04.06 - arroz doce texto

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Introdução

O arroz doce é uma receita portuguesa muito popular aqui no Brasil. Ela foi desenvolvida com a chegada da cana de açúcar e do arroz em terras europeias. A receita sofreu algumas adaptações ao longo dos anos – especialmente com a criação do leite condensado – mas mantém sempre o seu objetivo de ser um prato saboroso e sinônimo de “comfort food”.

Bebida do cozinheiro

Quem está preparando o arroz doce com canela pode se deliciar com uma taça de vinho do Porto, bem português, para remeter às raízes europeias desse prato.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga e em seguida adicione o arroz. Enquanto isso aqueça o leite em um recipiente a parte. Cerca de 2 minutos depois adicione um pouco do leite quente. Deixe cozinhar e reduzir o volume de líquido, adicionando mais água em seguida, como se preparasse um risoto.

Quando o arroz estiver com a consistência desejada, desligue o fogo e coloque em um recipiente para servir. Adicione o leite condensado e misture bem. Finalize com canela em pó a gosto e sirva quente ou gelado.

Harmonização

Se o seu arroz doce vai ser servido em uma Festa Junina, ele combina direitinho com um copo de Quentão ou Vinho Quente!