Portugal é um dos países que entra na lista dos grandes produtores mundiais de vinhos. Reconhecido por seus rótulos com grande personalidade e características únicas, ao saborear os vinhos portugueses é possível conhecer muito sobre a cultura da região.

Vários são os vinhos portugueses de renome mundial, mas alguns estilos podem lhe ajudar a entender um pouco mais sobre a produção dessa bebida no país.

Nesse artigo, preparamos uma lista dos estilos que você não pode deixar de conhecer.

vinhos portugueses - texto

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é, provavelmente, uma das bebidas que mais tem a cara de Portugal. Ele é produzido na região do Douro, uma das mais nobres do mundo para essa bebida.

A região do Douro é caracterizada por seus solos de difícil trabalho (por serem inclinados e ricos em granito), mas que são benéficos para o desenvolvimento de uvas com grande concentração de açúcar e cor. Além disso, o Douro também conta com vários microclimas que permitem o desenvolvimento de cepas e bebidas completamente diferentes em sua região.

O vinho do Porto é produzido nas regiões mais áridas e próximas do rio e representa cerca de 50% do volume de vinhos produzidos no país. É uma bebida mais doce, viscosa e com alto teor alcoólico e, por isso, servida como um vinho de sobremesa. Pode ser tinto ou branco.

Vinho verde

Tão característico de Portugal quanto o Vinho do Porto é o Vinho Verde. Esse vinho, produzido apenas na região do Douro e do Minho, é uma bebida cheia de personalidade e com características que pertencem somente a ele.

De maneira geral, os vinhos verdes são bebidas leves, com alta acidez, baixo teor alcoólico e com um toque gaseificado. Apesar do nome verde, esses vinhos podem ser brancos, tintos ou rosés.

O termo Vinho Verde é usado para homenagear a região em que ele é produzido (que tem como características a vegetação e coloração verde dos rios), como também para mostrar que é uma bebida desenvolvida a partir de uvas jovens.

Quem prova o vinho verde pode perceber uma bebida refrescante e única, perfeita para várias e diferentes ocasiões.

vinhos portugueses - texto 2

Vinhos do Alentejo

O Alentejo é uma zona situada no sul de Portugal, que também é muito reconhecida por sua cultura produtora de vinhos. Responsável pelo desenvolvimento de bebidas clássicas e autênticas, a região do Alentejo também concentra o maior número de castas nativas do mundo – e por isso é tão especial.

Os vinhos tintos desenvolvidos na região são ricos, caracterizados por um corpo marcante, taninos presentes, coloração escura e muito sabor. Os brancos, por sua vez, são discretamente ácidos, suaves, refrescantes e frutados – ideais para consumir ainda jovens.

Vinhos do Dão

A região do Dão situa-se no Centro Norte de Portugal e conta com excelentes condições geográficas para a produção de vinhos.

As várias montanhas que compõem a região protegem as vinhas da ação dos ventos. Outras características – como a altitude, os solos xistosos e as estações do ano bem demarcadas – ajudam no desenvolvimento de vinhos com grande potencial de guarda.

No Dão, muitas castas tipicamente portuguesas conseguem se desenvolver em seus terrenos: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Jaen, Bical e Verdelho são algumas das principais. De maneira geral, seus vinhos brancos são frutados, aromáticos e muito equilibrados, enquanto os tintos são encorpados e bastante complexos (especialmente quando envelhecidos em garrafa).

Vinhos do Tejo

Tejo é o nome do rio que corta seis sub-regiões de Portugal que são produtoras de vinho: Almeirim, Cartaxo, Coruche, Santarém, Chamusca e Tomar. A grande diversidade de solos e climas nessas regiões (que ficam muito próximas ao rio) ajuda a produzir vinhos brancos e tintos de muita qualidade e em grande volume – o que favorece seu preço mais competitivo no mercado internacional.

Castas tradicionais são as mais populares na região (como a Touriga Nacional, Trincadeira ou Castelão), mas outras mais nobres e mundialmente conhecidas são produzidas por lá (como a Cabernet Sauvignon, Merlot ou Chardonnay).

A região produz vinhos brancos de aromas florais e bastante frutados e tintos jovens aromáticos, com taninos discretos.

Provar esses cinco tipos de vinhos portugueses é uma excelente maneira de começar a entender a cultura desse tipo de bebida no país.

Você já provou algum desses vinhos? Conte para a gente!