Roupas manchadas são o pesadelo de qualquer iniciante na rotina de cuidar da própria casa. Retirar algumas manchas de roupas, entretanto, é um desafio até mesmo para quem é mais experiente com esse tipo de cuidado.

Então, que tal conferir algumas dicas de como tirar manchas de roupas? Selecionamos os tipos de manchas mais comuns em diferentes peças de roupas e algumas orientações sobre como removê-las!

Mancha de gordura

Sabe aquela gotinha de gordura que cai na sua roupa e deixa uma sensação discreta de sujeira? Ela não vai sair com o uso de um sabão comum.

Para facilitar a remoção das manchas de gordura use um pouco de sabão e água quente, esfregue e depois adicione talco. Deixe agir por alguns minutos e leve para lavar normalmente.

Mancha de maquiagem

Caiu um pouquinho de base, blush ou rímel na sua roupa? Ao invés de usar água para retirar, pegue um pouquinho de álcool 90°, deixe agir na região e coloque para lavar normalmente.

Para manchas de batom, um pouquinho de gelo aplicado no local pode ajudar a abrir as fibras da peça de roupa e ai você pode lavar normalmente com um detergente de cozinha.

manchas de roupas - batom

Mancha de caneta

Manchas de caneta são muito comuns em bolsos de camisa, calças ou outras peças que costumamos guardar esse objeto. Para retirá-la é relativamente simples. Tudo que você precisa é de um pedaço de algodão mergulhado em álcool para aplicar sobre a mancha.

Dependendo do tipo de tinta da caneta, um pouco de água e sabão também pode já ser suficiente.

manchas de roupas - caneta

Mancha de sangue

Roupas manchadas com sangue seco, geralmente de machucados que não percebemos ao longo do dia, podem ser limpas com a ajuda de vinagre. Aplique um pouco na região, esfregue e depois leve para lavar normalmente.

Usar água oxigenada também pode facilitar a remoção desse tipo de mancha da sua roupa favorita.

Mancha de vinho

A mancha de vinho é uma das mais fáceis de remover da sua roupa, mas é preciso ser rápido. No momento que o vinho cai na peça é preciso, primeiramente, remover o excesso de líquido com a ajuda de um papel toalha e, em seguida, jogar água sobre a mancha, deixando a região úmida.

Retire a peça de roupa e coloque para lavar imediatamente.

manchas de roupas - vinho

Manchas amareladas (envelhecidas)

Roupas antigas ou guardadas por muito tempo podem desenvolver manchas em tons amarelados. Para tirar esse tipo de marca o bicarbonato de sódio pode ser uma boa solução.

Em 5 litros de água misture 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal. Coloque a peça amarelada nesse conteúdo e deixe a solução agir por aproximadamente duas horas. Depois, basta colocar a peça para lavar normalmente.

Mancha de tinta de outras roupas

Quando você lava uma peça de roupa que solta muita tinta em contato com a água, ela pode acabar manchando outra roupa que está no mesmo ciclo de lavagem. Mas, sem motivo para pânico!

Para tirar esse tipo de mancha você precisa, primeiramente, não deixa-la secar. Pegue a peça de roupa ainda úmida e coloque numa panela com água e sabão e leve para ferver por alguns minutos. A tinta vai sair rapidinho!

Mancha de desodorante

As manchas de desodorante são responsáveis por deixar o tecido atingido com um aspecto mais rígido e envelhecido. Em roupas brancas, elas ainda podem ficar amareladas ou encardidas.

Para remover essas manchas, use uma esponja para esfregar, suavemente, água oxigenada sobre o local. Deixe a água agir por alguns minutos e depois lave normalmente.

manchas de roupas - desodorante

Mancha de suor

A mancha de suor é um pouco diferente da mancha de desodorante. Ela pode ficar um pouco amarelada mas o tecido não fica duro como acontece com a mancha do desodorante.

Por isso, para retirá-la basta colocar a peça de roupa de molho por 15 minutos em uma mistura de água e vinagre branco (geralmente 1 litro de água para 2 a três colheres de vinagre). Depois lave a peça normalmente.

Mancha de café

Roupas manchadas de café podem ser limpas de duas maneiras:

  • Para manchas que ainda estão úmidas (e que acabaram de acontecer), basta usar um cubo de gelo para esfregar no local e remover;
  • Para manchas secas, você pode usar álcool ou vinagre branco para fazer a remoção.

manchas de roupas - cafe

Antes de usar qualquer uma das técnicas acima para tirar manchas de roupas, lembre-se de conferir as orientações de lavagem disponíveis na etiqueta de cada peça.

Essas dicas foram úteis para você? Conhece outros segredos infalíveis para tirar manchas de roupas? Conte pra gente!