Nas cidades que contam com uma significativa população oriental, o lamen se destaca entre os pratos mais requisitados, especialmente nos dias de temperaturas mais baixas. 

Um prato saboroso e que cai muito bem em um almoço de família ou em um jantar tranquilo, acompanhe com a gente como preparar essa deliciosa refeição! Hoje, vamos falar sobre o que é o lamen, quais são os seus tipos e como prepará-lo em casa. Vamos lá? 

O que é Lamen?

lamen tradicional com fatia de chashu, menma e cebolinha em caldo claro

O Lamen é uma receita simples, é um bowl de caldo quente preenchido com macarrão oriental, caldo e acompanhamentos. Esses acompanhamentos variam de acordo com a região e a preferência do cozinheiro: fatias de porco (chashu), brotos de bambu (menma), algas, ovos cozidos marinados e até milho e manteiga em algumas versões.

O lamen é, originalmente, chinês, mas a receita se popularizou no oriente e rapidamente chegou ao Japão (que hoje é conhecido como “a terra do Lamen”). Por ser uma alternativa barata e fácil de produzir,  conquistou o país no período pós Segunda Guerra Mundial. Hoje é possível encontrá-lo em restaurantes estrelados, assim como também em estações de trem e barraquinhas de rua em todas as cidades japonesas.

Origem e história do Lamen: da China ao Japão

Existem várias versões sobre a origem do Lamen. A mais conhecida é que, apesar de hoje ser considerado um ícone da culinária japonesa, o prato nasceu na China. Foi introduzido no Japão no fim do século XIX por imigrantes chineses. Lá, a receita foi sendo adaptada e ganhando características próprias, principalmente após a guerra, quando o prato se popularizou entre os trabalhadores por ser acessível, nutritivo e reconfortante.

Com o tempo, cada região do Japão passou a criar sua versão, resultando em variações que hoje encantam o paladar das pessoas ao redor do mundo. O sucesso foi tão grande que, na década de 1950, nasceu o lámen instantâneo, que ajudou a consolidar o prato como um fenômeno global.

Tipos de Lámen: explorando as variações regionais

lamen com ovo ajitama, chashu e noodles sendo levantados por hashis

Muitas das versões e adaptações do lamen vieram do Japão, e é correto dizer que cada uma delas tem uma identidade própria. Geralmente, são divididas de acordo com o tipo de tempero utilizado para preparar o caldo. Veja a seleção que fizemos para você dos principais tipos:

Lamen Shio

O shio significa “sal” em japonês. É o caldo mais delicado e claro, geralmente feito à base de frango, porco ou frutos do mar. O sabor é suave, sendo uma ótima porta de entrada para quem está começando a se aventurar no universo do lamen.

Lamen Shoyu

O shoyu lamen leva molho de soja no caldo, o que resulta em um sabor equilibrado entre salgado e levemente adocicado. Costuma ser servido com fatias de chashu (carne de porco cozida), nori (alga marinha), broto de bambu e ovo cozido.

Lamen Miso

O miso lamen é um caldo encorpado, preparado com pasta de soja fermentada, que confere um sabor intenso, levemente adocicado e cheio de umami. Originário da região de Hokkaido, geralmente incorpora ingredientes como legumes, carne de porco e tofu.

Lamen Kotteri

Kotteri é o termo usado para descrever caldos mais encorpados e gordurosos, geralmente feitos com ossos de porco cozidos por horas. O resultado é uma sopa densa, reconfortante e cheia de sabor, ideal para dias frios.

Lamen Assari

O assari é um estilo de caldo mais claro e leve, preparado rapidamente e sem excesso de gordura. É uma versão mais suave, indicada para quem prefere sabores menos intensos.

Como preparar Lamen em casa: passo a passo

Pronto, é agora que a curiosidade pode ser resolvida! Confira só como é fácil fazer o passo a passo do lamen em casa! Para isso, você vai precisar de: 

  • 500 g de macarrão para lámen, cozido “al dente”.
  • 1 cenoura pequena, cozida e cortada em cubos pequenos (120 g).
  • 1 xícara (chá) de cebolinha-verde, em rodelas finas.
  • 6 ovos cozidos cortados na metade.
  • 1 colher (sopa) de óleo.
  • 1 cebola pequena cortada em cubos médios (100 g).
  • 1 cenoura pequena, em cubos médios (120 g).
  • 1 talo de salsão, em cubos médios.
  • 2 litros de água.
  • 1 maço de cebolinha-verde, em canudos (100 g).
  • 6 rodelas de gengibre (18 g).
  • 2 dentes de alho amassados.
  • 2 carcaças de frango grandes (400 g).
  • 1 massa de peixe cortada em rodelas finas (kamaboko ou naruto) (200 g) (opcional)
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

lamen fumegante com noodles levantados por hashis, alho e pimenta ao lado

  1. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola, a cenoura e o salsão, e refogue por 2 minutos, ou até dourar. Acrescente a água, a cebolinha, o gengibre e o alho.
  2. Ao levantar fervura, adicione a carcaça de frango. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, com a panela destampada. Durante o cozimento, com o auxílio de uma concha, remova o excesso de gordura que se forma na superfície do caldo. Retire do fogo e coe passando por uma peneira.
  3. Volte para o fogo,  adicione o sal e misture. Acrescente o macarrão e mexa por 1 minuto, ou até aquecer.
  4. Distribua em 6 tigelas (domburi), decore com a massa de peixe (se quiser), a cenoura, a cebolinha e os ovos, e sirva em seguida.

Seja em um lamen shoyu clássico, em um miso encorpado ou em uma versão caseira feita com criatividade, o importante é apreciar o calor reconfortante que esse prato oriental transmite. O lamen é, sem dúvida, uma experiência gastronômica completa, e agora você tem todas as informações para preparar a sua em casa. É só garantir os ingredientes nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou no app do Pão de Açúcar Mais, combinado? 

Bom apetite e até a próxima!