Você segue uma rotina de cuidados para a sua pele? Utiliza produtos específicos para cuidar dela com carinho? Investe no seu bem-estar e se esforça ao máximo para proporcionar a si mesmo momentos de relaxamento? Então confira nossas dicas para adotá-las no dia a dia e cuidar da sua pele como ela merece!

cuidados com a pele creme

Seu corpo é o seu lar

Não é segredo para ninguém que o cuidado com o corpo deve ir além da questão estética. Ainda assim, se preocupar com você, seja interna ou externamente, pode ser sinônimo de felicidade e proporcionar benefícios como sensações prazer e bem-estar.

Cuidados com a sua pele, por exemplo, é o principal fator para você incorporar na sua rotina de tratamentos externos para o seu corpo. Afinal, além de ser o maior órgão do seu corpo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia ela também tem como funções:

  • Servir como proteção contra agentes externos, como fatores ambientais, micróbios, entre outros;
  • Prejudicar a saída de água do organismo;
  • Produzir melanina, sebo, suor e as estruturas da pele, como pelos, unhas, entre outros;
  • Identificar estímulos sensoriais, como frio, dor, entre outros;
  • Manter a temperatura do corpo e guardar energia para as funções biológicas.

cuidados com a pele sdb

Adotar cuidados diários pode transformar a sua pele

A pele do corpo precisa de cuidados igualmente à do rosto. Por isso, ainda de acordo com a SBD, apostar em uma rotina diária que envolve limpeza, hidratação e proteção pode favorecer a boa manutenção de qualquer tipo de pele, seja ela normal, seca, mista ou oleosa. Consulte seu dermatologista para cuidar de você!

Limpe a sua pele de impurezas acumuladas

Basicamente, a regra número um de cuidados para todos os tipos de pele é fazer a limpeza com produtos específicos, usando loções e/ou sabonetes líquidos. Além disso, para o rosto também é indicado realizar a higiene tanto pela manhã, quanto à noite:

cuidados com a pele limpeza

Uma pele hidratada é uma pele sem ressecamentos e descascamentos

Após limpar a sua pele, você deve investir em uma hidratação capaz de manter e/ou recuperar o viço, o equilíbrio e a beleza dela. Isso é feito com produtos próprios para o rosto e para o corpo, mas também com o consumo mínimo de dois litros de água por dia.

Aliás, tenha cuidado com alguns fatores que podem ser prejudiciais no processo de hidratação da sua pele, como esfoliá-la regularmente, tomar banhos com água muito quente, permanecer exposto ao sol com frequência e não consumir ingredientes ricos em fibras, como frutas e verduras.

Ao hidratar uma pele oleosa, porém, lembre-se de escolher opções fabricadas com água, ou seja, sem óleo (oil free).

cuidados com a pele hidratação

Proteção muito além do filtro solar

Por fim, mas não menos importante, proteger a sua pele contra raios solares pode, além de mantê-la saudável, ajudar a evitar o envelhecimento precoce e também o aparecimento de manchas, pintas e doenças, por exemplo.

Juntamente com o uso do filtro solar à prova d’água com FPS 30 ou mais, é importante lembrar a necessidade de aplicá-lo em abundância (mas sem exagero) outras vezes ao longo do dia, tanto no rosto quanto no corpo. Caso haja sudorese intensa ou a presença ao sol seja constante, repita esse processo a cada duas horas.

Pelo fato de as opções de protetor solar serem variadas (em bastão, creme, gel, loção e spray), é preciso encontrar a que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

E não se esqueça também de adotar algumas dicas que muito provavelmente você já ouviu por aí, como usar o filtro mesmo em dias nublados, evitar a exposição solar entre 10h e 16h, utilizar óculos de sol com proteção UV e vestir bonés ou chapéus.

cuidados com a pele proteção

Viu como cuidar da sua pele pode ser mais fácil do que imagina? Então confira agora todos os nossos produtos para criar a sua rotina de beleza!