Poucos momentos são tão emocionantes para uma família do que a chegada de um filho. Exatamente por isso, todas as etapas dessa nova fase da vida dos papais e mamães são regadas de muito planejamento, carinho, felicidade e uma pitada de ansiedade.
O chá de bebê é um importante evento para a futura família receber o carinho dos amigos e familiares nesse momento tão especial – e contar também com uma ajudinha de custo na hora de comprar as fraldas, não é mesmo?
Que tal conferir algumas dicas para montar um chá de bebê inesquecível?
Conte com um braço direito na organização
Nenhuma mãe ou pai precisa organizar o chá de bebê todo sozinho! Conte com a ajuda dos futuros padrinhos, amigos ou até os titios e vovós babões para assumirem funções importantes na organização do evento.
Você pode pedi-los para enviar os convites, montar a lista de fraldas, pesquisar fornecedores ou apenas lhe ajudar a entreter os convidados no dia da festa!
Escolha o seu tipo de festa
O chá de bebê pode ser feito de várias maneiras. Você pode optar por uma festa mais reservada e só para os íntimos, pode fazer um grande evento com a galera do trabalho ou até mesmo reservar um buffet para receber o máximo de pessoas possíveis para celebrar esse momento incrível.
O único detalhe que você deve se preocupar em priorizar é que o evento precisa estar de acordo com o seu perfil e sua expectativa, para tudo sair do jeitinho que você sonhou!
Avalie a data do chá de bebê
Dependendo do dia da semana ou do mês que você vai realizar o chá de bebê, você pode escolher o melhor perfil de festa (por exemplo, uma festa temática) e até mesmo a lista de convidados.
Se for um evento no dia de semana, talvez você precise pensar em algo mais prático e leve. Mas, caso opte por um final de semana ou feriado, você pode pensar em montar um evento maior e com mais tempo de entretenimento para seus convidados!
Não deixe de montar seu orçamento
A planilha de orçamento é um dos detalhes mais importantes da organização de qualquer tipo de evento – inclusive do seu chá de bebê. Sabendo quanto você pode gastar – e pretende gastar – com essa festa, é possível dimensionar quantas pessoas vai convidar, qual o espaço que você precisa encontrar e até o cardápio que vai servir.
Por isso, monte um orçamento simples, determinando gastos para detalhes como:
- Comidinhas saudáveis;
- Bebidas;
- Decoração;
- Lembrancinhas;
- Convites;
- Foto;
- Aluguel de espaço;
- Outros detalhes que você julgar importantes.
Faça uma lista de convidados realista
Quem adora uma festa com certeza vai se sentir com vontade de chamar todos os conhecidos para comparecer e se divertir no seu chá de bebê, não é mesmo? Mas nem sempre seu orçamento permite fazer um evento tão grande assim.
Para não errar na lista de convidados, foque em chamar aquelas pessoas que realmente vão acompanhar e curtir a gravidez com você e que provavelmente vão te deixar mais à vontade no dia do evento. E nunca se sinta na obrigação de convidar quem você não tem tanta relação ou que acredita que não tem nada a ver com essa fase da sua vida.
Não deixe de decorar o ambiente
Não importa se o seu chá de bebê vai acontecer no seu ambiente de trabalho ou em um salão de festas: é preciso prestar atenção na decoração do local para que todos entrem no clima da festa.
Por isso, monte uma decoração de personalidade, de acordo com o universo infantil e com o perfil dos futuros papais e mamães. Você vai ver que a decoração vai deixar o clima do evento muito mais leve e agradável!
As brincadeiras não podem faltar
As brincadeiras são o momento mais divertido do chá de bebê, tanto para os convidados, quanto para os futuros papais e mamães. Por isso, organize uma lista de atividades divertidas para garantir o entretenimento do evento.
Bingos, caça-palavras, adivinhe o presente, sugestão de nomes e muitas outras brincadeiras encaixam perfeitamente nesse momento!
Chá de bebê não precisa ser só de fraldas
Muitos papais e mamães tem tomado a decisão de fazer um chá que não seja apenas de fraldas. Em algumas situações, eles podem precisar de outros itens que consideram mais importantes do que a fralda para auxiliar na criação do bebê. É por isso que em muitos chás de bebê os pais pedem os convidados para presentear com toalhinhas, roupinhas, itens de higiene e outros produtos para essa nova fase da vida da família.
Uma outra boa ideia que tem ganhado força é o chá de bebê solidário, em que os pais arrecadam doações para oferecer para maternidades públicas, creches e outros programas sociais que atendem famílias, crianças e bebês que precisam de algum tipo de suporte de saúde ou financeiro. Essa também é uma ideia legal, não é mesmo?
Essas são apenas algumas ideias para você montar um chá de bebê inesquecível e dividir esse momento único com as pessoas que ama. Quais das ideias você vai aproveitar no seu evento? Tem outras sugestões? Conte para a gente!
*Texto produzido com a colaboração da equipe Pampers
Você já conhece o nosso Fraldômetro? Calcule o volume de fraldas que o seu bebê precisa para um determinado período!
novembro 19, 2019
O Pão de açúcar é muito aconchegante, diferente dos outros vou poucas vezes poque não tem na minha região.
novembro 19, 2019
Oi, Sueli! Nos sentimos lisonjeados que gosta da nossa loja <3 no ano que vem, planejamos abrir novas unidades! Quem sabe alguma não é na sua região? 🙂