Quem acompanha as novidades do universo do vinho, muito provavelmente, percebeu um aumento significativo pela procura de vinhos produzidos com uma uva italiana de nome Primitivo.
Essa, que é uma uva muito comum no sul da Itália (mais especificamente na região de Puglia), passou a ser reconhecida como uma das castas mais importantes dessa parte do país, por produzir vinhos únicos, que são encorpados e bastante perfumados.
Ficou curioso para conhecer mais sobre o vinho Primitivo? Continue lendo nosso artigo sobre ele!
Puglia: dos vinhos de má qualidade até a tradição
A Itália, como você deve saber, é um dos principais produtores de vinho do mundo e é claro que, como qualquer outro grande produtor, pode colocar no mercado rótulos de excelente qualidade – mas também outros que não são considerados tão bons assim.
O sul da Itália por muito tempo foi responsável pelas safras de vinhos italianos de baixa qualidade que chegavam ao mercado. Eles eram bebidas produzidas para consumo rápido e diário da população local, situações que prejudicavam o desenvolvimento de bons rótulos.
Com a descoberta da uva Primitivo, os produtores da região perceberam que era possível desenvolver vinhos com características únicas e que teriam alto valor de mercado. Em pouco tempo, os vinhos Primitivo começaram a figurar entre os melhores rótulos italianos da atualidade.
Características e origem da uva Primitivo
O nome dado para essa cepa tão valorizada do sul da Itália é, na verdade, uma referência à sua época de colheita. Essa é uma uva classificada como precoce, que é colhida logo que as primeiras frutas aparecem nos vinhedos. Por conta dessa colheita precoce, essas uvas geralmente apresentam maior concentração de açúcar em sua composição – característica que influencia no aumento de seu teor alcoólico após a fermentação.
A uva Primitivo é considerada geneticamente semelhante a duas outras uvas cultivadas em outras regiões do mundo: a Tribidrag, na Croácia, e a tradicional Zinfandel, que é extremamente popular na Califórnia.
Os vinhos feitos com a uva Primitivo são tradicionalmente bebidas perfumadas e encorpadas. É o tipo de vinho perfeito para quem curte uma bebida mais concentrada, com forte sabor frutado, taninos leves e pouca acidez.
Similaridade com os vinhos sul-americanos garante seu sucesso no Brasil
O vinho Primitivo é um verdadeiro sucesso no mercado brasileiro dessa bebida desde a sua chegada, e você sabe qual o motivo para tanta procura desses exemplares da região da Puglia? Esse tipo de uva tem paladar muito similar aos vinhos sul-americanos, que também são frutados e aromáticos por conta do açúcar residual de suas cepas e suas regiões de produção mais quentes. Eles são, inclusive, uma ótima alternativa para iniciantes no universo dos vinhos europeus.
Aprenda a harmonizar seu vinho feito com essa uva
Para quem vai experimentar a sua primeira taça de vinho primitivo, uma boa dica para harmonizá-lo é escolher pratos de carne vermelha, queijos de sabor mais forte e de coloração amarela ou, é claro, a boa e tradicional fatia de pizza.
Vale reforçar que o vinho Primitivo é uma também excelente opção para acompanhar o churrasco, que é uma das refeições favoritas do brasileiro!
Você já conhecia a uva Primitivo? Já provou vinhos feitos com ela na região da Puglia? Conte para a gente!
Quer conferir outros artigos sobre o universo dos vinhos? Acompanhe sempre nossas novidades no blog!
novembro 23, 2017
Ótima reportagem sobre a uva Primitivo.
novembro 23, 2017
Que bom que gostou, Júlio!
janeiro 30, 2019
Todo vinho da uva primitivo e meio seco independente de sua região.
setembro 11, 2019
Eu comprei aqui no sul da Alemaha …Baden Wütemberg. 2,75€. Realmente magnífico.