Seu cabelo já teve fases de estar fraco e com pouco brilho? Você já enfrentou dificuldades para ter disposição durante uma performance esportiva? Sua saúde mental não está em dia? Caso a resposta tenha sido positiva para essas perguntas, saiba que pode ser um sinal que revela que seu corpo pode estar precisando de multivitamínicos.
Os multivitamínicos são ideais para suprir as necessidades nutricionais que, em deficiência, podem ocasionar distúrbios físicos e mentais no organismo. Além disso, eles podem ser indicados para qualquer fase da vida e são adaptáveis a qualquer rotina. Que tal saber o que são, para que servem e quando acrescentá-los na rotina?
Afinal, o que são os multivitamínicos?
Há algum tempo, era comum que pessoas que apresentavam algum problema leve de saúde, como unhas frágeis e quebradiças, recebessem como recomendação médica a ingestão de alimentos ricos em determinado nutriente para a melhora do quadro.
No entanto, hoje em dia, com a evolução da ciência, é possível que esses nutrientes sejam encontrados em forma de cápsulas. Ou seja, como multivitamínicos. De forma geral, eles são suplementos nutricionais que contêm minerais e vitaminas, e podem ser formulados para necessidades específicas.
Para que servem os multivitamínicos?
Não é segredo para ninguém que o organismo precisa de quantidades diárias de nutrientes para apresentar um bom funcionamento. Sendo assim, tendo como principal fonte a alimentação saudável.
Porém, é possível que os alimentos consumidos não contenham esses níveis necessários para as funções do seu corpo. Dessa forma, os multivitamínicos ajudam de maneira a suplementar a oferta de nutrientes.
Ou seja, eles contribuem para que o organismo não sofra com a falta de minerais e vitaminas, melhorando a saúde e bem-estar. Além disso, o uso de multivitamínicos pode resolver problemas como a falta de energia, o mau humor, a memória falha, as unhas quebradiças e outras características.
Como tomar e qual o melhor horário?
O uso de multivitamínicos deve ser sempre indicado por um profissional da saúde após a realização de exames. De qualquer forma, vale saber que eles podem ser ingeridos durante uma refeição, como o almoço ou o jantar.
Afinal, é com ela que há o consumo de alimentos que auxiliam o organismo a fazer a absorção de substâncias. Sendo assim, tomar multivitamínicos durante as refeições pode ajudar a potencializar o efeito suplementar. Para o caso de multivitamínico em gomas, por exemplo, basta apenas mastigá-los durante a refeição, sem fazer uso de bebida.
Quem tem indicação para consumir multivitamínicos?
Alguns grupos de pessoas têm necessidades específicas de suplementação. É o caso das crianças, de gestantes e de idosos.
Multivitamínicos para crianças
Os multivitamínicos infantis trabalham para melhorar a imunidade e fortalecer os ossos, além de fornecerem vitaminas importantes para a criança, como a A e D. Para facilitar a ingestão do multivitamínico pela criança, vale investir em gomas com sabores de fruta em vez de cápsulas. Assim, a experiência se torna mais prática, agradável e até divertida.
Multivitamínicos para gestantes
Durante a gravidez, as mulheres precisam de vitaminas e minerais no organismo, como cálcio, ferro, magnésio e zinco. Afinal, elas precisam nutrir dois corpos. Por isso, os multivitamínicos ajudam a saúde do bebê e da gestante, permitindo que haja um crescimento e desenvolvimento saudáveis de ambos.
Multivitamínicos para idosos
Ao longo de toda a vida, o corpo precisa de diferentes tipos de nutrientes. Na melhor idade, porém, essa necessidade se mostra mais constante. Isso porque, com o envelhecimento, o organismo acaba não produzindo os nutrientes na mesma quantidade e também revela mais resistência para absorver e metabolizar outros, como as vitaminas A, C, D, E e do complexo B.
Quem toma multivitamínicos pode consumir bebidas alcoólicas?
Bebidas alcoólicas têm atividade psicoativa no corpo, promovendo uma sensação depressora no sistema nervoso central. Nesse sentido, o consumo em excesso de álcool pode interferir na absorção de nutrientes essenciais.
Ademais, o consumo de álcool por tempo prolongado pode reduzir temporariamente o metabolismo de substâncias biotransformadoras. Por isso, a orientação é para que não haja a ingestão de bebida alcoólica acompanhada de qualquer medicamento, incluindo multivitamínicos.
Os multivitamínicos engordam?
O uso de multivitamínicos não tem relação direta com o aumento de peso. E a explicação para isso é simples, afinal, eles não têm calorias significativas em sua composição. Além disso, não estão associados ao emagrecimento com o uso exclusivo. Portanto, é importante continuar realizando atividades físicas, mesmo durante o consumo.
–
Você faz uso de multivitamínicos no seu dia a dia? Já sabia dos benefícios que eles podem oferecer à saúde? Lembre-se de que a união de bons hábitos e uma alimentação saudável pode ajudar a potencializar o seu uso. Confira também outros posts com dicas saudáveis que já publicamos aqui no blog!