Se você é de Campo Grande, provavelmente já ouviu falar nesse saboroso – e tradicional – prato. O Sobá, que tem sua procura aumentada nas épocas de frio, é uma refeição que não sai do cardápio de quem mora na capital do Mato Grosso do Sul.

Que tal conhecer um pouco mais sobre ele e aprender a fazer a sua versão?

sobá - texto

O que é Sobá?

Sobá é o nome dado a um tipo de macarrão oriental que é desenvolvido com farinha de trigo sarraceno. O prato, por sua vez, é uma mistura quente de sopa, macarrão e ingredientes.

No Brasil, ele chegou junto com imigrantes japoneses que vieram de Okinawa para o Mato Grosso do Sul, mas sofreu algumas adaptações em sua receita original para se tornar o que é hoje.

O Sobá é tão tradicional em Campo Grande que adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial em 2006, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por lá é possível encontrar diversas sobarias que são o sucesso dos bairros da cidade.

Qual a diferença do Sobá para o Lámen?

Se você já ouviu falar no Lámen, provavelmente está se perguntando qual a diferença entre esse prato e o Sobá. O principal ponto de diferença entre os dois é que no Lámen o macarrão é a estrela do prato. Todos os ingredientes são usados para que a massa ganhe sabor, consistência e cor.

No Sobá de Campo Grande, por sua vez, além da massa ser diferente da usada no Lámen, existe um equilíbrio entre a porção de ingredientes e o macarrão que são colocados na sopa (que tem base diferente do prato tradicional japonês).

sobá - texto 2

Como fazer um delicioso Sobá?

O Sobá tradicional é uma receita muito simples para você executar em casa, caso deseje testar essa maneira de saborear um prato quente. Você vai precisar de:

Modo de preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com um pouco de sal. Enquanto isso prepare o caldo base do sobá com meio litro de água, um tablete de caldo de carne (natural ou industrializado), hondashi, açúcar e molho shoyu (vá acrescentando e observando o sabor). Deixe ferver.

Prepare o filé mignon e a omelete. Fatie tudo em tiras.

Use um bowl para montar o prato. Coloque o caldo, mergulhe o macarrão nele e complete a montagem com as fatias de carne, omelete, gengibre e cebolinha. Saboreie quente!

Você que não é de Campo Grande já conhecia o Sobá? E você que já conhecia, tem uma receita favorita? Conta pra gente!