Quem disse que uma taça de vinho não acompanha os mais saborosos pratos de carne? Fazer a harmonização de vinhos e carne é mais fácil do que parece e você vai aprender tudo o que precisa com a nossa ajuda! Vamos lá?
Carnes vermelhas
As carnes vermelhas podem ser preparadas de diferentes maneiras e cada uma dessas preparações exige um tipo de vinho:
Carne cozida
Carnes cozidas geralmente são pratos com um teor de gordura um pouco mais elevado, por conta do tempo de cocção da carne na panela.
Para equilibrar essas características, é ideal escolher um vinho com acidez elevada e taninos marcantes, como aqueles produzidos com a uva Tempranillo.
Carne grelhada
Carnes vermelhas grelhadas precisam de vinhos encorpados e com taninos marcantes, discretamente ácidos, para complementar seu sabor.
É natural que os Malbecs argentinos e Tannats uruguaios sejam uma boa opção para esse tipo de carne. Vale reforçar que, para valorizar o sabor dessa harmonização, é preciso investir em uma carne mais mal passada.
Churrasco
O churrasco se assemelha muito com a carne grelhada, mas o forte sabor da fumaça influencia muito no que você percebe na carne.
As uvas Malbec sempre vão muito bem com carnes vermelhas em geral, mas se você tem um churrasco com diferentes peças, vale a pena investir em uma garrafa de Cabernet Sauvignon. Ela é mais equilibrada e fácil de harmonizar com os vários sabores que saem do fogo.
Almôndega
A almôndega é uma carne que, invariavelmente, vem acompanhada de algum tipo de molho – e por isso, recomendamos que você se preocupe em harmonizar seu vinho com ele. Para os pratos clássicos de almôndega com molho de tomate, prefira vinhos leves e tradicionais, como os italianos.
Costela
A costela é uma carne muito peculiar, de sabor forte e marcante, além de um alto teor de gordura. Aqui você tem duas opções: harmonizá-la com um vinho suave, para respeitar o sabor da carne ou com um vinho igualmente marcante, que vai complementar essa experiência.
Para quem vai de suave, uma boa pedida é a Pinot Noir, que é elegante e discreta na medida certa. Para quem quer ousar, a Syrah vai lhe garantir uma experiência muito interessante com as costelas.
Carne de porco
Carnes de porco também harmonizam bem com vinhos. Tente valorizar com vinhos de taninos mais suaves, porque são peças delicadas e que podem ter seu sabor comprometido com uvas mais fortes.
Boas opções são os vinhos brancos feitos com Riesling ou, para quem prefere vinhos tintos, a Cabernet Sauvignon.
Carne de frango
A carne de frango, assim como a carne vermelha, também pode ser preparada de várias maneiras. Para aprender a fazer a harmonização de vinhos e carne de frango, é preciso se atentar a alguns detalhes:
- Para carnes servidas sem molho, opte sempre por uvas brancas e discretamente marcantes, como as presentes nos espumantes brut ou nos vinhos feitos com Chardonnay;
- Para carnes de frango com molhos suaves, harmonize com uvas igualmente leves, como a Pinot Noir ou Merlot;
- Os molhos apimentados combinam muito bem com os brancos feitos com Riesling;
- Molhos cítricos, por sua vez, devem ser harmonizados com brancos feitos com Sauvignon Blanc;
- Frangos servidos com queijo ou molho de queijo podem ser acompanhados por uma boa taça de Syrah, por conta do sabor mais forte do prato.
Carnes de caça
Carnes de caça de maneira geral apresentam sabor muito mais marcante do que as tradicionais carnes de boi, porco ou frango. Exatamente por isso, só conseguem harmonizar bem com vinhos igualmente encorpados, que não são prejudicados por sua forte presença.
Por isso, ao servir carnes como pato, coelho e até mesmo cordeiro, prefira harmonizá-las com vinhos feitos com uvas Tannat, Cabernet Sauvignon e até a Syrah.
Peixe e frutos do mar
Vai servir um saboroso peixe como opção de carne? Para esse tipo de prato – e também para os frutos do mar –, os vinhos certos são sempre os mais suaves, como os brancos, que não comprometem seu sabor discreto.
Os rótulos de vinho branco feitos com a uva Sauvignon Blanc são uma boa pedida, mas peixes também harmonizam com delicados espumantes.
–
Quais dessas opções de harmonização de vinhos e carne você já testou antes? Quer aprender a harmonizar outros alimentos com seus rótulos preferidos? Não perca nossas dicas sobre o tema:
agosto 3, 2017
parabéns pelas ótima dicas.
agosto 3, 2017
Obrigado, João!
agosto 3, 2017
Olá João Sou apreciadora de vinhos e espumantes. Adorei as dicas. Não teria este conteúdo impresso?
agosto 3, 2017
Olá, Rosemar! Não temos ele impresso não, mas você pode imprimir a página do blog sem problemas! 😉
agosto 3, 2017
Muito bom o texto, explicações claras e objetivas.
Quando tiverem palestras ou degustações em São José dos Campos, gostaria de ser convidada.
Aprecio bons vinhos e gosto de aprender.
Atenciosamente.
