Tempo de preparo: 5h30
Rendimento: 6 porções
Introdução
Você sabia que o significado de mocotó é “pata de animal”? É por isso que receitas feitas com esse ingrediente têm em sua composição partes das extremidades de bovinos, como os pés. Uma das mais conhecidas, inclusive, é o caldo de mocotó. Sabemos que cada cozinheiro dá seu toque especial nos pratos que cozinha… mas que tal descobrir o nosso para esse delicioso caldo de mocotó?
Bebida do cozinheiro
Para uma típica comida brasileira, uma típica bebida brasileira: caipirinha! Escolha uma fruta cítrica de sua preferência para o drink e aproveite!
Playlist para cozinhar
Ingredientes
- 1 mocotó cortado em rodelas (2 a 3 cm de espessura)
- 2 cravos
- 1 folha de louro
- 1,5L de água
- 3 dentes de alho finamente picados
- 1 cebola média picada
- 2 tomates grandes descascados, picados e sem sementes
- ½ pimenta chili pequena, Jalapeño ou similar, picada e sem sementes
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 ramo de coentro inteiro
- 2 colheres de sopa de salsinha finamente picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha finamente picadas (apenas as partes verdes)
- Sal a gosto
- 1 batata média descascada e picada em cubo (opcional)
- 1 cenoura grande descascada e fatiada (opcional)
Modo de preparo
Passo 1
Em uma tigela grande, cozinhe o mocotó por, pelo menos, 30 minutos. Escorra e, em seguida, lave-o com cuidado. Reserve.
Passo 2
Em uma panela grande, aqueça o azeite e adicione o mocotó. Frite por um curto período de tempo e acrescente a água, os cravos e a folha de louro. Ferva e diminua o fogo para uma fervura lenta. Retire a espuma conforme ela for surgindo à superfície, até que não haja mais aparecimento dela.
Passo 3
Na panela, adicione o alho, cebola, tomates, pimenta e o ramo de coentro. Reduza o fogo para ferver e cozinhe por 2 horas, adicionando água de tempos em tempos para repor a quantidade evaporada. Depois de 2 horas, retire uma rodela do mocotó da panela, deixe esfriar por uns minutos e verifique se o pedaço está macio e se “soltando” do osso. Se estiver, tire o caldo do fogo – caso contrário, deixe cozinhando mais um tempo. No fim desse processo, descarte os cravos, a folha de louro e o coentro, e deixe esfriar.
Passo 4
Uma vez que o caldo estiver frio, retire os ossos do mocotó, corte a carne em pedaços e retorne para a panela. Acenda o fogo novamente e adicione a batata e a cenoura se desejar, cozinhando por mais 30 minutos. Corrija o tempero com sal e sirva quente.
Harmonização
Se você é amante de vinho, aposte na delicadeza de um Pinot Noir ou de um Côtes du Rhône tinto. Agora, se você é do time dos que não trocam uma cerveja por nada, pode investir em rótulos Pilsen!
–
Animado para experimentar esse caldo de mocotó em casa? Veja também outras receitas com carne que já publicamos aqui no Blog do Pão!
agosto 1, 2019
Humm !!! Muito gostoso.
E um playlist para acompanhar o preparo é muito legal. Valeu pela dica (:
agosto 1, 2019
Vai testar a receita quando, Solange? Depois conte para nós o que achou 🙂