Os vinhos italianos são representados por vários nomes clássicos e que sempre remetem a um bom exemplar de bebida que chega à sua mesa. Chianti, Primitivo, Barolo, Dolcetto, Prosecco, Lambrusco são apenas alguns dos nomes que você vai ouvir falar quando o assunto for vinho da Itália.

Um dos mais nobres vinhos do mundo também é produzido nesse país: o Brunello di Montalcino. Já ouviu falar sobre ele?

brunello di montalcino - texto 2

Brunello di Montalcino: Um verdadeiro ícone do mundo dos vinhos

Falar do Brunello di Montalcino é uma verdadeira honra para qualquer apaixonado por vinhos – sejam eles italianos ou não. Essa é uma bebida que muitos chamam de uma verdadeira obra prima da região da Toscana.

Produzido com 100% de uvas Sangiovese Grosso (uma Sangiovese desenvolvida especialmente para produzir vinhos de qualidade), esse foi o primeiro vinho da Itália a receber a certificação de Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG). Esse certificado garante que o vinho é produzido com rigor para garantir sua qualidade.

O nome Brunello, inclusive, só pode ser utilizado em vinhos produzidos nessa parte da Itália com a Sangiovese Grosso.

Principais características da uva e região produtora

A Sangiovese Grosso, foi desenvolvida para se adaptar perfeitamente ao clima e características da região de Montalcino. Ela tem formato de folha e bagos diferentes da Sangiovese tradicional, além de uma casca mais grossa que garante maior presença de tanino e cor na bebida que produz.

Montalcino, por sua vez, conta com chuvas escassas e que se concentram apenas nas estações da primavera e outono. Seu solo é bastante argiloso e rico em calcário – características perfeitas para uma bebida estruturada, elegante e mineral.

brunello di montalcino - texto

O que esperar de um Brunello di Montalcino

O Brunello di Montalcino é um vinho que passa por pelo menos dois anos em contato com barris de madeira e que só chega ao mercado com no mínimo 5 anos de colheita. Os Reservas, portanto, tem um tempo mínimo de 6 anos de colheita para começar a circular.

Ele também é um vinho com um grande potencial de guarda, podendo aguardar até 30 anos para ser saboreado.

Ao saboreá-lo, você vai perceber uma bebida encorpada e complexa, porém equilibrada e muito elegante. Seus aromas têm notas de baunilha, pimenta preta, frutas secas e carvalho (por conta de seu tempo em barris de carvalho). Na taça é possível perceber um vinho vermelho rubi intenso, de acordo com suas principais características organolépticas.

Lembre-se, entretanto, de deixá-lo em um decanter por pelo menos uma horinha logo após abrir. Assim poderá aproveitar melhor seu aroma e sabor.

Harmonize com os pratos certos

Um vinho elegante precisa de acompanhamentos igualmente marcantes e que ressaltem seus principais pontos positivos. O Brunello do Montalcino é perfeito para harmonizar com carnes vermelhas, preferindo sempre as de caça, que são mais complexas e exóticas.

Queijos também são boas opções de harmonização: opte por alternativas como o Grana Padano, Pecorino e Parmigiano Reggiano.

Você conhecia esse clássico vinho Italiano? Conte para a gente um pouco sobre suas impressões!