Preparar um hambúrguer macio, suculento e saboroso pode ser uma tarefa intrigante. Afinal, acertar (ou não) na escolha do corte de carne moído é o que vai determinar o sucesso da sua receita.

É importante saber, porém, que o primeiro passo para fazer um hambúrguer delicioso em casa é, preferencialmente, o emprego de dois cortes de carne fresca na receita.

O blend, ou seja, essa mistura de cortes do boi, é ideal que seja feito entre carnes magras, carnes com gordura e gordura (20%) – embora peças da mesma classificação também possam originar um bom hambúrguer. De qualquer forma, fazer combinações de sabores e texturas diferentes, mas complementares, é o que origina uma receita com personalidade única.

Quer descobrir quais são as melhores carnes para hambúrguer e surpreender seus convidados?

Acém

carnes para hambúrguer acém

O acém é um corte localizado na parte dianteira do boi, entre o pescoço e a costela (também chamada de ponta de agulha). Além de ser uma carne gorda e que harmoniza muito bem em blends, é uma das peças mais macias do animal.

Alcatra

carnes para hambúrguer alcatra

A alcatra é um dos cortes nobres do boi. Encontrada entre a coxa e o lombo do animal, no quarto traseiro, a carne magra se divide em maminha, miolo de alcatra (baby beef), picanha, tender steak e top sirloin. O caráter macio, saboroso e versátil do corte o torna uma das melhores carnes para hambúrguer.

Contrafilé

carnes para hambúrguer contrafilé

O contrafilé, ou filé do lombo, é o corte mais longo do boi. Situado na parte traseira, ao lado do filé mignon, ele também é uma das carnes nobres. Com uma camada de gordura espessa que o envolve, sua personalidade é saborosa e muito macia.

Coxão duro

carnes para hambúrguer coxão duro

O coxão duro, conhecido também como coxão de fora, chã de fora, entre outros nomes, é uma carne magra encontrada na parte traseira do boi. Localizada perto da picanha, a peça tem gordura na parte exterior, grande tamanho, e fibras firmes e longas.

Fraldinha

carnes para hambúrguer fraldinha

A fraldinha, também chamada de vazio ou aba de filé, é um corte localizado na lateral do boi. Ela é pequena, macia, saborosa e suculenta, e está na parte traseira do animal. Por ser feita de fibras, nervos e gordura do abdômen do animal, a peça é uma das carnes para hambúrguer preferidas para blends.

Maminha

carnes para hambúrguer maminha

A maminha é uma carne retirada da alcatra, que está localizada no quarto traseiro do boi. Igualmente magra, se caracteriza pelo sabor suave e textura macia e suculenta.

Patinho

carnes para hambúrguer patinho

O patinho é uma carne magra que está no quarto traseiro do boi. Encontrada entre a maminha e o coxão duro, tem pouca gordura, fibras macias e muito sabor. É um dos cortes mais escolhidos para o preparo do hambúrguer artesanal.

Peito

carnes para hambúrguer peito

O peito é uma das carnes para hambúrguer mais usadas em blends ou também individualmente. Envolto por uma camada de gordura, é uma carne gorda abaixo do pescoço que conta com grande quantidade de fibras e músculos.

Pescoço 

carnes para hambúrguer pescoço

O pescoço é a continuação do peito. Portanto, uma carne gorda. Com muitas fibras e músculos, ele também concentra bastante quantidade de gordura.

Você já conhecia as melhores carnes para hambúrguer? Sentiu falta de alguma que não está na lista? Confira também outros posts de hambúrguer que já publicamos aqui no Blog do Pão!