Tempo de preparo: 30 minutos + uma noite de descanso
Rendimento: 4 porções
Introdução
É verdade que um iogurte comprado pode ser mais conveniente para a habitual correria do dia a dia. No entanto, certamente ele não irá a apresentar a cremosidade, textura e sabor de um feito com carinho em casa, e que ainda pode levar os ingredientes que você quiser. Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma receita fácil de iogurte caseiro?
Bebida do cozinheiro
Aprecie uma água saborizada enquanto faz o seu iogurte caseiro!
Playlist para cozinhar
Ingredientes
- 1 L de leite integral
- 3 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar, com culturas vivas e do sabor da sua preferência
- Sabores extras, como geleia, mel, doce de leite, frutas secas ou frescas, entre outros (opcional)
Utensílios especiais
- Termômetro para calda
- Garrafa térmica
- Frasco de pedreiro (pote mason) ou outros recipientes herméticos para armazenamento
Modo de preparo
Passo 1
Comece limpando e esterilizando todos os utensílios que irá usar, assim como a superfície onde o iogurte caseiro será preparado. Alternativamente, você pode ferver água para higienizá-los.
Passo 2
Encha uma tigela com água fria e adicione gelo.
Passo 3
Em uma panela grande, posicione o termômetro e acrescente o leite. Acenda o fogo moderado e aguarde até que o leite atinja a temperatura de, pelo menos, 80°C ou ferva, sempre mexendo para prevenir a formação de nata e evitar o transbordamento.
Passo 4
Retire o leite do fogo e deixe esfriar até atingir aproximadamente 45°C. Para acelerar o resfriamento, coloque a panela dentro da tigela com o banho gelado e mexa ocasionalmente. Se a temperatura abaixar muito, retorne ao fogo e repita o processo.
Passo 5
Em uma tigela pequena, combine uma xícara do leite morno com o iogurte e mexa bem. Adicione a mistura de iogurte ao restante do leite morno e mexa cuidadosamente até que incorporar completamente.
Passo 6
Aqueça o interior de uma garrafa térmica com água quente e depois jogue a água fora.
Passo 7
Coloque a mistura dentro da garrafa e reserve à temperatura aproximada de 45°C, de 5 a 10 horas, dependendo da consistência que deseja para o seu iogurte caseiro. Lembre-se: quanto mais longo for o período que ele ficar dentro da garrafa térmica, mais ácido e espesso será o resultado final. Não mexa nele durante esse período de incubação.
Passo 8
Transfira o iogurte para um recipiente sem isolamento e que pode ir à geladeira. Cubra e deixe resfriar, de 2 a 3 horas.
Passo 9
Se quiser dar sabor ao seu iogurte caseiro, misture os ingredientes que desejar antes de servir.
Passo 10
Para o armazenamento, invista em potes herméticos. O iogurte caseiro pode ser consumido em até 2 semanas, embora nos primeiros 7 dias ele esteja mais saboroso, já que quanto mais ele envelhece, mais ácido se torna.
Dica
Se o soro se separar do iogurte, mexa um pouco antes de servir.
Harmonização
Vale a pena combinar um pouco de granola ao seu iogurte, assim como outros ingredientes de sua preferência!
–
Alguma vez você já tinha feito um iogurte caseiro? Quais ingredientes acrescentaria a ele? Confira também outras receitas que já publicamos aqui no Blog do Pão!