Olá, assinante Pão de Açúcar Viva Vinhos! Seus rótulos de Março chegaram. Que tal conferir o que te espera nesse mês?

Essencial

Riscal Tempranillo | Espanha

riscal tempranillo - essencial

Produtor

Esse exemplar espanhol é produzido pela Marqués de Riscal, uma bodega pioneira, fundada em 1858. Eles foram os primeiros a elaborar vinhos de acordo com os métodos bordaleses fora da França e a conquistar o diploma de honra em Bordeaux. Já foram eleitos “a melhor vinícola da europa” pela Wine Enthusiast em 2013.

Região produtora

Localizada no centro norte da Espanha, a região de Castilla Y León tem grande relevância para o país e possui vinícolas importantes e boa reputação. Dentro de seu território estão as famosas regiões de Ribera del Duero, Toro, Bierzo, Cigales e Rueda – referências inquestionáveis da produção de vinho espanhol.

Uvas

85% Tinta de Toro (Tempranillo) e 15% Merlot e Syrah.

Características

O Riscal Tempranillo é um vinho envelhecido 6 meses em barricas de carvalho americano, que deve ser servido idealmente entre 15°C – 17°C.

Sua cor é vermelha rubi intensa com toques violáceos e ao servir na taça você poderá perceber um vinho muito aromático, com toques de frutas vermelhas maduras, chocolate amargo e especiarias.

É uma bebida fresca, frutada, com taninos presentes e paladar persistente, apesar de ter corpo leve.

Harmonização com pratos

Harmonize seu Riscal Tempranillo com jamón, queijos curados, molhos condimentados com especiarias, legumes cozidos, carnes, aves, parrilla e assados.

Escalivada espanhola - texto vinhos

Côtes du Rhône Jean Lepetit | França

cotes du rhône - essencial

Produtor

Em 1790, Jean Lepetit, vindo de Paris, foi um dos primeiros franceses a adquirir vinhas após a revolução francesa. Desde então, ele, sua esposa e seus filhos começaram a escrever um novo capítulo da região vinícola do vale da Borgonha e do Ródano.

Região Produtora

A vinha tocada por ele fica em uma das áreas vinícolas mais antigas concedidas do status Appellation d’Origine Controlée (AOC). É uma região vinícola reconhecida e com grande reputação, medindo mais de 250km do norte ao sul. A vinha do Vale do Ródano é um mundo à parte.

Uvas

Grenache, Shiraz, Mourvedre e Carignan.

Características

O processo de vinificação do Côtes Du Rhône Jean Lepetit é suave e suas uvas possuíam alta concentração de taninos delicados. A uva Syrah é misturada com as outras uvas para adicionar complexidade aos aromas, amaciar o vinho e aumentar as qualidades na textura.

Deve ser servido, preferencialmente, entre 14°C e 16°C.

Sua cor é vermelha intensa e ao servir você poderá observar aromas de frutas pretas, cerejas, alcaçuz e especiarias. Paladar redondo e acabamento dominado por notas picantes e taninos muito doces.

Harmonização com pratos

Harmoniza com qualquer tipo de carne: grelhada, assada ou cozida. Acompanha carne de porco, de caça, pato, cordeiro, salsicha, vitela e pratos asiáticos. Eles também são perfeitos com uma grande variedade de queijos macios e duros.

pad thai - texto vinhos

Suprema

Vinho do Porto Romariz Reserva Latina | Portugal

vinho do porto - suprema

Produtor

A Casa Romariz foi fundada em 1850 por Manoel Rocha Romariz. A marca Romariz foi sempre reconhecida pela alta qualidade dos seus Vinhos do Porto.

Região Produtora

Região do Douro é a mais antiga região vinícola demarcada da Europa. É nesta região agreste e montanhosa que as uvas são cultivadas e transformadas em vinho. O solo xistoso, aliado ao clima seco, produzem vinhos de extrema riqueza e profundidade.

Uvas

Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão.

Características

O Vinho do Porto Romariz Reserva Latina foi envelhecido em barricas de carvalho durante vários anos e deve ser servido entre 10°C e 15°C.

Sua cor é vermelho tijolo, com tons laranja claro. Ao servir, é possível observar fortes aromas de especiarias e frutas secas. É uma bebida equilibrada, rica e com notas picantes. Um vinho doce e envolvente.

Harmonização com pratos

Pode ser servido como aperitivo, ligeiramente refrescado, ou no final da refeição para acompanhar a doçaria típica portuguesa. Combina também com queijos suaves de pasta mole.

perâs bebadas - texto vinhos

Bourgogne Pinot Noir 2016 Louis Chavy | França

bourgogne - suprema

Produtor

A Casa Louis Chavy foi fundada em 1938 por Monsieur Louis Chavy, um conhecido dono de vinhas na aldeia de Puligny Montrachet (e dono de um domínio em Chassey-le-Camp). Louis Chavy nasceu em 1919 em Puligny Montrachet. Sua família é ativa há séculos nas vinhas da aldeia de Puligny Montrachet.

Ele fundou a casa Louis Chavy com o objetivo de oferecer uma gama mais ampla de vinhos finos de Borgonha, além de seus próprios vinhedos. Atualmente, a Casa Louis Chavy oferece uma seleção completa de vinhos de Borgonha de cada uma das três principais regiões vitivinícolas da Borgonha: a Côte de Nuits, a Côte de Beaune e a Côte Chalonnaise.

Região Produtora

A Borgonha é uma região situada entre Paris e Lyon, no centro leste da França. Ela se estende por uma faixa de 135km. É muito conhecida por produzir vinhos brancos secos – principalmente de uvas varietais de Chardonnay – e vinhos tintos secos – feitos principalmente com uma variedade única de Pinot Noir.

A Borgonha tem o maior número de denominações do que qualquer outra região francesa e muitas vezes é vista como a terroir mais consciente das regiões vinícolas do mundo. O solo é composto principalmente de argila e calcário e tem um clima continental (inverno frio e verão quente).

Ela tem uma história de vinificação que remonta à época medieval, quando vários mosteiros desenvolveram a prática de delinear vinhas pelo terroir e desenvolver a indústria do vinho. Hoje a Borgonha produz 183 milhões de garrafas por ano, que são consumidas por 50% na França e exportadas em todo o mundo.

Uvas

100% Pinot Noir

Características

As uvas que fazem esse rótulo são colhidas à mão. Foram completamente derrubadas e fermentadas durante aproximadamente 15 dias a uma temperatura abaixo de 32°C. Depois, passam por um envelhecimento relativamente curto em barricas de carvalho francês e filtragem de luz antes do engarrafamento.

Esse vinho deve ser servido, preferencialmente, entre 13°C e 15°C. Sua cor é vermelho-violeta intenso com destaques brilhantes. Ao servir é possível perceber aromas de frutas vermelhas e pretas (morango e mirtilo) com notas de especiarias e alcaçuz.

É uma bebida bastante poderosa – ainda que suave na boca – com taninos bem estruturados e redondos. Conta com um discreto toque de carvalho, oferecendo delicadeza e complexidade aromática.

Harmonização com pratos

Harmoniza com carnes de porco cozidas, pratos típicos de Borgonha como boeuf bourguignon, torta de carne, barra de cordeiro, peito de pato, queijo.

Boeuf bourguignon - texto vinhos

Você ainda não faz parte do Clube de Vinhos do Pão? Não perca a oportunidade e assine agora mesmo o seu plano favorito!

Viva_Vinhos_blog_2018