Tempo de preparo:
Carne: 50 minutos
Nhoque: 35 minutos
Rendimento: 6 porções
Introdução
Essa é uma receita especial e saborosa, mas muito prática, para incorporar no cotidiano. O filé mignon suíno é uma carne saborosa e versátil, que ganha um toque todo especial com o molho de limão siciliano e vinho tinto. O nhoque de banana da terra ajuda a complementar e equilibrar o prato
Bebida do cozinheiro
Um bom vinho tinto Carménère é a melhor pedida para esse prato. E não precisa esperar a receita ficar pronta: sirva uma taça enquanto prepara e aproveite.
Playlist para o preparo
Ary Barroso – Brazil
Gilberto Gil – Sandra
Caetano Veloso – Boas vindas
Gotye – Somebody That I Used To Know
Karina Buhr – Não me ame tanto
Maria Bethânia – Reconvexo
Os Incríveis – Vendedor de bananas
The Strokes – You Only Live Once
Ingredientes
Ingredientes para filé ao molho
- 1 kg de filé-mignon suíno;
- 100 ml de vinho tinto;
- 100 ml de sumo de limão-siciliano;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo;
- 1 colher (chá) de gengibre ralado;
- 1 pitada de canela;
- 1 cenoura;
- 1 cebola;
- 100 ml de água.
Ingredientes para nhoque
- 6 bananas-da-terra;
- 2 gemas;
- 50 g de trigo;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Filé ao molho
Primeiro, sele o filé-mignon na frigideira com azeite e reserve. Coloque a cenoura, a cebola e 50 ml do sumo de limão-siciliano para cozinhar e acrescente o vinho tinto, o sal, o açúcar, o gengibre e a canela. Deixe o molho reduzir pela metade, engrosse com um pouco de farinha de trigo (se necessário) e passe pela peneira.
Em seguida, fatie o filé (se estiver cru por dentro, pode colocar ao forno coberto com papel-alumínio até que acabe de cozinhar). Depois de pronto, coloque em uma travessa e adicione o molho por cima.
Nhoque
Cozinhe as bananas-da-terra sem a casca por cerca de 15 minutos ou até amolecer, escorra a água e passe-as no processador, acrescente as gemas, um pouco de sal e o trigo. Misture bem, faça um rolinho com a massa, corte em pedaços do tamanho que desejar o nhoque e coloque-os em água fervente.
Quando o nhoque estiver emergindo, retire e coloque-os para escorrer com cuidado. Depois de pronto, o ideal é saltear o nhoque com manteiga e servir com o filé.
Harmonização
Além do vinho tinto Carménère, você também pode harmonizar com um bom Pinot Noir tinto. De paladar intenso, é a melhor pedida para harmonizar com esse filé suíno – vale usá-lo também para fazer o molho, se você preferir!
–
Confira outras deliciosas receitas que já publicamos aqui no Blog do Pão
fevereiro 12, 2019
Senhores, fiz a receita [Receita] Filé mignon suíno ao molho de vinho tinto e nhoque de banana da terra, mas acho que a receita do nhoque não está correta. primeiramente na receita diz 50 g de trigo, mas suponho que seja farinha de trigo? ou é trigo mesmo? que tipo de trigo? Fiz usando farinha de trigo, como se faz com nhoques em geral e 50gr nao deu nem para o começo. Usei aprox 250 gramas de farinha de trigo e ainda assim foi difícil fazer os rolinhos, continuava grudando nas mãos. Grata
fevereiro 13, 2019
Liane, tudo bem?
A receita é com trigo mesmo. Pode usar o trigo tradicional para Kibe!
julho 11, 2019
A receita parece deliciosa. Vou experimentar com certeza. E tudo completo com playlist inclusive. Super!! Muito obrigada
julho 11, 2019
Hmmm, com certeza vai ficar deliciosa, Katia! Depois conta pra gente o que achou <3