Você já deve ter ouvido falar que utilizar embalagens de vidro é melhor do que as de plástico, não é mesmo? O vidro pode ser reciclado inúmeras vezes e deve-se evitar que vá para lixões, aterros e contamine o meio ambiente. O descarte deve ser feito da maneira correta, pois as garrafas de vidro são totalmente recicláveis e podem demorar quatro mil anos para se decompor na natureza.
Pensando nisso, o Minuto Pão de Açúcar firmou uma parceria com a startup brasileira Green Mining e a Cervejaria Ambev com o objetivo de inserir a logística reversa de vidro em lojas selecionadas da bandeira localizadas na cidade de São Paulo (SP).
Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto
A parceria, lançada em março de 2020, disponibiliza em algumas lojas do Minuto Pão de Açúcar pontos coletores exclusivos para descartar vidro corretamente – podem ser garrafas, potes, copos e outros objetos, desde que estejam limpos e secos.
Quando as estações de coleta estão cheias, os resíduos são recolhidos por coletores da Green Mining, que utilizam triciclos para evitar a emissão de CO2, levando o material até um ponto de concentração. E, quando se atinge um certo volume, o vidro é levado direto à fábrica da Cervejaria Ambev, localizada no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa.
A ação já coletou e enviou para a reciclagem uma tonelada de resíduos, o equivalente a 5.000 garrafas de cerveja long neck. Fazer o descarte correto evita que o resíduo que vá para lixões, aterros e contamine o meio ambiente.
Confira os endereços das lojas Minuto Pão de Açúcar que já contam com lixeiras exclusivas para o descarte de vidro:
- Avenida Paulista, 407 – Bela Vista
- Rua Padre Antonio José dos Santos, 554 – Brooklin
- Rua João Moura, 509 – Pinheiros
- Av. Dr. Cardoso de Melo, 482 – Vila Olímpia
- Rua Fidêncio Ramos, 81 – Vila Olímpia
- Rua Cardoso de Almeida, 1292 – Perdizes
Consumo e descarte conscientes
A sustentabilidade é um pilar do Pão, que foi pioneiro no varejo alimentar ao criar um programa de reciclagem em 2001. O serviço de descartar vidro corretamente, por meio dessa parceria, promove o compromisso com o desenvolvimento de ações não só sobre o consumo consciente, mas também sobre o descarte consciente.
De acordo com a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem do material no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano. Em média, são produzidas mais de 8,6 bilhões de embalagens por ano, o que equivale a 1,3 milhão de tonelada de vidro.
Sobre a Green Mining
A startup foi fundada em 2018 para criar soluções em reaproveitamento de embalagens. A Green Mining possui um sistema inteligente de logística reversa que consegue identificar os locais de maior geração de resíduos pós consumo, além de capacitar e contratar catadores de rua para uma coleta sustentável, que evita a emissão de gás carbônico.
A Green Mining é uma das empresas selecionadas em todo o mundo pela cervejaria Ambev, que visa impulsionar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Até o momento, a startup coletou mais de 830 toneladas de resíduos e evitou mais de 138 toneladas de emissões de CO2.
–
Confira também posts sobre ações de sustentabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão!