura para servir o vinho tinto varia entre 14 e 18°C.
Vinhos brancos e espumantes, por sua vez, podem ser servidos bem geladinhos, entre 5 e 10°C!
Carnes e suas harmonizações ideais
Para levar a sua harmonização de vinhos e carne a outro nível, que tal conferir essas dicas para combinar os principais cortes com as uvas certas? Já publicamos um texto sobre esse assunto aqui!
Aproveite também para conferir outros tipos de harmonização, para completar a sua experiência com acompanhamentos e pratos doces que serão servidos no churrasco!
–
E ai? Vai levar vinhos para seu próximo churrasco? Não se esqueça de conferir as várias opções que temos no Pão!
junho 6, 2020
Os churras agora terão outro sabor com os vinhos…vlw pelas dicas!
junho 8, 2020
Eles têm tudo para serem ainda mais deliciosos 🙂