Introdução
Uma receita que qualquer pessoa deve saber fazer. O molho de tomate é um clássico da culinária mundial, por conta de sua versatilidade para combinar com diferentes pratos.
Um bom molho de tomate casa muito bem com massas, carnes, risotos e um grande número de opções. Por isso, você precisa aprender a fazer essa receita básica.
Bebida do cozinheiro
O molho de tomate é uma receita que você pode preparar no dia a dia ou em um momento especial. Por isso, a bebida do cozinheiro pode ser um refrescante copo de água com gás, gelo e limão (no dia a dia) como uma saborosa taça de Cabernet Sauvignon (para o momento especial).
Ingredientes
- 5 tomates (preferencialmente italianos) maduros;
- 1 lata de tomate pelado;
- 5 colheres de sopa de azeite;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 1 colher de sobremesa de açúcar;
- Pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de preparo
Comece o preparo lavando bem os tomates e levando para uma panela com água, em fogo alto, para ferver. Antes de coloca-los na água, faça um pequeno X na ponta de cada um, para facilitar o processo de descasque mais para frente.
Adicione os tomates na água quando ela começar a ferver e deixe lá até que a pele comece a soltar. Quando isso acontecer, retire os tomates com uma escumadeira e coloque diretamente em um recipiente com água gelada (ou com muito gelo). Isso vai ajudar a soltar a pele que você vai terminar de retirar com as mãos, puxando as pontas pela parte do X.
Em seguida, pique todos os tomates e leve para o liquidificador. Adicione também o tomate pelado e bata bem, até conseguir um líquido homogêneo e liso. Enquanto isso pique a cebola e o alho em pedaços bem pequenos. Reserve.
Em outra panela, comece a aquecer o azeite. Coloque a cebola e o alho para dourar e, em seguida, adicione os tomates batidos. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar até ferver. Quando levantar a fervura você pode acrescentar, se desejar, outros temperos, como folhas de manjericão e outras ervas.
Depois é só servir ou utilizar de base para outras receitas.
Harmonização
Um bom molho de tomate combina, tradicionalmente, com massas de todos os tipos. Por isso, não tenha medo de testar nas suas massas recheadas, secas ou até nos risotos. Ele também é uma boa base para molhos de carne, para preparar refogados, fritatas e muito mais. Use a imaginação e não tenha medo de errar!
–
Confira outras receitas que já publicamos aqui no Blog do Pão!