O ceviche é um prato típico da gastronomia Peruana e que tem feito muito sucesso em todo o mundo por conta de sua praticidade de preparo e sabor inconfundível. Nos dias quentes das cidades brasileiras, preparar uma receita de ceviche pode ser uma boa pedida para fazer uma refeição mais leve.

Mas você sabe como elaborar a receita perfeita desse prato? Separamos algumas dicas para você não errar na próxima tentativa!

receita de ceviche - texto 3

Ingredientes simples e com flexibilidade de uso

O ceviche é uma receita que nasceu para ser prática, além de saborosa. Por isso, parar prepará-lo, o certo é investir em ingredientes simples e fáceis de encontrar no seu dia a dia. A combinação dos ingredientes também pode ser feita com muita flexibilidade, de acordo com a sua criatividade.

Os ingredientes devem estar sempre frescos

O ceviche é um prato feito com ingredientes crus. Por isso, tudo deve estar bem fresquinho para garantir o melhor sabor na hora de preparar a receita.

Escolha o peixe certo

A flexibilidade do ceviche permite que ele aceite vários tipos de peixe em sua receita, mas prefira sempre usar o linguado, o salmão branco ou a garoupa. Você pode também usar frutos do mar como o camarão e a lula, se desejar.

Não corte o peixe em cubos pequenos demais

O peixe na receita de ceviche é servido em cubos, que não devem ser nem pequenos e nem grandes demais. Por isso, tenha atenção na hora de cortá-los. Lembre-se também de deixar o peixe cortado em um recipiente gelado, para manter sua temperatura sempre baixa.

receita de ceviche - texto

Deixe a cebola menos ardida

Quando você acabar de cortar as fatias de cebola (preferencialmente a roxa) deixe tudo um pouco de molho em água gelada. Dessa maneira, ela ficará com o sabor mais suave e com menor sensação de ardência.

Sempre sirva um tipo de tubérculo na sua receita de ceviche

Um bom ceviche é preparado com peixe, frutos do mar, limão, alguns temperos e vegetais. Não se esqueça de adicionar nesse grupo de ingredientes um tipo de tubérculo, que ajuda a equilibrar os sabores da receita. Você pode optar por purês, chips ou até mesmo pedaços de batata doce, inhame ou mandioca.

Harmonize com a bebida certa

Um bom ceviche combina super bem com uma cerveja bem gelada. Mas, para quem não é fã desse tipo de bebida, o vinho branco e o espumante também são excelentes opções de harmonização.

Sirva sempre em porções individuais e gelado

Um ceviche quente não é um ceviche. Por isso, sempre tenha o cuidado em servi-lo bem geladinho para valorizar seus sabores. Prefira também sempre apresentá-lo em porções individuais, para ficar mais charmoso e para conseguir concentrar seus sabores e aromas.

receita de ceviche - texto 2

Você já tinha preparado uma receita de ceviche antes? Qual é a sua combinação de ingredientes favorita? Conte para a gente!