Há quem diga que um brasileiro de verdade nasce sabendo fazer um bom churrasco. Apesar de sempre existirem (várias) exceções a essa regra, até mesmo os churrasqueiros mais experientes podem cometer alguns erros na hora de preparar a carne na grelha.
Que tal conhecer quais são os erros mais comuns na hora de fazer churrasco, para aprender a evitá-los?
Virar as carnes na grelha o tempo todo
O churrasco é praticamente um ritual e pode exigir um pouquinho de paciência dos mais ansiosos que estão comandando o preparo das carnes. Por isso, na hora que você colocar a sua carne na grelha, evite ficar virando de um lado para o outro, na tentativa de acelerar sua cocção.
O ideal é virá-la apenas uma vez, assim que o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte que está voltada para cima. Na hora de virar, prefira usar um pegador e evite ao máximo furar a peça.
Tirar a gordura da carne na hora de fazer churrasco
Esse é provavelmente o erro mais grave cometido na hora de fazer churrasco. A gordura tem grande participação no sabor da carne que vai para a grelha, além de influenciar significativamente para evitar que ela resseque.
Tirar a gordura da carne no intuito de deixá-la “mais leve” pode acabar com seu sabor. Por isso, cozinhe sempre com a gordura, preferindo tirá-la na hora de consumir o seu pedaço de carne.
Exagerar no uso de sal e outros temperos
Apesar do sal ser um ingrediente importante no tempero da sua carne, é preciso cautela na hora de usá-lo. Prefira, inicialmente, o sal grosso e faça a distribuição desse tempero com a ajuda de um prato em que você vai colocar o sal e depois posicionar os dos lados da carne para pegar um pouco de tempero.
O excesso de sal pode tirar a água da peça de carne, deixando-a seca e menos suculenta, por isso é sempre melhor deixar para temperar depois, caso ache que errou no ponto de sal do alimento.
Não use outros temperos na carne que vai para a grelha, como pimenta ou ervas. O churrasco é feito apenas com sal. Deixe os outros temperos para usar na carne pronta.
Investir em cortes altos bem passados
Não adianta insistir. Não existe um corte alto ideal para se preparar bem passado. Peças altas devem ser servidas com o interior mal passado, para evitar ficarem secas e sem sabor. Se você é fã da carne bem passada, prefira sempre investir em cortes mais finos.
Errar a altura de preparo da carne
Uma das grandes falhas cometidas em um churrasco é colocar a carne em uma altura inadequada na hora de levá-la para a grelha. Por isso, vale sempre prestar atenção no seu objetivo na hora de preparar a carne:
- Para peças que vão ser apenas grelhadas ou seladas, a distância ideal do fogo é de 15cm;
- Para peças maiores e que precisam de mais tempo no fogo, opte por uma distância entre 40 e 60cm do fogo. Lembre-se que quanto maior a peça, mais distante ela deve ficar para assar corretamente.
Fazer o churrasco sozinho
Um bom churrasco é sempre feito por dois ou mais churrasqueiros. O motivo? A carne na grelha precisa de atenção sempre e, por isso, qualquer minuto longe dela pode significar uma carne mal preparada.
Sempre conte com a ajuda de outra pessoa, nem que seja para preparar os acompanhamentos, limpar a bancada ou cortar a carne.
Cortar a carne de maneira errada
Falando em cortar carne, você sabia que não pode sair cortando as suas carnes que saíram do fogo de qualquer jeito? Cada tipo de carne pode exigir um cuidado diferente com o corte, respeitando a direção das suas fibras e preservando sua suculência. Fique atento a isso na hora de servir suas carnes que foram cuidadosamente preparadas.
Para fazer churrasco da maneira certa é preciso, além de conhecer as técnicas, trabalhar a paciência e a ansiedade, afinal o uso do fogo na preparação de um alimento exige tempo para que tudo fique bem saboroso.
Você sabe fazer um bom churrasco? Quais são suas técnicas, as suas carnes favoritas e até seus acompanhamentos mais comuns na hora de preparar uma deliciosa refeição ao lado da grelha? Compartilhe conosco seus segredos!
novembro 14, 2017
Bom dia !
Gostei muito das dicas citadas acima, aprendi muita coisa que até então ,nem imaginava ! Só mesmo o pão de Açúcar para manter os seus clientes mais, Mais atualizados !
