As ervas aromáticas são excelentes ingredientes para as suas receitas, pois valorizam o sabor e aroma dos alimentos, deixando-os mais atrativos na hora de servir.

De maneira geral, podemos dizer que as ervas são as folhas de plantas utilizadas na culinária, enquanto os outros temperos (as especiarias) são feitas a partir de raízes, cascas, sementes ou talo de outras plantas.

Todo mundo que adora se aventurar na cozinha precisa ter ervas aromáticas em casa. Que tal conhecer algumas que você não pode deixar de usar?

ervas aromáticas intro

Alecrim

O alecrim é uma erva aromática com origem na região do mediterrâneo, mas que conquistou os paladares ao redor do mundo. Suas folhas são finas e pontudas, lembrando uma versão menor das folhas de pinheiro, de coloração bem verde.

Pode ser cultivado o ano todo, desde que permaneça em local arejado e iluminação direta em uma parte do dia. Para incluir no dia a dia, basta escolher as folhas verdinhas e sem manchas.

Use o alecrim em:

ervas aromáticas - alecrim

Cebolinha

A cebolinha é uma planta que leva esse nome por ter uma aparência muito semelhante à da cebola. Seu bulbo, de onde nascem as folhas verdes e compridas que são usadas como ervas, é branco e redondo como a do vegetal.

Um dos tipos de ervas aromáticas mais populares na cozinha, pode ser usado em pratos, como também para dar mais sabor a manteigas e patês.

Pode ser cultivada durante todo o ano, desde que em solo bastante fértil e com frequente contato com a luz solar.

Use a cebolinha em:

ervas aromáticas - cebolinha

Coentro

O coentro é uma erva de aroma e sabor muito característicos, que nem sempre agradam a todos os tipos de paladar. Muito tradicional na culinária indiana, peruana, mexicana e tailandesa, aqui no Brasil o coentro é geralmente utilizado em pratos do nordeste.

Fácil de cultivar em qualquer época do ano, o coentro tem um sabor picante que, para muitos, faz a diferença em pratos clássicos como uma boa moqueca, ceviche ou guacamole.

Use o coentro em:

ervas aromáticas - coentro

Hortelã

A hortelã (que também pode ser chamada de menta) é uma das ervas aromáticas bastante saborosa. Ela é também poderosa para a saúde do sistema digestivo do corpo humano. Muito popular na América do Norte, Ásia e Oceania, a planta também é popular em outras regiões do mundo.

Suas características medicinais são muito valorizadas, visto que o consumo de hortelã pode ajudar a tratar má digestão, vômitos, náusea e também oferecer efeitos calmantes. Mas, além do poder medicinal, a erva também traz sabores e aromas únicos para a culinária. Ela é refrescante, cítrica e muito peculiar.

Use a hortelã para:

  • Combinar com carne de cordeiro;
  • Fazer deliciosos chás;
  • Preparo de sucos.

ervas aromáticas - hortelã

Manjericão

Erva tradicionalmente associada à culinária italiana, o manjericão é uma das plantas mais procuradas para utilizar em diferentes composições de pratos. Seu aroma e sabor são perfumados, marcantes e muito versáteis, permitindo que essa erva seja usada em vários tipos de receitas.

É possível encontrar vários tipos de manjericão para cultivar: roxo, doce, miúdo, limão e tailandês. Todos eles devem ser usados frescos na preparação dos pratos, para que seu sabor e aroma sejam valorizados.

O manjericão pode ser cultivado o ano todo, desde que permaneça em local seco e longe da luz direta. Dê preferência para os ramos sem flores, que vão deixar o sabor e o aroma mais concentrados nas folhas.

Use o manjericão em:

ervas aromáticas - manjericão

Orégano

O orégano é uma erva popular e fácil de cultivar em casa por todo o ano. Com folhas aromáticas – que permanecem com suas características mesmo desidratadas –, ele também conta com características antioxidantes que são valorizadas pela medicina alternativa.

Seu sabor é fácil de identificar, assim como seu aroma, que é perfeito para complementar diferentes tipos de pratos salgados.

Use o orégano em:

  • Frangos;
  • Massas;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Pizzas;
  • Saladas.

ervas aromáticas - orégano

Salsinha

A salsinha é uma das ervas aromáticas mais conhecidas e utilizadas no mundo. Pode ser encontrada de duas maneiras, lisa e crespa, e conta com aroma e sabor característicos. Suas folhas são verdes e bem vistosas, que podem ser cultivadas por todo o ano.

Idealmente, a salsinha deve ser utilizada fresca e logo após a colheita para que seu sabor seja aproveitado no preparo. Ela é adicionada aos pratos bem no final da receita, para não perder suas características.

Use a salsinha em:

ervas aromáticas - salsa

Tomilho

O tomilho é uma erva aromática muito utilizada na culinária, mas também na medicina alternativa. Nativa da região do mediterrâneo, ele é usado em receitas e pratos dessa região, embora hoje seja extremamente popular em todo o mundo.

Seu sabor discreto e seco – e por isso pouco aromático – permite que essa seja uma erva básica para ser ter na cozinha e bastante versátil para usar em todos os tipos de receita.

Use o tomilho em:

  • Carnes grelhadas;
  • Carnes marinadas;
  • Feijão;
  • Molho de tomate;
  • Pratos com queijo e tomate.

ervas aromáticas - tomilho

Quais dessas ervas aromáticas você usa em casa para dar mais sabor e diferentes características para os seus pratos? Confira também nosso post sobre como fazer um jardim vertical com temperos e as dicas de alimentação saudável que já publicamos aqui no Blog do Pão!