Dagmar P. C. da Silva
agosto 3, 2017
Que bom que gostou, Dagmar! 🙂
agosto 3, 2017
Muito boa as dicas, simples e fácil de entender.
agosto 3, 2017
😀
agosto 3, 2017
AMEI <3
agosto 3, 2017
<3
agosto 3, 2017
também agradeço as sugestões e só peço que ofereçam vinhos razoáveis a preços razoáveis. Aproveito para perguntar porque os vinhos brasileiros decentes são mais caros que os importados do Chile e da Argentina?
agosto 3, 2017
Olá, Irene!
O preço dos rótulos pode variar de acordo com vários fatores (método de produção, escolha da uva, região). O Brasil ainda é iniciante perto de Chile e Argentina na produção de bons vinhos e, devido a larga escala de produção dos nossos vizinhos, eles conseguem praticar preços melhores em alguns rótulos. Mas já é possível encontrar bons brasileiros com preços confortáveis! 😉
agosto 3, 2017
NOSSA COMO EU SOFRIA PRA HARMONIZAR VINHO COM CHURRASCO. AGORA FICOU BEM ESCLARECIDO, COM UMA LINGUAGEM MAIS CLARA . MUITO BOM TEXTO.
agosto 3, 2017
Viva!
agosto 3, 2017
Muito boa as informações.
Seria interessante acrescentar outras uvas com as respectivas harmonizações.
agosto 3, 2017
Olá, Ivânio! Podemos pensar nessa sugestão para um próximo texto! Obrigado! 😉
agosto 3, 2017
Ótimas sugestões e pegando carona nesse comentário vc poderia indicar algum vinho nacional bom pra ser acompanhado com massas
Obrigada
agosto 3, 2017
Marta, esse Marselan é uma boa opção!
https://www.paodeacucar.com/produto/307865/vinho-brasileiro-tinto-seco-marselan-garrafa-750ml
😉
agosto 3, 2017
Gostaria que as próximas sugestões fossem com os queijos. Claro , mantendo o mesmo nível dessa edição , o que tenho certeza ocorrerá.
agosto 3, 2017
Oi, Paulo!
A gente já tem! Olha aqui: http://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/tipos-de-queijo-para-comer-com-vinho
😉
agosto 3, 2017
Excelente! Adorei
agosto 3, 2017
<3
agosto 3, 2017
Sou vegetariana. Gostaria de algumas dicas p harmonizar pratos com legumes e proteínas vegetais e também massas integrais.
Obrigada
agosto 3, 2017
Oi, Selma!
Sua sugestão está anotada para pensarmos em um conteúdo voltado pra vegetarianos, ok? 😉 Obrigado pelo comentário!
agosto 4, 2017
Grata pela atenção! Vou aguardar ?
agosto 3, 2017
Cara, demais, ótimas dicas, muito bom, parabéns!!!
agosto 3, 2017
Que bom que gostou, Marco!!
agosto 3, 2017
Dicas simples e diretas, mas interessantes. As lojas do Pão de Açúcar deveriam treinar ao menos um de seus colaboradores para nos orientar in loco, no ato de escolha do vinho na prateleira. Sucesso garantido de compra venda! Abraços.
agosto 4, 2017
Olá, Christiano! As nossas lojas contam com um sommelier pronto para lhe dar orientações na hora de escolher seu vinho! Qual loja você costuma frequentar?
Abraços!
agosto 3, 2017
Parabéns pelo texto. Muito instrutivo =)
Vocês poderiam informar quem foi o autor ou autores?
agosto 4, 2017
Obrigado, Angélica!
Temos um time de especialistas em vinho que passam as orientações 😉
agosto 4, 2017
Bom dia,
Primeiramente Parabéns pelo conteúdo da matéria.
Achei as dicas excelentes. Muito práticas e diretas. Gostaria de saber sobre a harmonização com a culinária japonesa, sushis, sashimis, hots e etc…
agosto 4, 2017
Oi, Maurício!
Obrigado pela sugestão! Vamos elaborar um conteúdo sobre essa harmonização, mas falamos um pouquinho sobre esse tema aqui ó, caso você queira adiantar algum conhecimento: http://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/melhores-vinhos-almoco-de-pascoa
agosto 4, 2017
Valeu, dicas ótimas
agosto 4, 2017
😉
agosto 5, 2017
Excelente ! Encontrar a indicação dos vinhos Tannat e Tempranillo foi ótimo ! Obrigado.
agosto 7, 2017
Que bom que gostou!
março 28, 2018
Obrigado pela aulaaorendi muito com as dicas obg
março 29, 2018
Que bom, Joaquim!
junho 27, 2018
Adorei… Sucesso!
Poderiam fazer mais promoções de vinhos?
junho 27, 2018
Rosa, sempre que tivermos novas promoções você será avisada por e-mail! Já fez seu cadastro no Paodeacucar.com?
🙂
novembro 9, 2018
Excelente matéria parabéns simples e clara!
Vagner Rabelo
Minas Adventure
novembro 21, 2018
Viva!
julho 28, 2019
Moro no nordeste temos bons vinhos aqui na nossa região é uma pena que são tão poucos ofertados e divulgados, a maioria de nós brasileiros só lembraram dos vinhos do sul. Vamos divulgar mais as demais regiões vinícolas desse nosso Brasil.
junho 23, 2020
Ótima matéria.
Informações bem claras e muito úteis .
Muitas vezes não sabemos harmonizar corretamente.
Parabéns! 👍😉
agosto 3, 2020
Obrigada pela mensagem, Solange 🙂