Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: Serve 4 pessoas

Introdução

O frio chegou e esta receita deliciosa de Fondue, feita com uma seleção de queijos especiais, vai aquecer seu inverno. Além de saboroso, este Fondue feito com queijos tipo Emmental, Estepe e Gruyère também leva cogumelos tipo Porcini e Grappa, dois ingredientes típicos italianos que garantem sabor, textura e um resultado de impressionar qualquer um numa noite fria. Uma refeição inesquecível para curtir o frio em boa companhia!

Bebida do cozinheiro

Que tal começar o preparo dessa receita saboreando uma bebida tipicamente italiana? Sirva uma dose de Grappa para lhe embalar na cozinha!

Playlist para cozinhar

Ingredientes

  • 190g de Queijo tipo Estepe
  • 160g de Queijo tipo Gruyère
  • 160g de Queijo tipo Emmental
  • 135ml de Vinho branco seco
  • 13g de Fécula de batata
  • 4ml de Grappa
  • 4g de Alho em pó
  • 2g de Cogumelo tipo porcini seco
  • 1g de Noz moscada em pó
  • 1g de Pimenta preta moída
  • 5 sachês de Sal

Modo de preparo

Passo 1

passo 1 - fondue de queijos

Rale os três queijos no lado grosso de um ralador e reserve.

DICA: caso não tenha um ralador, fatie e depois corte os queijos em pequenos pedaços para facilitar o derretimento.

Hidrate o cogumelo com 200ml de água quente (aqueça a água em uma panela e acrescente o cogumelo ou esquente-o junto com a água, em um recipiente no micro-ondas, por 1 minuto). Escorra e descarte a água e pique o cogumelo em pedaços pequenos. Reserve.

Numa panela média em fogo baixo, coloque o vinho para ferver. Assim que ferver e ainda em fogo baixo, comece a adicionar lentamente os queijos, um punhado por vez, mexendo constantemente , sempre aguardando o queijo na panela derreter por completo antes de adicionar a próxima porção.

Passo 2

passo 2

Em um recipiente, coloque a grappa, adicione 100 ml de água e dilua a fécula de batata nessa mistura até ficar homogêneo.

DICA: a grappa é uma bebida italiana feita do bagaço das uvas utilizadas na fabrição dos vinhos. Ela auxilia a manter o sabor de seu fondue, além de garantir um “toque de calor” a mais no prato.

Passo 3

passo 3 - fondue de queijos

Em seguida, adicione a fécula de batata diluída nos queijos e continue mexendo. Não tenha pressa nesta etapa, pois ela é fundamental para o sucesso do seu fondue. Segundo a tradição, o importante é mexer com a espátula fazendo o movimento do número oito no fundo da panela, incorporando tudo lentamente. Isso pode levar cerca de 6 minutos.

DICA: caso vá comer seu fondue com pão, este é o momento de levar o pão ao forno para assar e ficar crocante. Finalize o fondue temperando com sal a gosto, noz-moscada, pimenta-do-reino preta moída e o alho em pó de acordo com seu paladar.

Passo 4

passo 4 - fondue de queijos

Finalize com os pedaços de cogumelo hidratado por cima. Caso não tenha o aparelho próprio de fondue, mantenha-o dentro da panela para garantir que ele permanecerá quente durante o processo, ou então sirva-o dentro de um pão italiano. A ideia é apreciá-lo ainda cremoso e quente, portanto caso ele “endureça” após certo tempo, volte-o ao fogo baixo e mexa até que fique cremoso novamente.

DICA: Consuma com pedaços de pão, pequenas batatas cozidas ou o que você preferir. Bom apetite e esperamos que sua casa fique mais quentinha com esta receita!

passo 5 - fondue de queijos

Harmonização do prato

Harmonize esse fondue de queijos com uma das nossas sugestões de vinhos para saborear com esse tipo de prato!

Confira outras deliciosas receitas do Cheftime publicadas aqui no Blog do Pão!