Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: Rende 2 porções

Introdução

O Fettuccine Alfredo é um dos pratos Italianos mais conhecidos. Criado em Roma por Alfredo Di Lelio, ganhou o mundo com a combinação perfeita entre manteiga, queijo e massa grano duro, receita que agrada ao paladar de todos.

Trouxemos uma variação saborosa, prática e deliciosa, usando o creme de leite como base e o corte de massa Penne Rigate Barilla! Digna de um Master of Pasta! Buon Appetito!

Bebida do cozinheiro 

Para preparar essa massa prática e rápida, que tal um golinho de Grappa?

Playlist para cozinhar 

Ingredientes

  • 200g de Macarrão penne Barilla
  • 200g de Creme de leite
  • 50g de Queijo parmesão ralado
  • 14,5g de Sal
  • 2g de Sal rosa do Himalaia
  • 1g de Pimenta preta moída
  • 1g de Sálvia seca

Modo de preparo

Passo 1

penne alfredo passo 1

Comece enchendo uma panela grande com 2 L de água e coloque em fogo alto para ferver.

DICA: Não é necessário usar óleo ou azeite. Com uma massa de qualidade como a Grano Duro Barilla e bastante água, a massa não gruda.

Enquanto a água ferve, corte a sálvia com uma faca até deixá-la bem picadinha e misture 1/3 dela com o sal rosa, reservando para o final da preparação. Separe o restante da sálvia para usar no molho em outro passo.

Passo 2

penne alfredo passo 2

Quando a água estiver fervendo, adicione todos os sachês de sal refinado e Grano Duro Barilla, mexendo nos primeiros minutos com uma colher, para que a massa fique soltinha.

Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem – 11 minutos – lembrando que nos últimos 2 minutos você vai finalizar o cozimento da massa direto na frigideria com o molho preparado.

Passo 3

penne alfredo passo 3

Agora vamos ao preparo do molho: em uma frigideira grande adicione todo o creme de leite e a pimenta moída à gosto. Deixe aquecer em fogo médio, misturando por 3 minutos. Desligue e reserve.

Passo 4

penne alfredo passo 4

É importante não descartar a água do cozimento da massa. Faltando apenas 2 minutos, utilize uma escumadeira ou peneira para transferir a massa para a frigideira do molho. Adicione 1 concha da água do cozimento e misture, terminando o cozimento do penne em fogo médio pelo tempo restante.

DICA: não é necessário lavar a massa antes de juntá-la ao molho. Isso a mantém quente, preserva o amido presente nela, o que ajuda o molho a aderir melhor à massa. Acrescente o restante da sálvia reservada do passo 1, o queijo ralado e misture vigorosamente, até que o queijo derreta e o molho esteja cremoso. Se você achar o molho muito espesso, acrescente mais um pouco da água do cozimento e misture bem. Desligue o fogo e vamos servir.

Passo 5

penne alfredo passo 5

Sirva o Penne Alfredo em um prato preferencialmente fundo. Finalize salpicando a mistura do sal rosa do himalaia com a sálvia feita no passo 1 por cima, de acordo com seu paladar também. Agora é só se deliciar e buon appetito!

Harmonização do prato

Toda boa massa harmoniza muito bem com uma taça de vinho. Que tal aprender a combinar essas duas delícias com as dicas que preparamos nesse post?