Você também faz parte do time daqueles que adoram um queijinho a qualquer hora? Seja como protagonista ou coadjuvante das refeições, o alimento é conhecido por apresentar tipos com texturas e sabores variados. Mas e o queijo artesanal, você conhece ou sabe por que tem essa classificação? Descubra a seguir!

queijos artesanais fabricação

Minas Gerais: a capital do queijo no país

Não é segredo para ninguém que países como a França e a Itália, por exemplo, têm grande destaque quando o assunto é o alimento originado a partir da coagulação do leite. Entretanto, especialmente pela atuação dos mineiros, que lideram a produção nacional de queijos com 25%, o Brasil tem sido presença cada vez mais frequente nessa lista.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), ocupamos a quinta posição entre os maiores países produtores desse alimento do mundo, atrás dos Estados Unidos, Alemanha, França e Itália.

Com o passar dos anos, porém, os queijos artesanais nacionais começaram a ganhar espaço no país e, tanto a fabricação do ingrediente, quanto a busca por ele, aumentaram significativamente. Segundo dados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), atualmente existem 170 mil produtores artesanais no país.

queijos artesanais manual

O padrão de produção de queijos artesanais

A definição para queijos artesanais pode ser controversa, já que pode existir quem pré-determine como algo sendo sempre produzido em pequena escala, ou via métodos 100% tradicionais, ou ainda com determinado tipo de leite, ou também com matéria-prima familiar, entre outros fatores.

Mas ainda de acordo com o MAPA, e após uma alteração na classificação inicial que datava de 1950, queijos artesanais só podem ser nomeados dessa forma a partir de uma produção que:

  • Utilize métodos tradicionais;
  • Crie vínculos e valorização do território, região ou cultura;
  • Siga normas específicas e determinadas para cada tipo e variedade;
  • Adote boas práticas agropecuárias e de fabricação;
  • Conte com leite da própria fazenda ou de fazendas próximas.

queijos artesanais produção

Um alimento único e com personalidades distintas

Com a grande quantidade de produtores artesanais no país, consequentemente, existe uma vasta variedade de queijos artesanais com aromas, sabores e texturas diferentes.

Personalidades predominantemente intensas, caráteres mais suaves, traços organolépticos que remetem a, por exemplo, carvalho, defumado, especiarias ou frutas… essas são apenas algumas das diversas características que você pode encontrar ao experimentar esse alimento complexo, delicioso e surpreendente.

queijos artesanais tipos

Você já experimentou queijos artesanais? Prefere consumir esse tipo ou os industrializados? Confira também nosso post sobre os diferentes tipos de queijo do mercado que publicamos aqui no Blog do Pão!