Comer carne de peixe é um dos hábitos alimentares mais saudáveis que você pode adicionar à sua rotina. Mas por que a carne de peixe é considerada tão saudável assim?
O que posso chamar de carne de peixe?
De maneira geral, a carne de peixe, também chamada de pescado, é derivada de todos os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos, de água doce ou salgada, que são utilizados na alimentação humana.
Quais são as principais características nutricionais desses alimentos?
Os pescados contam com muitas características nutricionais que são interessantes para a manutenção da nossa saúde:
Fonte de proteína de alto valor biológico
As carnes, de maneira geral, são uma fonte rica de proteínas de alto valor biológico – aquelas que são mais facilmente absorvidas e utilizadas pelo organismo humano. Por isso, a carne de peixe pode ser considerada uma importante fonte de proteína para a nossa alimentação.
Oferece gorduras que fazem bem para a saúde
Você provavelmente já sabe que alguns tipos de gorduras encontradas em alimentos podem ser essenciais para viver uma vida saudável, não é mesmo?
Os pescados são boas fontes dessas gorduras, que melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico e até a nossa produção hormonal.
Boa opção de vitaminas e minerais
A carne de pescado também é uma excelente opção para aumentar a ingestão de algumas vitaminas e minerais.
Nutrientes como o ferro, zinco, cálcio, magnésio, selênio, fósforo, cobre, vitamina B e vitamina C são facilmente encontrados em sua composição nutricional.
Valor calórico relativamente baixo
Apesar de serem alimentos com alto teor de gordura e proteínas, as carnes de peixe apresentam, de maneira geral, um valor calórico relativamente baixo.
Um pedaço de 100g de um peixe pode ter, em média, entre 80 a 150kcal – valor que varia de acordo com cada espécie.
Carne de peixe e gordura ômega têm relação?
O pescado é um alimento que se tornou mais popular por conta de uma característica nutricional específica: a sua grande concentração de gorduras ômega na composição.
O ômega 3 e ômega 6 são óleos poli-insaturados considerados essenciais para a nossa saúde, visto que não conseguimos produzi-los a partir de outros nutrientes da nossa alimentação. As carnes de peixe são fonte do ômega 3, que se dividem em dois tipos: o EPA e o DHA.
Esses dois óleos são essenciais para a formação de nossas estruturas neurológicas, oculares, para garantir o funcionamento da musculatura e também para fortalecer nossa resposta imunológica.
A maioria dos peixes conta com boa concentração de ômega 3 em sua composição, porém as espécies de águas frias e profundas (como o Salmão, o Atum e a Truta) são conhecidas por suas maiores taxas desse nutriente. Outras espécies, como a sardinha, a anchova e o bonito, também têm se apresentado como boa alternativa para aumentar a ingestão desse ácido graxo essencial.
–
Adicionar a carne de peixe na sua alimentação diária é uma ótima opção para garantir saúde e, é claro, sabor para o seu prato. Você tem o hábito de comer peixe? Qual é a sua espécie favorita? Confira também outros posts sobre peixe que já fizemos aqui no blog!
novembro 11, 2020
gostei muito educativo,para nossa saúde alimentar
novembro 23, 2020
Ficamos felizes em saber, Joarene 🙂