Quando pensamos em churrasco, muitas vezes a confraternização vem primeiro a nossa mente de que a própria carne em si – e a tradição para esta ocasião aqui no Brasil quase sempre inclui cerveja!

Pensando no típico churrasco do brasileiro, que fazemos em casa com grande diversidade de itens (desde pão de alho e saladas, passando por linguiças, frango, picanha, maminha e outras), não dá para escolher uma cerveja para harmonizar perfeitamente com todos os pratos. Mas é possível sim escolher alguns estilos que conseguem entrar em harmonia com vários dos alimentos, com o clima e com o ambiente.

Que tal conferir algumas dicas que a nossa especialista em cerveja, Káthia Zanatta, preparou em conjunto com o Pão de Açúcar para o seu próximo churrasco?

cerveja e churrasco - acompanhamento

Três cervejas que combinam com qualquer churrasco

É claro que nenhuma cerveja vai harmonizar perfeitamente com todos os alimentos do seu churrasco, mas alguns estilos podem ser curingas na hora de fazer a combinação ideal:

Session India Pale Ale (IPA)

“Session” significa uma versão menos intensa de um estilo de cerveja. Neste caso, temos uma IPA leve em álcool para se adequar aos longos períodos que passamos curtindo o churrasco e não se atrapalhar na quantidade de álcool. Além disso, ela tem uma presença marcante de lúpulo tanto no aroma, quanto no amargor.

Suas notas aromáticas cítricas – provenientes do lúpulo americano – conferem frescor e amargor em intensidade média, que ajuda tanto a contrastar a gordura das carnes, quanto o gosto umami de cada uma delas, tornando seu sabor ainda mais marcante.

Münchner (ou Munique) Dunkel

A Dunkel é um estilo alemão de cerveja, com coloração marrom-clara. Essa cerveja, que tem em torno de 5,0% de álcool, apresenta um perfil mais maltado e de médio-baixo amargor. Apresenta notas de caramelização marcantes que remetem a amêndoas, caramelo, biscoito e leve chocolate, que se assemelham às mesmas notas que surgem nas carnes quando as assamos ou grelhamos.

O amargor médio-baixo da bebida agrada a vários paladares e ajuda no contraste da gordura, que parece em intensidades diferentes nas diversas carnes. O teor alcoólico baixo também permite que ela possa ser consumida durante todo o churrasco.

English Pale Ale / Special Bitter / Extra Special Bitter

Estes três estilos de cerveja são parecidos e apresentam um equilíbrio entre malte e lúpulo. O malte tem um perfil amendoado, enquanto o lúpulo conta com um perfil herbáceo ou sutilmente terroso.

As características da English Pale Ale, da Special Bitter e da Extra Special Bitter permitem que as suaves notas de caramelização das bebidas se assemelhem às das carnes, e o amargor mediano do lúpulo contraste com a gordura e o gosto umami. Vale lembrar também que o álcool ajuda a suavizar a gordura, sem deixá-la muito intensa ou desagradável.

cerveja e churrasco - carnes

Sugestões de harmonização para grelhados específicos

Para quem quer tentar uma harmonização mais específica em seus churrascos, existem cervejas que podem combinar muito bem com determinados tipos de grelhados.

Picanha + American IPA’s

A picanha é um corte de carne com maior teor de gordura. Por isso, ela pode ser acompanhada de uma cerveja um pouco mais potente, tanto em álcool, quanto em amargor.

Uma opção de bebida com amargor mais elevado seriam as American IPA’s. Elas apresentam aromas cítricos de lúpulos americanos, amargor médio-alto, corpo médio e final seco. O amargor contrasta com a gordura, doçura e o umami da carne, deixando-a mais equilibrada. O teor alcoólico mais elevado dessa cerveja também estabelece uma relação equilibrada de potência com a gordura.

Frango + Vienna Lagers

O frango é uma carne com sabor mais suave e baixo teor de gordura. Por isso, ele pede um estilo de cerveja igualmente leve.

Cervejas do estilo Vienna Lager são boas opções para servir com essa carne, por possuírem coloração acobreada, aroma suave que remete à casca de pão e biscoito, além de leves notas florais. Seu sabor apresenta bom equilíbrio entre doçura e amargor e final refrescante, além de um teor alcoólico discreto.

As notas de caramelização da cerveja se assemelham à do frango, assim como a intensidade de álcool e amargor são equivalentes à gordura e sabor da carne.

Queijo coalho + Weizenbiers

O sabor mais suave, leve acidez e o teor de sal mais elevado desse tipo de queijo combinam bem com cervejas de trigo alemãs, como as Weizenbiers.

Elas são cervejas leves e refrescantes, com notas frutadas e condimentadas e que apresentam baixo amargor. Ambos contam com acidez delicada e as notas frutadas da cerveja complementam o queijo, tornando-o mais saboroso.

Bacalhau + Weizenbiers ou Witbiers

Aqui novamente as Weizenbiers são uma boa alternativa de bebida para harmonizar. Por serem leves e refrescantes, elas equilibram o sabor do peixe e complementam o prato com suas notas frutadas e condimentadas.

Na mesma linha, as Witbiers também são uma ótima escolha para combinar com o bacalhau na brasa. Seus aromas cítricos, que remetem à casca de laranja e sementes de coentro, bem como sua leve acidez, também complementam o prato como se fossem um tempero para o peixe.

Lombo de porco + English Brown Ales ou Bitters Inglesas

Por ser um corte menos gorduroso, as English Brown Ales e Bitters inglesas são boas alternativas para combinar com essa carne do porco.

As notas de caramelização e seu amargor baixo, porém assertivo, se assemelham aos da carne. Elas também contrastam na medida certa com a gordura e o gosto umami da carne.

Além disso com teor alcoólico médio, corpo baixo e boa carbonatação, são fáceis de beber e ótimo acompanhamento para longas horas de churrasco.

cerveja e churrasco - harmonização

Essas informações lhe ajudaram a levar a combinação cerveja e churrasco para outro nível? Para complementar essas dicas, confira nossos textos sobre os copos para tomar sua cerveja e também sobre as características de cada estilo!

Banner_BLOG_churrascometro