Os carboidratos são a principal fonte de energia que vem da nossa alimentação e, por isso, tem papel essencial no funcionamento do metabolismo corporal.
Apesar de muita gente afirmar que os carboidratos são os responsáveis por quadros de excesso de peso e obesidade, a grande verdade é que isso tudo é resultado de uma dieta desequilibrada em muitos aspectos – e não necessariamente desse grupo de alimentos.
Precisamos de carboidrato para viver com saúde e, por isso, aprender a fazer a escolha dos alimentos certos é uma boa maneira de consumir esse macronutriente. Que tal conhecer quais são os melhores carboidratos para a sua saúde?
Grãos: ricos em carboidratos e proteína vegetal
Os grãos são alimentos de origem vegetal que são o resultado final de uma colheita. Além de excelentes fontes de carboidratos, os grãos são também boa fonte de proteína vegetal e de vários micronutrientes.
Bons exemplos de grãos que podem ajudar a compor a nossa ingestão diária de carboidratos são o feijão, a soja, o grão de bico, a ervilha, a lentilha e a quinoa.
Raízes: também são fonte de vitamina A e fibras
As raízes são fontes mais conhecidas de carboidratos que podem ser confundidas com os tubérculos (que apresentaremos mais abaixo) por serem cultivadas e colhidas diretamente da terra.
Os alimentos que classificamos como raízes são chamados, na verdade, de raízes tuberosas. Elas apresentam uma parte volumosa no caule que fica com metade para dentro da terra e metade para fora. Bons exemplos de raízes são a mandioca, a cenoura, a beterraba e a batata-doce.
Todas elas, além de excelentes fontes de carboidrato, também são ricas em vitamina A e fibras alimentares.
Tubérculos: energia encontrada abaixo da terra
Os tubérculos, por sua vez, são fontes de carboidratos que realmente são cultivadas e colhidas embaixo da terra. Tanto o caule, quanto a raiz desses alimentos fica abaixo da terra, deixando apenas as folhas visíveis para colheita.
Por conta do intenso contato com a terra, esses alimentos, além de ricos em carboidratos, também são boa fonte de minerais como o cálcio, magnésio e potássio.
Bons exemplos de tubérculos que devem fazer parte da nossa alimentação são a batata, o inhame e o cará.
Frutas: saborosas e refrescantes
Você sabia que as frutas também são uma fonte importantíssima de carboidratos para a sua alimentação? Ricas em um açúcar específico, chamado de frutose, esses alimentos são responsáveis por fornecer energia de maneira rápida para o corpo, além de uma boa concentração de vitaminas, fibras alimentares e minerais.
Frutas são ótimas opções para consumir em sua forma fresca, mas também para preparar deliciosos sucos nutritivos.
Cereais integrais
Cereais, de maneira geral, são as plantas que se desenvolvem de frutos comestíveis, se tornando uma ótima opção para produzir outros alimentos. Por isso, os cereais tradicionalmente são utilizados na nossa alimentação na forma de farinhas – mas também podem ser consumidos inteiros.
Os cereais integrais são aqueles que passam por um processo de produção que utiliza toda a sua estrutura (farelo, germe e endosperma) para produzir a farinha ou para consumo do seu “grão”. Exatamente por isso são considerados mais nutritivos do que sua versão refinada.
Bons exemplos de cereais integrais que devem fazer parte da sua alimentação são o milho, o arroz integral, a farinha de trigo integral e a aveia.
–
Para consumir o volume adequado desses melhores carboidratos para a sua saúde, pode ser interessante contar com a orientação de um nutricionista!
Você tem um tipo de carboidrato favorito? Qual desses não pode faltar no seu prato? Conte para a gente! Confira outras dicas de alimentação saudável que já publicamos aqui no Blog do Pão!