Se você é um apreciador de vinhos espanhóis, muito provavelmente já ouviu falar na uva Tempranillo – cepa que se destaca na produção dessa bebida no país.
Que tal conhecer um pouco mais sobre essa saborosa variedade cultivada em um dos maiores produtores de vinhos do Mundo?
Qual a origem da uva Tempranillo?
A uva Tempranillo é uma variedade de cepa tinta, com origem na região da Península Ibérica, mas muito popular na Espanha – e por isso a uva mais utilizada para produção de vinhos no país.
Seu nome é derivado da palavra espanhola “temprano”, que em português significa “cedo”. Essa escolha é uma referência à característica dessa uva, que amadurece rapidamente e é uma das primeiras a serem colhidas.
Seus cachos são compactos e de tamanho médio, com bagos com casca bem grossa e coloração escura. Essas características permitem que essa seja uma uva de fácil adaptação e cultivo em diferentes tipos de terroir.
Onde a Tempranillo é cultivada?
As regiões favoritas da uva Tempranillo são aquelas de altitude, com terrenos secos, argilosos ou pedregosos, muita incidência de sol e com amplitude térmica. Entretanto, ela é uma uva versátil, que pode desempenhar muito bem em outros cenários.
A facilidade de adaptação da Tempranillo permite que essa uva seja cultivada não apenas na região Ibérica, mas em diversos países em todo o mundo. Portugal, Argentina, Chile, Austrália, México e Estados Unidos são alguns dos países que cultivam a Tempranillo (que pode aparecer nos rótulos com outros nomes, como Tinta Roriz ou Valdepeñas).
Na Espanha, onde é considerada uma das cepas mais especiais do país, a uva Tempranillo é cultivada na região de Rioja – de onde vem a maioria dos rótulos conhecidos e premiados com essa espécie.
Quais são as principais características dessa uva?
A Tempranillo é uma uva com pouco açúcar, taninos marcantes e com acidez discreta. Por isso, transmite essas características para seus vinhos.
Tradicionalmente, ela produz rótulos elegantes, aromáticos e robustos, com forte presença de frutos vermelhos e picância. Quando seu vinho passa por tempo em barricas de carvalho (visto que contam com bom potencial de guarda), ele pode obter notas de baunilha e torra, deixando-o ainda mais complexo e interessante.
O teor alcoólico de seus vinhos varia entre 10 e 13%, de acordo com o estilo de preparação.
Quais tipos de vinho são feitos com essa uva?
Na hora de escolher um vinho feito com a uva Tempranillo, você sabe qual estilo priorizar? Essa é uma cepa muito tradicional nos vinhos de corte (ou blends), por ajudar no desenvolvimento da estrutura e maciez da bebida, deixando-a mais aveludada e elegante.
Entretanto, existem bons exemplares de vinhos varietais com essa uva, produzidos especialmente na Espanha e em Portugal (sob o nome de Tinta Roriz).
Vale lembrar que a Tempranillo também pode ser usada para a produção de vinhos rosé saborosos, além dos tintos tradicionais!
Como harmonizar a uva Tempranillo?
Ao levar um vinho feito com uva Tempranillo para a casa, garanta que você vai escolher os pratos certos para harmonizar com ela.
Essa é uma bebida que combina muito bem com queijos duros, carne vermelha, embutidos, massas com molho picante, pães e vegetais assados ou grelhados.
–
Já saboreou um bom vinho feito com a uva Tempranillo? Essa não é a sua cepa favorita? Conte para a gente qual você prefere!