Introdução
O bacalhau com natas é uma clássica receita portuguesa, muito apreciada em todo o país por dar cremosidade e ainda mais sabor a um peixe que, para muitos, é difícil de preparar e saborear.
A mistura do bacalhau com batatas e creme torna esse prato uma excelente opção para qualquer refeição do dia (em especial em festividades como o Natal e o final de ano).
Bebida do cozinheiro
Para começar o preparo do bacalhau com natas, que tal se refrescar com uma taça de vinho verde branco? Assim você já entra no clima de Portugal!
Playlist do cozinheiro
Ingredientes
- 400g de bacalhau;
- 500g batata;
- 125 mL de azeite de oliva;
- 40g manteiga;
- 40g farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de noz-moscada;
- 250mL de leite semidesnatado;
- 250mL de creme de leite fresco;
- 3 dentes de alho picados;
- 2 cebolas;
- 100g de queijo mussarela ralado;
- Pimenta do reino e gotas de suco de limão a gosto.
Modo de preparo
Comece o preparo da receita pré-aquecendo o forno em temperatura de 220°C. Enquanto isso pegue as batatas, higienize bem, mantenha a casca e fatie tudo em rodelas. Leve-as para fritar no azeite e reserve.
Coloque o bacalhau em uma panela e cubra com água até a peça ficar toda submersa. Leve para cozinhar em fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Retire o bacalhau da água e reserve cerca de 200mL do conteúdo usado para cozinhar. Deixe o peixe esfriar e, em seguida, tire as espinhas, pele e desfie tudo em lascas.
Em uma outra panela, coloque a manteiga e deixe derreter. Ainda no fogo, adicione a farinha e mexa bem, de maneira contínua. Vá adicionando aos poucos os 200mL de água que você reservou, o leite e o creme de leite, mexendo sempre. Quando o conteúdo começar a ferver, adicione sal, pimenta, noz moscada e o suco de limão. Deixe cozinhar mais um pouco e reserve.
Separe outra panela e coloque 100mL de azeite, leve as cebolas, alho e o louro para refogar. Adicione o bacalhau e deixe refogar mais um pouco. Adicione em seguida as batatas e misture bem. Coloque 2/3 do molho de creme que você preparou e misture. Reserve.
Pegue um refratário ou tabuleiro que possa ir ao forno, unte com azeite e espalhe bem o conteúdo que você preparou com o bacalhau. Cubra com o resto do molho de creme e finalize com queijo ralado por cima. Leve para gratinar no forno entre 15 e 20 minutos.
Harmonização
O bacalhau com natas é um clássico que combina com qualquer vinho tinto português. Procure por bons Alentejanos ou da região do Douro.
–
Confira outras receitas que já publicamos aqui no Blog do Pão!
dezembro 14, 2018
Por favor se tiver receita de bacalhau ao forno eu quero é bacalhoada também.
dezembro 17, 2018
Antonina, tudo bem? Você encontra todas as nossas receitas de bacalhau aqui: http://content.paodeacucar.com/tags/bacalhau
dezembro 20, 2018
Obrigada pelas receitas. Vou preparar o bacalhau com natas um pouco diferente: vou descascar as batatas, fatia-las e jogar em água fervente por 3 minutos. Escorro-as e as levo ao forno, com azeite extravirgem até dorarem. O resto farei como na receita, trocando a farinha de trigo por amigo de milho pois não como glúten.
janeiro 4, 2019
Ótima maneira de preparar também, Elizabeth! 🙂
maio 5, 2019
Gostei muito da receita, vou experimentar, fã de bacalhau como sou, logo logo.