Imagine um dia estar passeando pela seção de vegetais do supermercado e encontrar uma gôndola que disponibiliza legumes cobertos de terra para as pessoas levarem para casa. Ainda que essa situação possa parecer uma falha primária do estabelecimento, ela é uma prática que tem sido incentivada em alguns mercados e supermercados de todo o país. Os legumes escovados são uma escolha sustentável para estabelecimentos que trabalham com a comercialização de alimentos – e são muitas os benefícios de levá-los para casa. Que tal conhecer algumas delas?

Maior economia de água

legumes-escovados-cenoura Você sabia que, ao comprar um legume na feira ou no supermercado, ele já passou por um processo de limpeza, feito logo após a colheita pelo produtor, ou até mesmo antes de ser disponibilizado para venda? E, quando você chega com ele em casa, o que faz antes de consumi-lo? Lava novamente, não é mesmo? Esse processo pode levar a um consumo aumentado de água, tanto na sua casa, quanto por parte dos responsáveis pela cadeia de produção dos legumes. Os legumes escovados são, portanto, uma opção para quem quer tornar o consumo desses alimentos mais sustentável. Assim, quando você leva os vegetais não higienizados para casa, é necessário somente um processo de limpeza para que eles sejam consumidos corretamente: o que você fará na sua cozinha. Dessa maneira, o gasto de água para tornar o produto apto para consumo é relativamente menor e o planeta agradece essa atitude.

Maior tempo de duração na exposição e na sua casa

legumes-escovados-beneficios Legumes escovados também têm maior durabilidade após a colheita. O processo de limpeza dos legumes e vegetais naturalmente reduz seu prazo de validade (e exatamente por isso é importante só higienizá-los momentos antes do consumo). Comercializá-los da maneira que foram coletados pode ser uma ótima alternativa, pois aumenta sua longevidade em até 30 dias.

Maior valor nutricional

legumes-escovados-gondola Todo processo de higienização de legumes, frutas e vegetais expõe esses alimentos a uma perda natural de nutrientes – especialmente os hidrossolúveis – quando entram em contato com a água. Quanto mais vezes o alimento é higienizado, maiores são as chances de que esse processo afete seu valor nutricional inicial. Ao comprar um legume escovado – como batatas escovadas, por exemplo –, você terá a garantia de que ele passou por menos processos de higienização, preservando uma concentração maior de nutrientes em sua composição. Esse processo mais simples também valoriza o sabor, o aroma e outras características físicas do alimento, influenciando positivamente sua degustação.

Produtos mais disponíveis no mercado e maior economia para o seu bolso

legumes-escovados-economia Poucos são os estabelecimentos que já perceberam os benefícios de trabalhar com legumes escovados – e também são poucos os clientes que aceitam levar para casa alimentos que não passaram por um processo de higienização. Exatamente por isso é que os legumes escovados estão sempre mais disponíveis para compra nos mercados que trabalham com esses alimentos. A vantagem disso é que você quase sempre contará com uma boa disponibilidade de vegetais para levar para casa quando for fazer suas compras, além do melhor preço que geralmente é praticado para esses produtos.

Outro fator que pode ajudar a influenciar na queda dos preços dos legumes escovados é a redução do consumo de água. Se o produtor gasta menos água e mão de obra para deixar o legume pronto para comercialização nos supermercados, é natural que o preço final do produto diminua e que o valor repassado para o cliente também seja menor do que o praticado no mercado. Dessa maneira, além de se beneficiar por comprar produtos mais saborosos, de maior qualidade nutricional e durabilidade, optar pelos legumes escovados também pode resultar em um grande benefício para o seu bolso.

Você já comprou algum tipo de legume escovado? O Pão de Açúcar, a partir de janeiro, vai comercializar esses produtos em algumas de suas lojas em São Paulo e no Paraná. Será possível encontrar, inicialmente, batatas, cenouras e mandioquinhas escovadas para levar para a casa. Não deixe de conferir!

Aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas e opiniões sobre o assunto.