Parabénsssss
novembro 16, 2017
Adoramos o seu comentário, Maria Cristina <3 <3
novembro 15, 2017
Show estas dicas! Tenho um grupo de amigos que arriscam fazer churrasco, mas, lendo o que li acima conclui que eles tem que apreender muito..vou compartilhar as dicas, é preciso!
novembro 16, 2017
Oi Gracilia, que legal! Com certeza eles vão gostar 😉
novembro 28, 2017
Dicas bacanas. Para mim a melhor técnica para evitar erros é planejar e contar com ajuda na hora da execução.
novembro 29, 2017
Isso ai, Murilo! 😉
novembro 29, 2017
Dicas show!! Fim de semana chegando!!
Valeu
novembro 30, 2017
Que bom que gostou, Mauro!
novembro 29, 2017
Outra dica importante é ascender a churrasqueira uma hora antes de começar na assar a carne.
Assim o braseiro estará no ponto ideal .
novembro 30, 2017
Isso ai, Sérgio! O fogo tem que estar no ponto pra receber as carnes 😉
junho 22, 2018
ola a vcs …
realmente os comentários do bom churrascos estão super interessante e não tem como não elogia-los, parabéns.
não tem como não aprender com eles.
abcs
junho 22, 2018
Que bom que gostou, Davi!
julho 4, 2018
Dicas valiosas, o que já era bom vai ficar maravilhoso!
julho 4, 2018
Que delícia, Nice!
agosto 21, 2018
Adorei as dicas!! Sempre bom tirar as dúvidas. Uma dica de post seria sobre como cortas as carnes. Se uma peça for cortada incorretamente fica pessima.
agosto 22, 2018
Boa dica, Janice! Vamos levar em consideração para as próximas produções 😉
setembro 6, 2018
Qual o tempo para DESCONGELAR a carne para ser usada no Churrasco? Seria DE VÉSPERA? E só devemos usar as carnes ” A VÁCUO” neste caso? Pois sei que, ao congelar a carne em embalagem comum ela pode ser alterada pela formação de gelo.
setembro 6, 2018
Branca, tudo bem?
O processo de descongelar uma carne de maneira segura, seja para churrasco ou para qualquer outro tipo de consumo, deve ser feito lentamente. Por isso, é ideal deixar a carne na geladeira de um dia para o outro, para que ela mantenha o máximo de suas características de sabor e nutricionais. Caso tenha pressa, é possível usar um recipiente com água para ajudar, porém essa não é a técnica ideal e você ainda precisa ter mais cuidado com o contato da carne com a água. Vale lembrar que carnes descongeladas devem ser usadas no período máximo de 24h.
Sempre que possível, para garantir um churrasco de primeira, é interessante comprar a carne refrigerada (pode ser a vácuo ou apenas embalada) ou fresca para usar imediatamente. 😉
setembro 25, 2018
Gosto do tal do churrasco hein…rsrsrs, carvão de boa qualidade faz menos fumaça e não traz cheiro ruim da queima…..Carnes prefiro carnes de Angus, miolo de acém, set da paleta, picanha, e contra filé deste boi são espetaculares, também gosto da picanha de bufalo, tem gordura bem branquinha e mais resistente ao corte com a faca porém a carne é extremamente macia, carré de carneiro também é muito saboroso, e tudo preparado com sal grosso e o carré de carneiro ao sal fino…..nada de sal de himalaia até porque no himalaia não tem sal rsrsrs….sal com tempero etc…nada disso faz um bom churrasco, ah tenha uma faca, não vá cortar a carne com faca estranguladora rsrsrs, faca boa barata mas que tenha um ótimo corte, é a que eu uso, e sempre a chaira ao lado, após passar a faca na chaira lave-a com esponja e sabão para tirar o pó do aço…..para não ficar na carne. blz…..
setembro 25, 2018
Boa, Marcelo 😉
outubro 6, 2018
Perfeito!
Vou receber uma amigas hj e fiquei responsável pela churrasqueira. As dicas aqui foram super importantes. Agora estou segura. Vai ser sucesso total. Gratidão.
outubro 8, 2018
Que bom, Marla!
fevereiro 15, 2019
Excelentes dicas, cada dia aprendendo mais…..adorei! Parabéns Pão de Açúcar!!
fevereiro 15, 2019
Nós que agradecemos, Cicero! 🙂
fevereiro 22, 2019
Como sou pobre e sempre asso carne de segunda, fico com o miolo do acém e o espero de carne moída “cafita”.