O hábito de comer peixe cru chegou ao Brasil junto com o sucesso dos restaurantes e pratos da culinária japonesa. Apesar de algumas pessoas ainda apresentarem alguma resistência com relação a essa maneira de comer pescado, a carne de peixe cru é um verdadeiro sucesso ao redor do mundo.

Mas, será que comer esses alimentos na sua forma crua é realmente um hábito saudável?

Forma de preparo que mantém valores nutricionais

Não apenas para os peixes, mas para qualquer alimento, a ingestão de sua forma crua é considerada uma das melhores maneiras de aproveitar os seus valores nutricionais. É claro que, para isso, é preciso que o alimento possa ser consumido em sua forma crua.

Como a carne do pescado não tem contato com água, fogo ou nenhum tipo de manipulação que possa acelerar a perda de alguns de seus nutrientes, ela é considerada uma fonte mais rica do que outras versões de preparo do mesmo peixe.

comer peixe cru - texto

Conhecer a origem do pescado é essencial

Comer carne de peixe crua é um hábito saudável, mas para garantir que ele seja realmente seguro, é preciso que você conheça a origem do pescado que vai usar. O consumo de qualquer tipo de carne crua, sem os cuidados adequados de armazenamento e transporte, pode ser responsável por quadros de infecção alimentar e contaminação microbiológica.

Por isso, na hora de comprar a sua carne de peixe para prepará-la crua, lembre-se de conferir bem a origem desse alimento. Busque apenas por locais que garantem a manipulação correta do alimento, assim como o transporte e armazenamento em temperatura adequada para consumo em seguida.

Um bom sinal é escolher pescados de locais que tenham selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

Atenção com cor e odor

A análise da cor e do odor no peixe que você está comprando também pode lhe ajudar a entender se é um alimento saudável ou não. Além de não apresentar um odor desagradável e pútrido, a coloração da carne deve ser brilhante e apetitosa, além de firme e visivelmente saudável.

Peixes que podem ser consumidos crus

De maneira geral, os peixes comprados para consumo em sua forma crua são o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

De maneira geral, o consumo de peixe cru é uma alternativa segura e saudável para consumo dessa carne tão importante para sua saúde. Mas todo o cuidado é pouco, tanto na hora de escolher os peixes que vai preparar em casa, quanto no momento de selecionar o restaurante que vai lhe servir esse modo de preparo da carne.

Você tem o hábito de comer peixe cru? Conte para a gente!