receita da sérvia - texto

Introdução

O rolinho de repolho, chamado de Sarma nas regiões da Sérvia e Croácia, é um dos principais pratos da alimentação diária de quem que vive nessa parte do mundo.  Apesar de ser mais comumente servido na época do Natal (e outras festas religiosas), esse é um prato que é muito fácil de encontrar nesses países.

Bebida do cozinheiro

Você sabia que a Sérvia tem mais de 70.000 hectares de vinhedos? Isso é uma herança da época em que ela ainda era Iugoslávia, país que foi por muito tempo um dos 10 principais produtores de vinho do mundo.

Portanto, nada mais correto do que escolher uma taça de vinho para lhe acompanhar ao preparar essa receita, certo?

Ingredientes

Modo de preparo

Comece o prepare mergulhando as folhas de repolho em água para amolecerem. Aqueça o óleo em uma panela larga e coloque as cebolas para refogar até dourar. Adicione os vegetais e deixe cozinhar por mais dois minutos e ai coloque o coentro e o alho.

Aumente o fogo e coloque o caldo em pó, as carnes moídas e a páprica. Mexa por 3 minutos, sempre separando os pedaços grandes de carne para não aglomerar. Para finalizar, adicione o arroz e o bacon, mexa bem e tire do fogo. Tempere com um pouco de pimenta.

Seque as folhas de repolho. Pegue as maiores e tire a parte central de todas elas, que é mais grossa. Reserve.

Para a montagem, comece colocando uma folha larga aberta em uma superfície e complete com a mistura preparada na panela. Enrole bem e feche as laterais, enfiando parte da folha no conteúdo interno. Repita o processo com as outras folhas até finalizar os rolinhos.

Coloque todos os rolos em uma panela com vaporizador (ou steamer), com a abertura virada para baixo. Coloque as costelas de porco e os bacons que restaram. Dissolva o molho de tomate em dois litros de água quente e despeje sobre os rolos. Cubra todos eles novamente com as folhas restantes e coloque um prato sobre eles para pesar.

Ligue a panela com o vaporizador e após a água ferver deixe cozinhar por uma hora e meia. Depois é só servir bem quentinho!

Harmonização

Na Sérvia o consumo de aguardentes é muito comum (em especial, o aguardente de ameixa). Por isso, no Brasil, você pode adaptar e servir o seu Sarma acompanhado de um aguardente tipicamente nacional – a cachaça.

Você pode também escolher uma bebida não-alcoólica. Que tal testar uma receita de suco de ameixa, para deixar a receita bem com a cara do país de sua origem?

Confira outras receitas que já publicamos aqui no Blog!