Julho é sinônimo de férias para as crianças de todo o Brasil. E, para os pais que vão viajar com os filhos, ou para aqueles que vão curtir as férias em casa, garantir a manutenção de uma alimentação saudável – e saborosa – para seus pequenos durante esse período pode ser um desafio.

Pensando nisso, para lhe ajudar nessa tarefa de alimentar seus filhos nesse período longe da escola, preparamos uma lista de opções de lanchinho da tarde, saudáveis e saborosos, que você pode servir para eles!

lanchinho da tarde - bolinhas de melão

Bolinhas de melão e melancia com iogurte natural

Um lanche divertido e nutritivo, além de refrescante e leve, podem ser bolinhas de melão e melancia com iogurte natural. Use uma concha de sorvete para fazer as bolinhas, sirva em um pote de sorvete e complete com 100mL de iogurte natural.

Bisnaguinha com cream cheese, goiabada e suco de limão

Essa é uma alternativa rápida, gostosa e saudável para seus filhos lancharem no meio da tarde. Basta pegar uma bisnaguinha (ou outro pão com o mesmo tamanho) e preencher com uma colher de sopa de cream cheese, uma fatia fina de goiabada e preparar um suco de limão fresquinho pra acompanhar.

Salada de frutas variadas com granola e mel

Outra opção prática e saudável é preparar uma salada de frutas com variedade (maçã, banana, laranja, pera, mamão, uva, abacaxi e manga), colocar uma colher de sopa de granola e uma colher de chá de mel na hora de servi-la na cumbuca.

lanchinho da tarde - salada de frutas

Ovinhos de codorna com azeite e orégano e suco natural de maracujá

Para quem quer fugir do óbvio, um bom lanchinho da tarde pode ser montado com uma pequena porção de ovinhos de codorna temperados com azeite e orégano. Prepare um copo de suco natural de maracujá para acompanhar a receita. 😉

Enrolado de queijo branco e frango desfiado com suco natural de laranja

Pegue um pão de wrap – ou um pão sírio – coloque uma fatia de queijo branco, uma colher de sopa de frango desfiado e enrole. Você pode até usar um palitinho para ajudar a fechar o conteúdo. Sirva com um copo de suco natural de laranja.

Banana assada com canela e creme de leite

Quer oferecer um lanche mais docinho? Pique uma banana (de preferência a caturra, que é mais doce), leve para o micro-ondas por dois minutinhos e depois salpique um pouco de canela e finalize, se quiser, com um pouco de creme de leite fresco.

lanchinho da tarde - banana

Salteado de tomate cereja e queijo minas branco com suco de maçã natural

Tomatinho cereja com queijo minas branco é uma das combinações mais gostosas que tem para o lanche do seu filho. E preparar esse salteado é muito fácil: basta colocar em uma cumbuca alguns tomatinhos cereja higienizados e quadradinhos de queijo minas, misturar e temperar com um pouco de azeite e orégano, se desejar. Prepare um suco de maçã natural e o lanche está pronto!

Potinho de milho cozido com manteiga e água de coco

Na sua cidade é comum ver nos carrinhos de comida de rua algumas pequenas porções de milho cozido? Que tal reproduzi-los em casa? Para isso, basta cozinhar algumas espigas de milho verde, usar uma faca para servir em uma cumbuca e colocar uma colher de chá de manteiga para temperar. Sirva essa delícia com um copo de água de coco para hidratar.

lanchinho da tarde - milho

Mix de frutos secos com um copo de leite quente

Compre porções avulsas de amendoim, castanha de caju, amêndoas, damascos e outros frutos secos e monte seu próprio mix. Sirva uma porção de 150g para seus filhos, acompanhada de um copo de leite integral quentinho (que você pode adoçar com uma colher de açúcar mascavo, se quiser).

Pipoca sem manteiga e leite fermentado

Quem resiste a uma pipoquinha, não é mesmo? Compre o milho para pipoca e estoure no melhor estilo tradicional, com a ajuda de um pouco de óleo vegetal e uma panela de pressão. Sirva, com um pouco de sal e acompanhado de um leite fermentado para adocicar a tarde dos seus filhos.

Tapioca de queijo branco com geleia de morango e suco de tangerina natural

Para um lanche mais reforçado, você pode preparar uma tapioca rápida com queijo branco (do tipo minas frescal) e um pouco de geleia de morango. Sirva com um copo de tangerina natural!

lanchinho da tarde - tapioca

Esses são apenas alguns exemplos de lanchinho da tarde para seus filhos aproveitarem nessas férias. Use a criatividade para criar muitas outras formas de manter seus pequenos nutridos e com energia para curtir esse momento de diversão e relaxamento que são as férias.  Aproveite para conferir também algumas dicas para garantir a hidratação deles nesse período!

Qual sua ideia favorita? Conta pra gente!