A autoestima é uma percepção que a pessoa tem sobre si mesma a partir do modo de agir ou de se ver inserida no mundo. Esse tipo de percepção pode ser tanto positiva quanto negativa. Nesse último caso, alguns comportamentos e sentimentos podem estar presentes, como inferioridade, autocrítica e autocensura excessivas.

Mas então como melhorar a autoestima? Confira alguns hábitos diários que podem favorecer a construção de uma autoestima positiva e ajudar você a ser uma pessoa muito mais feliz!

autoestima intro

1.   Pratique esportes

Não é raro encontrar pessoas sedentárias que tenham uma autoestima baixa. Isso pode se justificar pelo fato de que atividades físicas são fundamentais para ativar substâncias que melhoram a sensação de bem-estar do organismo e, em consequência disso, elevam a autoestima.

Uma dessas substâncias é a endorfina, um neurotransmissor que atua como analgésico e ativa sensações boas no organismo. Dessa forma, com a prática de exercícios no dia a dia, esse sentimento pode ser aumentado.

autoestima esporte

2.   Alimente-se de forma saudável

Alimentos industrializados e processados não oferecem as mesmas quantidades de nutrientes que opções naturais e orgânicas podem proporcionar para a saúde do corpo e da mente. Afinal, eles apresentam altas taxas de açúcar, sal e gordura, o que contribui para um raciocínio mais lento e também podem mudar a percepção que a pessoa tem sobre a sua autoestima.

Por isso, é fundamental adotar uma alimentação saudável, sempre com a orientação do seu nutricionista, repleta de verduras, frutas e leguminosas. Isso porque esses grupos de alimentos contêm vitaminas, minerais e proteínas, que podem ajudar para o bem-estar do corpo.

autoestima alimentação

3.   Tenha uma boa noite de sono

Pessoas que frequentemente se sentem cansadas podem ter uma autoestima baixa, já que por se sentirem fracas e, até mesmo, desanimadas, elas podem não investir em cuidados para si.

Nesse sentido, é fundamental ter um descanso mental especialmente promovido pelo sono. É por meio de uma noite bem dormida que nós temos a capacidade de organizar os pensamentos e liberar substâncias que trazem bem-estar e disposição para o próximo dia. Assim, podendo contribuir para que a pessoa se sinta mais feliz consigo mesma.

autoestima dormir

4.   Reserve momentos para fazer o que você gosta

É comum ver quem sofre com baixa autoestima fazer atividades que os outros dizem que são interessantes – mas que, no fundo, não gosta.

Por isso, reserve um tempo para se dedicar àqueles programas com os quais tem maior afinidade. Você pode aprender um novo hobby, encontrar os amigos e a família, sair para aproveitar a sua própria companhia… o importante é se lembrar de se sentir representado naquilo que escolher fazer.

autoestima amigos

Se desfazer de rancores, ilusões e decepções passadas também podem contribuir para uma vida com mais disposição, otimismo e autoestima melhor. A sua autoestima está relacionada com as formas do seu corpo? Descubra uma maneira de se amar mais adotando o movimento body positive!

mais mu banner retenção de líquidos