Purê de batatas preparado com queijo Tomme e de textura consistente e elástica. Assim é a base do aligot, uma clássica receita francesa, mas que conquistou paladares em países de todo o mundo. Que tal surpreender seus convidados em um jantar mais intimista ou descontraído com esse prato? Aprenda como fazer aligot!
Receita tradicional de origem francesa
O aligot é um prato que foi criado no sudoeste do território francês, em Aumont-Aubrac, Languedoc-Roussillon. Os indícios da sua primeira aparição remetem ao período no qual monges forneciam comida a peregrinos que viajavam ao longo do caminho de Saint-Jacques-de-Compostelle (Santiago de Compostela). No trajeto, ao se depararem com os mosteiros, eles eram abrigados pelos religiosos e, consequentemente, alimentados.
À época, a receita era bastante popular. Feita com farelos, pedaços e sobras de pão, ela era utilizada para também alimentar pessoas menos abastadas e que não tinham condições de fazer grandes ceias, assim como a fondue. Com o passar do tempo, porém, o aligot teve uma alteração na sua composição. Em vez de pães, batatas começaram a ser utilizadas no preparo do prato.
Desde então, o aligot aparece cada vez com mais frequência em feiras, mercados e festas da região.
Prato individual ou servido como acompanhamento
De sabor forte, o aligot é um prato denso. Embora também revele caráter cremoso, sua principal característica é a elasticidade. Por isso, é importante saber que a consistência da receita deve ser a que permite que ela seja esticada, mas não rompida.
No preparo do aligot, por exemplo, são usadas duas colheres para enrolar a mistura e, posteriormente, a servirem no prato.
Ideal para ser apreciada em um clima mais frio, a sofisticada receita mostra que a combinação entre batatas e queijos pode ir muito além das noites de inverno. Além de ser uma ótima opção para acompanhar carnes mais fortes e saborosas, como as vermelhas, o aligot ainda pode ser consumido sozinho antes da sobremesa para limpar o paladar.
Substitua o queijo francês pelo brasileiro
Descobrir os segredos de como fazer aligot pode ser o primeiro passo para o sucesso da receita. Afinal, por ter preparo delicado, o prato demanda alguns cuidados especiais para apresentar sabor e textura singulares, como a quantidade exata de cada ingrediente e o modo de fazer.
Para atingir o equilíbrio delicioso entre o purê de batata e os queijos, você vai precisar de:
- 1 kg de batatas descascadas e cortadas em quartos
- 500 g de queijo gruyère
- 500 g de queijo meia cura
- ¾ de colher de chá de sal
- ⅛ de colher de chá de pimenta branca em pó
- 2 colheres de sopa de manteiga
- ¼ de xícara de creme de leite
- 1 dente de alho levemente esmagado, mas mantido intacto
O primeiro passo para o preparo do aligot é colocar as batatas em uma panela de água fria e levemente salgada. Depois, ferva-as por 20 minutos, até que estejam macias. Não se esqueça de ficar atento para que elas não comecem a se desmanchar, ok?
Depois de cozidas, escorra bem na peneira e amasse com um espremedor. Adicione o sal, a pimenta branca e a manteiga, mexendo vigorosamente por 2 a 3 minutos, até que as batatas estejam fofas. Reserve.
Em uma panela média, em fogo médio, leve ao vapor o creme de leite e o alho. Não ferva, pois o creme de leite pode talhar. Remova o alho e despeje o creme de leite no purê de batatas. Coloque a mistura em fogo baixo e, com uma colher de pau, mexa bem. As batatas vão começar a ficar brilhantes.
Aumente o fogo para médio, adicione metade do queijo, mexa bem, e depois adicione o resto, sempre misturando a receita. Continue até que a textura passe a ser suave e aveludada (cerca de 10 minutos). Lembre-se de não economizar nesse processo, pois é a mistura vigorosa que proporciona o caráter típico do aligot. Sirva imediatamente.
–
Você já experimentou ou sabia como fazer aligot? Com qual prato gosta de apreciá-lo? Confira também outros posts de receitas que já publicamos no Blog do Pão!
fevereiro 13, 2020
Hummm… Ótima receita … Uma delícia !!!
fevereiro 13, 2020
😛
junho 15, 2020
Comi quando estava de visita em bordeaux, somente hoje me veio a memória pesquisar, e dessa vez preparei para a familia
junho 16, 2020
Com certeza foi uma experiência incrível, Lopes 🙂