Você vai ao supermercado e, de longe, já avista o manjericão na seção das ervas. O principal tipo do ingrediente, aquele com aroma inconfundível, folhas serrilhadas e cor verde clara, geralmente é bastante utilizado no tempero de receitas. Mas será que você sabe como conservar manjericão fresco para manter suas características originais?

como conservar manjericão fresco intro

Manjericão: erva in natura

Segundo a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), o manjericão é um ingrediente de baixo valor calórico que é rico em minerais, vitaminas e compostos bioativos, ou seja, substâncias não essenciais para o organismo.

Talvez por isso, e também pelo fato de apresentar sabor e aroma bastante marcantes, ele é uma das ervas mais comumente usadas na finalização de diversos pratos, como saladas, molhos, pizzas, entre outros.

Porém, vale saber que o manjericão é um alimento com alto teor de água e que não se adapta bem ao calor. Portanto, é indicado o seu consumo fresco e in natura.

como conservar manjericão fresco macarrão

Conservar manjericão fresco é conservar suas qualidades

Por ser uma erva fresca, o manjericão precisa de alguns cuidados quando armazenado. Afinal, você não vai querer guardar suas folhas impecáveis e, quando for utilizá-las, descobrir que estão secas, escuras e praticamente sem sabor e aroma, né?

Além disso, é importante lembrar que cortar, picar ou moer o ingrediente e não utilizá-lo na hora também prejudica a sua qualidade, já que o contato do ar com o manjericão acaba ressecando suas folhas. Logo, tente sempre guardá-las inteiras.

Ter uma mini horta ou horta vertical na sua casa, por exemplo, pode diminuir o desperdício do alimento e aumentar sua economia no supermercado. De qualquer forma, tanto para o ingrediente caseiro, quanto para o comprado, o segredo é um só: investir no armazenamento apropriado.

como conservar manjericão fresco cortado

Aposte no congelamento do manjericão com azeite e sal

Sim! Unir manjericão fresco, azeite, sal e geladeira é uma das fórmulas de maior sucesso para preservar as características do ingrediente.

Primeiro, você deve separar as folhas de manjericão do talo, lavá-las com água fria com cuidado deixá-las secando em cima de um papel ou toalha. Não se esqueça de jogar o talo fora, ok?

Após esse processo, em um recipiente hermético ou com boa vedação, faça camadas com pitada de sal, manjericão e azeite, respectivamente nessa ordem.

Por fim, depois de todas as folhas de manjericão estarem cobertas com azeite, guarde o pote na geladeira e descongele apenas quando for usar (até três meses).

como conservar manjericão fresco azeite sal

Combine potes de vidro com boa vedação e geladeira

Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.

como conservar manjericão fresco pote

Faça molhos, patês ou pastas e congele

Sabe aquela receita deliciosa de molho ou patê que você prepara com manjericão? Basta lembrar de incluir um pouco de azeite nela, já que o líquido ajuda a conservar o ingrediente. Quando finalizar o processo, adicione mais azeite e transfira a mistura para um recipiente hermético ou de vidro com boa vedação, e congele no freezer por até cinco meses.

como conservar manjericão fresco pesto

Fuja da geladeira e invista em um vaso

Optar por utilizar um vaso também é uma boa ideia para conservar manjericão fresco. Apenas não se esqueça de que o ingrediente não gosta de calor, precisa de água e é melhor amigo da sombra, ok? Aqui, seu tempo de vida é de 15 dias.

como conservar manjericão fresco vaso

Você conhece outras formas de como conservar manjericão fresco? Já utilizou alguma dessas? Confira também outros posts que já fizemos aqui no Blog do Pão!