receita da suíça - texto

Introdução

A Raclette é um prato suíço que combina muito com o clima frio que chega ao mês de junho em boa parte do Brasil. Seu nome tem origem na palavra francesa Racler, que significa algo como “raspar” – que é a maneira como o prato é preparado.

Raclette é, na verdade, o nome de um queijo suíço produzido na região de Valais. O prato original é feito com ele derretido na brasa e servido sobre batatas cozidas. Mas o sucesso desse preparo do queijo tornou o prato ainda mais sofisticado e com muitas variações de ingredientes e tipos de queijos usados.

Bebida do cozinheiro

O preparo da Raclette é relativamente rápido, mas você pode fazê-lo acompanhado de uma bebida que te ajude a começar a “esquentar”.  Que tal uma cerveja do tipo Bock ou Stout para essa etapa?

Ingredientes

Modo de preparo

A Raclette, tradicionalmente, é preparada em um aparelho próprio, chamado de aparelho de raclette. Ele ajuda a derreter o queijo e preparar as batatas e os pães, além de tornar toda a experiência mais dinâmica e divertida como em uma noite de Fondue, por exemplo.

Entretanto, não é todo mundo que tem um aparelho de raclette em casa e não é por isso que você não pode comer esse prato quando quiser. É possível prepará-lo em mini bowls, servindo porções individuais do prato para cada convidado. Para isso, siga os passos abaixo:

1- Cozinhe as batatas até que fiquem macias;

2- Enquanto isso fatie o bacon em cubos e refogue rapidamente em uma frigideira, para que fiquem crocantes;

3- Fatie as batatas cozidas em rodelas grandes e coloque no fundo dos bowls que vai usar para servir. Esses bowls serão levados ao forno e, por isso, escolha materiais que tenham essa finalidade;

4- Coloque o bacon sobre as batatas e cubra com outros ingredientes de desejo dos convidados (os frios, as cebolas, os tomates e as azeitonas);

5- Em seguida, fatie os queijos que vão cobrir a sua raclette. Coloque sobre os ingredientes do bowl e leve ao forno para que possam derreter e dourar. Sirva bem quente para saborear.

6- Repita o processo quantas vezes quiser, sempre substituindo a batata por fatias de pães, se desejar.

Harmonização

A Raclette vai muito bem com vinhos franceses (brancos ou tintos) ou um suco de maçã bem natural (que é uma das frutas mais consumidas na Suíça).