Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça nosso artigo completo sobre os tipos de leite para consumo!
–
O consumo de leite é um dos hábitos alimentares mais antigos cultivados por nossa sociedade. Esse alimento, considerado por muitos especialistas como essencial para a manutenção da nossa saúde, é fonte rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de ser um importante ingrediente para várias receitas que fazem parte do nosso dia a dia.
Vários são os tipos de leite disponíveis no mercado e cada um apresenta suas principais características – nutricionais, de sabor e de aroma. Ficou curioso em conhecer mais sobre cada um deles? Abaixo apresentamos os principais tipos de leite que você vai encontrar para consumo!
Leite integral
Leite integral é o nome dado para o leite de vaca que não passa por nenhum processo de remoção de gordura, sendo consumido, portanto, com a grande parte de suas características nutricionais originais.
Esse é o tipo de leite mais consumido do mundo e, portanto, também um dos mais conhecidos. Geralmente, são comercializados após um processo de pasteurização, que ajuda a garantir maior tempo de validade do produto e segurança ao consumir esse alimento.
Os leites integrais são alimentos com alto teor de gordura, que são naturais desse tipo de alimento, e que influenciam positivamente em outras características nutricionais do produto, como sua concentração de vitaminas lipossolúveis – A, K e as do complexo B. Esse tipo de leite também conta com alta concentração de proteínas e cálcio e, por esse motivo, é considerado um alimento importante para a nossa saúde.
Seu sabor é bastante característico e intenso e, por isso, muitos apaixonados por leite não abrem mão de seu consumo.
Leite semidesnatado
O leite semidesnatado é o leite de vaca que passa por um processo de remoção de pelo menos 50% do volume de gordura total encontrada nesse alimento. Essa diminuição na concentração de gordura não afeta o volume de proteínas e de cálcio encontrados em um copo de leite e, por isso, essa é uma versão desse alimento muito valorizada por quem quer controlar a ingestão de calorias.
Apesar do menor valor calórico, esse tipo de leite pode contar com menor concentração de vitaminas lipossolúveis quando comparado com sua versão integral, que devem ser repostas com a ajuda de outros alimentos que fazem parte da sua alimentação diária.
Leite desnatado
O leite desnatado é o leite de vaca que passa por um processo de remoção total das gorduras encontradas nesse alimento, sendo considerado portanto a versão menos calórica dos três tipos de leite apresentados até aqui.
O baixo valor calórico, com manutenção do volume de cálcio e proteínas do alimento, é uma das vantagens desse tipo de leite. Entretanto, para pessoas adaptadas ao consumo do leite integral, o sabor e aroma do desnatado podem deixar a desejar, visto que a gordura tem participação importante nessas características do alimento.
Leite de cabra
O leite de cabra é um tipo de leite que, apesar de não ser tão popular no Brasil como o de vaca, tem seu valor nutricional relevante. Esse é um leite com maior volume de gorduras em sua composição, característica que pode elevar seu valor calórico, mas também beneficiar seu valor nutricional por conta da maior presença de algumas vitaminas e minerais.
Esse tipo de leite é muito utilizado por pessoas com intolerância ao leite de vaca, visto que pode ser mais fácil de digerir. Ele também é um alimento rico em proteínas, cálcio e outros nutrientes.
Seu sabor e aroma são bastante característicos e considerados mais marcantes do que o leite de vaca.
Leites especiais
Com o avanço da tecnologia no campo da alimentação, é natural que a indústria tenha conseguido desenvolver tipos de leite de vaca que podemos chamar de especiais, por apresentarem características diferentes de sua versão original.
Alguns bons exemplares desse tipo de leite são:
- Os leites com redução ou sem lactose (adaptados para intolerantes a esse tipo de açúcar);
- Os leites enriquecidos com ferro, cálcio e outros nutrientes, chamados também de “fortificados”.
Cada um desses tipos de leite atendem uma determinada necessidade dos consumidores desses alimentos e geralmente devem ter seu consumo recomendado por um especialista em nutrição.
Leites vegetais
O mercado de vegetarianismo e veganismo vêm crescendo gradativamente e, naturalmente, alternativas ao consumo do leite animal são cada vez mais comuns de se encontrar. Os leites vegetais são bebidas desenvolvidas a partir de alguns cereais, leguminosas e oleaginosas, que oferecem bons volumes de proteínas, vitaminas e minerais para quem não pode ou não deseja consumir o produto de origem animal.
Algumas das alternativas mais conhecidas de leite vegetal são:
- Leite de soja;
- Leite de amêndoas;
- Leite de arroz;
- Leite de quinoa;
- Leite de aveia;
- Leite de nozes.
Além de ser possível encontrar leites vegetais prontos para consumir, muitas pessoas optam por seu preparo em casa, para aproveitar o máximo de suas características nutricionais e sabor característico.
–
O leite é um alimento praticamente indispensável na mesa do brasileiro. Entretanto, a escolha do melhor tipo de leite para você deve ser feita com a ajuda de um especialista em nutrição, já que as porções de consumo ideais podem variar para adultos, crianças ou idosos. 😉
Qual é o seu tipo de leite favorito? Conte para a gente!
julho 4, 2017
pARA FALAR DE LEITE TERIAM MENCIONAR primeiramente as categorias A, B e C
julho 4, 2017
Ei, Afonso!
Esse é um ótimo assunto para outro artigo. 😉 Obrigado pela sugestão!
julho 4, 2017
Informações muito importantes, para saber o que consumir com segurança.!!!
julho 5, 2017
Isso ai, José Ricardo! 😉
julho 4, 2017
Sempre bom saber o que exatamente estamos consumindo, a informação é muito importante.!!!
julho 4, 2017
Deveriam se aprofundar no tipo de leite sem Lactose,muoto comum atualmente face aos estudos sobre a Intolerancia a Lactose,por uma boa parcela da populacao
julho 5, 2017
Ei, Edson!
É um bom assunto para um outro artigo. 😉
julho 4, 2017
Olá! Poderiam citar o leite de castanha de caju que inclusive só encontro na rede Pão de Açúcar e é o meu preferido dentre os leites vegetais. Pena que vcs não vendem a versão castanha de caju com coco nas lojas de Curitiba…
julho 5, 2017
Ei, Luciana!
Você já verificou se seu CEP é atendido pelo Paodeacucar.com em Curitiba? Você pode encontrar esse produto em estoque, dependendo da região 😉
agosto 17, 2019
Olá, eu gostaria de usar esse artigo para um trabalho escolar, porém eu precisava das referencias para colocar como nome do autor e a data de publicação, se não pode ser considerado plagio e eu não posso assinar como “pão de açúcar” kkk. Vocês poderiam me ajudar, por favor?
agosto 19, 2019
Olá, Clara! Tudo bem? Olha só, que legal! Ficamos felizes em saber que quer utilizar nosso conteúdo 🙂 como você mesma disse, copiar e colar não pode, então basta usar nosso material como inspiração mesmo e colocar Blog do Pão ou Pão de Açúcar mesmo nas referências! Ah, caso esse trabalho seja publicado na internet, vale lembrar de linkar nosso blog na postagem! Para quaisquer dúvidas, estamos à disposição 😉
agosto 30, 2019
leite é bom