Uma das combinações mais tradicionais de comidas e bebidas que existe no mundo é a de vinho com pratos de massa. Não por acaso, a terra das massas – a Itália – é também um dos lugares que mais consome essa bebida que tanto amamos.

É claro que você pode combinar sua massa com o vinho que quiser, porém, uma harmonização bem feita pode fazer a diferença na hora de saborear esses pratos. Que tal aprender a combinar as suas receitas com os vinhos certos?

Molhos de tomate + Vinhos tintos italianos

harmonização de vinhos e massa - tomate

O molho de tomate é o mais tradicional para se acompanhar um prato de massa. Essa receita, tradicionalmente italiana, combina muito bem com vinhos tintos produzidos na região, como os Chianti, Primitivo e Brunello di Montalcino.

Por isso, para massas com molho de tomate a regra é simples para não errar: basta escolher vinhos tintos italianos para mandar bem na harmonização (mas não se sinta inibido caso queira optar por outros vinhos tintos!).

Molhos com carne + Vinhos tintos mais marcantes

harmonização de vinhos e massa - carne

Os molhos feitos com carne – como o clássico bolonhesa e outros preparados com pedaços maiores de carne vermelha – ficam perfeitos com vinhos tintos mais marcantes. Como a carne dá um toque diferente ao molho (seja ele de tomate ou com outra base), os tintos elaborados ajudam acompanhar esse sabor.

Uma pedida certa para não errar são os vinhos preparados com Cabernet Sauvignon, entretanto, não tenha medo de arriscar com outras uvas como a Carmenère e o Malbec.

Molhos brancos + Vinhos brancos ou tintos delicados

harmonização de vinhos e massa - queijo

As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.

Para quem não é muito fã de vinhos brancos, uma boa opção para acompanhar esses pratos são os tintos leves, como os feitos com uvas Pinot Noir.

Molhos com frutos do mar + Vinhos brancos e rosés

harmonização de vinhos e massa - frutos do mar

Massas preparadas com frutos do mar e peixes também têm vinhos ideais para acompanha-las. Os brancos e rosés são perfeitos para acompanhar a delicadeza desses sabores, sem comprometê-los ou ofuscá-los.

Molho pesto + Vinhos brancos leves e frescos

harmonização de vinhos e massa - pesto

É fã de molho pesto? Para poder acompanhar essa receita com sabores tão característicos, nada melhores que vinhos brancos leves e frescos, que equilibram a experiência com o óleo e o queijo que compõem a receita.

Opte por opções preparadas com a uva Sauvignon Blanc, que são mais delicados e discretos do que os brancos preparados com a Chardonnay.

Quais desses molhos você vai preparar hoje para sua massa? Gostou das sugestões de harmonização de vinho que apresentamos? Vai preparar outro tipo de prato? Confira como combinar seu vinho com outros estilos de alimentos!