Olá, assinante Pão de Açúcar Viva Vinhos! Seus rótulos de Março chegaram. Que tal conferir o que te espera nesse mês?
Essencial
Riscal Tempranillo | Espanha
Produtor
Esse exemplar espanhol é produzido pela Marqués de Riscal, uma bodega pioneira, fundada em 1858. Eles foram os primeiros a elaborar vinhos de acordo com os métodos bordaleses fora da França e a conquistar o diploma de honra em Bordeaux. Já foram eleitos “a melhor vinícola da europa” pela Wine Enthusiast em 2013.
Região produtora
Localizada no centro norte da Espanha, a região de Castilla Y León tem grande relevância para o país e possui vinícolas importantes e boa reputação. Dentro de seu território estão as famosas regiões de Ribera del Duero, Toro, Bierzo, Cigales e Rueda – referências inquestionáveis da produção de vinho espanhol.
Uvas
85% Tinta de Toro (Tempranillo) e 15% Merlot e Syrah.
Características
O Riscal Tempranillo é um vinho envelhecido 6 meses em barricas de carvalho americano, que deve ser servido idealmente entre 15°C – 17°C.
Sua cor é vermelha rubi intensa com toques violáceos e ao servir na taça você poderá perceber um vinho muito aromático, com toques de frutas vermelhas maduras, chocolate amargo e especiarias.
É uma bebida fresca, frutada, com taninos presentes e paladar persistente, apesar de ter corpo leve.
Harmonização com pratos
Harmonize seu Riscal Tempranillo com jamón, queijos curados, molhos condimentados com especiarias, legumes cozidos, carnes, aves, parrilla e assados.
Côtes du Rhône Jean Lepetit | França
Produtor
Em 1790, Jean Lepetit, vindo de Paris, foi um dos primeiros franceses a adquirir vinhas após a revolução francesa. Desde então, ele, sua esposa e seus filhos começaram a escrever um novo capítulo da região vinícola do vale da Borgonha e do Ródano.
Região Produtora
A vinha tocada por ele fica em uma das áreas vinícolas mais antigas concedidas do status Appellation d’Origine Controlée (AOC). É uma região vinícola reconhecida e com grande reputação, medindo mais de 250km do norte ao sul. A vinha do Vale do Ródano é um mundo à parte.
Uvas
Grenache, Shiraz, Mourvedre e Carignan.
Características
O processo de vinificação do Côtes Du Rhône Jean Lepetit é suave e suas uvas possuíam alta concentração de taninos delicados. A uva Syrah é misturada com as outras uvas para adicionar complexidade aos aromas, amaciar o vinho e aumentar as qualidades na textura.
Deve ser servido, preferencialmente, entre 14°C e 16°C.
Sua cor é vermelha intensa e ao servir você poderá observar aromas de frutas pretas, cerejas, alcaçuz e especiarias. Paladar redondo e acabamento dominado por notas picantes e taninos muito doces.
Harmonização com pratos
Harmoniza com qualquer tipo de carne: grelhada, assada ou cozida. Acompanha carne de porco, de caça, pato, cordeiro, salsicha, vitela e pratos asiáticos. Eles também são perfeitos com uma grande variedade de queijos macios e duros.
—
Suprema
Vinho do Porto Romariz Reserva Latina | Portugal
Produtor
A Casa Romariz foi fundada em 1850 por Manoel Rocha Romariz. A marca Romariz foi sempre reconhecida pela alta qualidade dos seus Vinhos do Porto.
Região Produtora
Região do Douro é a mais antiga região vinícola demarcada da Europa. É nesta região agreste e montanhosa que as uvas são cultivadas e transformadas em vinho. O solo xistoso, aliado ao clima seco, produzem vinhos de extrema riqueza e profundidade.
Uvas
Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão.
Características
O Vinho do Porto Romariz Reserva Latina foi envelhecido em barricas de carvalho durante vários anos e deve ser servido entre 10°C e 15°C.
Sua cor é vermelho tijolo, com tons laranja claro. Ao servir, é possível observar fortes aromas de especiarias e frutas secas. É uma bebida equilibrada, rica e com notas picantes. Um vinho doce e envolvente.
Harmonização com pratos
Pode ser servido como aperitivo, ligeiramente refrescado, ou no final da refeição para acompanhar a doçaria típica portuguesa. Combina também com queijos suaves de pasta mole.
