Talvez você já tenha ouvido algo a respeito da pimenta-rosa, como por exemplo que ela pode utilizada de maneiras variadas, como na culinária, para fins medicinais e até mesmo na alimentação de pássaros. Mas será mesmo que esse fruto pode oferecer tudo isso ou será que o ingrediente que você conhece não é o verdadeiro? Saiba tudo sobre ela!
Pimenta-rosa da aroeira
Para esclarecer as dúvidas em torno da pimenta-rosa, primeiro é preciso saber que não é raro acontecer uma confusão entre a pimenta-rosa verdadeira e a pimenta-rosa da aroeira. Muito pelo contrário.
Na maioria das vezes, é mais comum a identificação do fruto da aroeira como sendo o único ou o tipo original desse ingrediente. No entanto, ele nada mais é do que uma semente da árvore, nem mesmo sendo considerada uma pimenta de verdade.
Nascido em árvores homônimas originárias da América do Sul, esse alimento é um fruto que pode ser usado no preparo de receitas, decoração de pratos e ainda alimentação de aves. Por conter nutrientes importantes para o organismo, como antioxidantes, fibras, vitaminas A, C, E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio e ferro, ele também pode ser empregada em tratamentos medicinais pois pode ser benéfica à saúde.
De coloração rosa, é claro, a pimenta-rosa da aroeira tem formato de uma baga pequena com casca frágil e uma bolinha preta no interior. Embora não apresente o caráter apimentado típico desse tipo de alimento, o ingrediente se mostra bastante aromático. Seu sabor é marcante, mas mais suave e com traços adocicados e de especiarias.
Pimenta-rosa verdadeira
Agora que você já sabe que a pimenta-rosa da aroeira não é a real, deve estar se perguntando “mas então qual é a verdadeira?”
A pimenta-rosa verdadeira é, na realidade, o grão maduro da pimenta-do-reino. Ou seja, é a pimenta-do-reino de cor rosa avermelhada.
Por ser externamente semelhante ao fruto da aroeira, é comum acontecer o equívoco na identificação. Porém, as diferenças estão não apenas na questão botânica, já que enquanto uma é uma semente a outra é um tipo de pimenta, como também nas características organolépticas.
A pimenta-rosa verdadeira tem baga pequena, assim como a da aroeira. Além disso, revela o caráter picante inerente a outras espécies do grupo, como a branca e a preta. Dessa forma, seu uso na gastronomia geralmente é realizado com mais cautela, uma vez que o sabor bastante intenso pode não agradar tantos paladares, além de sobrepor a personalidade das receitas.
Presença da pimenta-rosa no mercado
O cultivo da pimenta-rosa verdadeira é mais delicado e demorado do que o da pimenta-rosa da aroeira. Isso acontece porque é necessário aguardar o amadurecimento dos frutos que, na maioria das vezes, acontece em períodos diferentes para eles.
Portanto, a pimenta-rosa verdadeira se tornou uma opção não tão conhecida e comercializada. Em contrapartida, a pimenta-rosa da aroeira, por sua vez, acabou ocupando o seu lugar e se mostrou uma alternativa versátil de ingrediente, de cultivo descomplicado, e fácil de ser encontrada.
–
Você usa pimenta-rosa no seu dia a dia? Sabia da existência da verdadeira e da aroeira, ou até mesmo da diferença entre elas? Aproveite e confira também outros posts que já fizemos aqui no Blog do Pão!
agosto 17, 2020
Amei, belo aplicativo!
agosto 18, 2020
🙂
agosto 18, 2020
Não sabia da diferença entre elas.
Ótima matéria .
agosto 19, 2020
Obrigada pela mensagem, Solange 🙂