O azeite é aquele ingrediente que pode dar charme para qualquer tipo de prato. Mas com tantos tipos de azeite disponíveis no mercado, qual usar com determinadas receitas e ingredientes? Separamos algumas dicas sobre esse tema:

azeite combina com o que - massa

Regras básicas de harmonização de azeites

Para começar a combinar seu azeite com diferentes pratos, atente-se a algumas regras básicas de harmonização desse alimento:

Similaridade sempre

Diferentemente da harmonização de vinhos, cervejas e outros produtos “gourmet”, o azeite é um ingrediente que deve sempre ser combinado com outro que tenha características similares a ele. A harmonização por contraste – que é muito utilizada nos vinhos, por exemplo – pode prejudicar o sabor de um prato temperado com azeite.

Busque por azeites jovens

O azeite é um alimento que deve ser consumido jovem, preferencialmente com menos de um ano de “idade” de fabricação. Essa preferência por produtos jovens acontece por causa da sensibilidade que esse óleo tem a ação de luz e oxigênio, que podem prejudicar seu sabor e aroma, mesmo que ele passe por todos os cuidados durante sua produção e distribuição.

Quanto menos acidez, mais sofisticado

A acidez de um azeite é determinante para lhe ajudar a definir como utilizar esse óleo nas suas receitas. Azeites extravirgens, que tem menos de 0.8% de acidez, tem sabor mais sofisticado e por isso são usados como complemento de receitas, geralmente na apresentação do prato. Azeites virgens e refinados, com acidez maior, são adequados para refogar, fritar e marinar ingredientes.

azeite combina com o que - salada

Combinando o seu azeite extravirgem com pratos

Como o azeite extravirgem é aquele que você provavelmente vai usar para complementar a apresentação de um prato, é na harmonização desse tipo de óleo que deve prestar mais atenção. Veja algumas dicas para acertar nessa combinação:

  • Para pratos bem temperados (como risotos, pizzas, massas), prefira sempre um azeite verde jovem, que é levemente picante e amargo;
  • Pratos aromáticos e salgados (como peixes, frutos do mar ou com cogumelos), invista em azeites maduros e mais frutados;
  • Para saladas de folhas, prefira azeites discretamente doces e bem leves;
  • Pratos amargos e picantes também podem ser harmonizados com azeites verdes jovens;
  • Algumas sobremesas vão bem com azeite! Teste os pratos feitos com chocolate amargo ou massas doces e finalize com um azeite jovem;
  • Para alimentos ácidos você pode arriscar na harmonização por contraste: prefira azeites equilibrados e frutados, com pouca picância ou amargor, para contrapor essa característica do prato.

Como nem sempre as informações sobre o azeite estão disponíveis em seu rótulo, uma boa maneira de acertar nas harmonizações é investir na experimentação. Nesse caso, assim como para os vinhos, quanto mais azeites você experimentar ao longo da vida, mais vai conhecer sobre suas características e particularidades.

Por isso, sempre explore novas combinações e novos sabores!

azeite combina com o que - peixe

Qual é a sua combinação favorita com azeite? Conte para a gente! Ainda é um iniciante no universo do azeite? Aprenda tudo nesse artigo sobre os principais tipos encontrados no mercado!