Bourgogne Pinot Noir 2016 Louis Chavy | França
Produtor
A Casa Louis Chavy foi fundada em 1938 por Monsieur Louis Chavy, um conhecido dono de vinhas na aldeia de Puligny Montrachet (e dono de um domínio em Chassey-le-Camp). Louis Chavy nasceu em 1919 em Puligny Montrachet. Sua família é ativa há séculos nas vinhas da aldeia de Puligny Montrachet.
Ele fundou a casa Louis Chavy com o objetivo de oferecer uma gama mais ampla de vinhos finos de Borgonha, além de seus próprios vinhedos. Atualmente, a Casa Louis Chavy oferece uma seleção completa de vinhos de Borgonha de cada uma das três principais regiões vitivinícolas da Borgonha: a Côte de Nuits, a Côte de Beaune e a Côte Chalonnaise.
Região Produtora
A Borgonha é uma região situada entre Paris e Lyon, no centro leste da França. Ela se estende por uma faixa de 135km. É muito conhecida por produzir vinhos brancos secos – principalmente de uvas varietais de Chardonnay – e vinhos tintos secos – feitos principalmente com uma variedade única de Pinot Noir.
A Borgonha tem o maior número de denominações do que qualquer outra região francesa e muitas vezes é vista como a terroir mais consciente das regiões vinícolas do mundo. O solo é composto principalmente de argila e calcário e tem um clima continental (inverno frio e verão quente).
Ela tem uma história de vinificação que remonta à época medieval, quando vários mosteiros desenvolveram a prática de delinear vinhas pelo terroir e desenvolver a indústria do vinho. Hoje a Borgonha produz 183 milhões de garrafas por ano, que são consumidas por 50% na França e exportadas em todo o mundo.
Uvas
100% Pinot Noir
Características
As uvas que fazem esse rótulo são colhidas à mão. Foram completamente derrubadas e fermentadas durante aproximadamente 15 dias a uma temperatura abaixo de 32°C. Depois, passam por um envelhecimento relativamente curto em barricas de carvalho francês e filtragem de luz antes do engarrafamento.
Esse vinho deve ser servido, preferencialmente, entre 13°C e 15°C. Sua cor é vermelho-violeta intenso com destaques brilhantes. Ao servir é possível perceber aromas de frutas vermelhas e pretas (morango e mirtilo) com notas de especiarias e alcaçuz.
É uma bebida bastante poderosa – ainda que suave na boca – com taninos bem estruturados e redondos. Conta com um discreto toque de carvalho, oferecendo delicadeza e complexidade aromática.
Harmonização com pratos
Harmoniza com carnes de porco cozidas, pratos típicos de Borgonha como boeuf bourguignon, torta de carne, barra de cordeiro, peito de pato, queijo.
Você ainda não faz parte do Clube de Vinhos do Pão? Não perca a oportunidade e assine agora mesmo o seu plano favorito!
abril 6, 2018
Novamente um vinho do porto apenas 4 meses depois!? está faltando criterio à seleção “suprema”, pois estes vinhos são consumidos mais lentamente, como aperitivo ou acompanhando à sobremesa… estou com o anterior ainda lá…
abril 17, 2018
Marcus,
O motivo do envio de um vinho do porto no mês de Novembro foi por conta de uma celebração: nesse mês nosso consultor de vinhos, Carlos Cabral, completava 20 anos de serviços ao Pão de Açúcar. O Cabral é reconhecido por fazer um enorme trabalho em prol desse tipo de vinho desde 1969, o que lhe trouxe reconhecimento não apenas no Brasil, como em Portugal e outros países. No Brasil, inclusive, ele é reconhecido como o maior conhecedor do assunto, fato que nos honrou muito.
O Grupo Pão de Açúcar é há 12 anos o maior vendedor de vinho do porto do Brasil e, por isso, tenta resgatar um lugar de honra para esse vinho, já que o nosso país é o maior consumidor do mesmo no mundo (logo atrás de Portugal).
Entendemos que o vinho do porto deva ser consumido mais lentamente e por isso também esperamos que o convívio com o degustador também exija um tempo maior e mais lento. Mas é por isso que, uma vez por ano, nossa assinatura preza em enviar um vinho do porto para seus membros.
O fato da proximidade do envio dos dois rótulos aconteceu por conta da celebração acima, que coincidiu com um mês muito próximo da Páscoa – que é uma data em que o consumo de vinho do porto aumenta significativamente, já que ele harmoniza bem com chocolates.
Esperamos que compreenda essa situação e que tenha gostado dos rótulos que selecionamos com carinho para você e outros assinantes.
Um abraço!
Equipe Pão de Açúcar Viva Vinhos