Quer mais comodidade? Ouça a receita completa. Aperte o play acima!
–
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 16 porções
Introdução
O milho é um dos alimentos mais antigos do mundo. Seu nome é derivado de uma palavra indígena que significa “sustento da vida” – e isso diz muito sobre o que o milho é para muitas populações.
Aqui no Brasil ele é um alimento muito popular, do qual aproveitamos praticamente tudo (em alguns casos, até a folha). O bolo de milho, portanto, é uma consequência da união da cultura indígena com as tradições portuguesas que chegaram por aqui.
Bebida do cozinheiro
Já provou um suco de milho? Vale a pena a experiência para usar tudo que esse alimento tem de saboroso! Prepare um para você enquanto põe em prática a receita do bolo.
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 250g de milho verde sem a espiga;
- ½ xícara de chá de óleo;
- ½ xícara de chá de leite;
- 1 xícara e meia de farinha de milho em flocos;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 100g de queijo mussarela ralado.
Modo de preparo
Com a ajuda de um liquidificador bata todos os ingredientes, menos o fermento em pó, até conseguir uma mistura bem homogênea. Quando finalizar, adicione o fermento e misture tudo delicadamente.
Coloque os ingredientes em uma forma de bolo já previamente untada e com farinha para não grudar. Leve ao forno preaquecido a 200° e deixe assar por cerca de 40 a 50 minutos. Observe sempre para ver se ele está bem douradinho antes de retirar.
Sirva quente.
Harmonização
A melhor combinação para uma fatia de bolo de milho é, como você sabe, um copo de café bem brasileiro. Mas se você estiver servindo essa receita em uma Festa Junina, vale abrir uma exceção para harmonizar com vinho quente ou quentão!
–
junho 27, 2018
nessa receita não vai açucar??
junho 28, 2018
Opa! Faltou mesmo. Falha nossa!
Já corrigimos 🙂
junho 7, 2020
Receita deliciosa! Faltou a receitinha do suco de milho verde!
junho 8, 2020
Oi, Girlane! Tudo bem? Obrigada pela sugestão 🙂