O ceviche é um prato típico da gastronomia Peruana. Ele tem feito muito sucesso em todo o mundo por conta de sua praticidade de preparo e sabor inconfundível. Nos dias quentes das cidades brasileiras, preparar uma receita de ceviche pode ser uma boa pedida para fazer uma refeição mais leve.
Mas você sabe como elaborar a receita perfeita desse prato? Separamos algumas dicas para você não errar na próxima tentativa!
1- Ingredientes simples e com flexibilidade de uso
O ceviche é uma receita que nasceu para ser prática, além de saborosa. Por isso, parar prepará-lo, o certo é investir em ingredientes simples e fáceis de encontrar no seu dia a dia. A combinação dos ingredientes também pode ser feita com muita flexibilidade, de acordo com a sua criatividade.
2- Os ingredientes devem estar sempre frescos
O ceviche é um prato feito com ingredientes crus. Por isso, tudo deve estar bem fresquinho para garantir o melhor sabor na hora de preparar a receita.
3- Escolha o peixe certo
A flexibilidade do ceviche permite que ele aceite vários tipos de peixe em sua receita, mas prefira sempre usar o linguado, o salmão branco ou a garoupa. Você pode também usar frutos do mar como o camarão e a lula, se desejar.
4- Não corte o peixe em cubos pequenos demais
O peixe na receita de ceviche é servido em cubos, que não devem ser nem pequenos e nem grandes demais. Por isso, tenha atenção na hora de cortá-los. Lembre-se também de deixar o peixe cortado em um recipiente gelado, para manter sua temperatura sempre baixa.
5- Deixe a cebola menos ardida
Quando você acabar de cortar as fatias de cebola (preferencialmente a roxa) deixe tudo um pouco de molho em água gelada. Dessa maneira, ela ficará com o sabor mais suave e com menor sensação de ardência.
6- Sempre sirva um tipo de tubérculo na sua receita de ceviche
Um bom ceviche é preparado com peixe, frutos do mar, limão, alguns temperos e vegetais. Não se esqueça de adicionar nesse grupo de ingredientes um tipo de tubérculo, que ajuda a equilibrar os sabores da receita. Você pode optar por purês, chips ou até mesmo pedaços de batata doce, inhame ou mandioca.
7- Harmonize com a bebida certa
Um bom ceviche combina super bem com uma cerveja bem gelada. Mas, para quem não é fã desse tipo de bebida, o vinho branco e o espumante também são excelentes opções de harmonização.
8- Sirva sempre em porções individuais e gelado
Um ceviche quente não é um ceviche. Por isso, sempre tenha o cuidado em servi-lo bem geladinho para valorizar seus sabores. Prefira também sempre apresentá-lo em porções individuais, para ficar mais charmoso e para conseguir concentrar seus sabores e aromas.
Você já tinha preparado uma receita de ceviche antes? Qual é a sua combinação de ingredientes favorita? Conte para a gente!
outubro 11, 2018
Parabéns pela receita pq tem muita gente fazendo ceviche de tudo que é jeito e errado.
o ruim é fazer coisas tão saborosas ficar ruim.
outubro 15, 2018
🙂
dezembro 2, 2018
Maravilha de dicas!! Acho muito interessante por crocância no ceviche.. Cai bem um punhado de nozes e servir com batata cozida (rodela 1 cm)
dezembro 3, 2018
Boa dica, Bruno! 🙂
março 5, 2019
Faço com Badejo, limão siciliano, cebola roxa e bastante coentro. Boas as dicas de acompanhamento e conservação.
março 6, 2019
Que delícia, João!
outubro 5, 2019
Faço o marinado com limão siciliano e tangerina ( ou laranja bahia) pra equilibrar a acidez. E sirvo com mandioca cozida. Prefiro usar linguado, salmão, camarão e lula, sendo que esses dois últimos cozinho por 3 minutos em água fervente.
outubro 7, 2019
Hmmm, deve ficar excelente, Cristiane! Obrigada por compartilhar sua receita com a gente 🙂
novembro 14, 2020
Nessa receita vcs esqueceram de um ingrediente essencial, fazer o leite de tigre, que é feito com o cozimento da cabeça do peixe, espinha, eu já coloquei tbm cascas e cabeça de camarão e dps coado.
Sem o leite de tigre não é um ceviche !
O robalo fica excelente !
Por falar em crocância, salsão e grãos de milho torrado fica perfeito
O salsão é invenção minha!
Fica a dica!
novembro 23, 2020
Obrigada pela dica, Eliane 🙂
novembro 25, 2020
Só de ler os comentários dá água na boca…
Fiz um ceviche de tilápia e para acompanhar fiz um purê de batata doce. Servi os dois juntos, ficou muito bom devido a mistura de sabores.
novembro 25, 2020
Uau, Simon! Deve ter ficado uma delícia 😛